TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de pessoas

Por:   •  5/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR - AESPI

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Idalberto Chiavenato

TÍTULO DA RESENHA

Teresina/PI

Maio/2015

Tatiane Oliveira

Maele Gomes

TÍTULO DA RESENHA

Resenha apresentada para a disciplina Comportamento Humano nas Organizações, no Curso de Bacharelado em Administração de Empresas, Associação de Ensino Superior - AESPI.

Prof. Esp. Adm. Gustavo Henrique. M. Avelino

Teresina/PI

Maio/2015

CHIAVENATO, Idalberto. Visão Estratégica. In: Revista Brasileira de Administração (RBA), Brasília, v.19, n.104, p.10-14, jul/set. 1997.

Tatiane de Sousa Oliveira

Maele Maciel Gomes

O texto de Idalberto Chiavenato “Visão Estratégica” está relacionado a sua forma de visão sobre o sucesso de uma corporação, pois suas experiências e formações, referentes á área de administração lhe proporcionaram vivências e atitudes para realizar e desenvolver seus trabalhos com um alto grau de sucesso na administração. Em sua entrevista com a RBA, Chiavenato defende sua visão na qual as empresas devem priorizar as pessoas e o administrador deve ser um grande estrategista.  

No tópico referente às crises que as empresas enfrentam devido as intensas mudanças e desequilíbrios econômicos, Chiavenato fala a respeito da grande importância que advêm de ter jogo de cintura na hora de saber lidar com tais problemas  mas somente jogo de cintura não é tudo, é preciso ter uma visão sistemática da empresa e das dificuldades externas que afetam o bom funcionamento da gestão, para que a partir desse ponto possa de maneira adequada elaborar um planejamento estratégico para minimizar  impactos negativos na produtividade da organização.

Idalberto Chiavenato contém vários trabalhos na área de RH, e com isso diz que o segredo pra manter colaboradores bons e satisfeitos é saber que as pessoas precisam receber algo em troca, como retorno de seus investimentos pessoais ou coletivos na atividade organizacional. Chiavenato também é graduado em Filosofia e Pedagogia e disse que isto o ensinou muitas coisas na vida, dando a ele uma visão mais dinâmica do mundo e uma maior facilidade de comunicação e didática.

Quando questionado sobre a situação política do país, Chiavenato responde que só se pode lamentar profundamente, perante o que ocorre no Brasil não se pode chamar de administrar, e ainda ressalta que tudo isso (projetos paupérrimos, monitoramento precário, falta de controles e de métricas, perdas e custos, etc) é um total descaso com os contribuintes que pagam impostos altíssimos sem o menor retorno.

Diante do que foi apresentado por Chiavenato, pode-se dizer que a melhor maneira para se tornar um administrador de sucesso  é desenvolver competências técnicas e comportamentais partindo para a visão estratégica onde as pessoas são tratadas de maneira a manter uma boa satisfação com a empresa, garantindo assim que elas possam encantar e reter os clientes, desenvolvendo  uma relação de ganho para ambas as partes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com