TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Marketing  

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão Estratégica de Marketing  

Acadêmicos: Christian Bez, Daniel Neto, Lorena Oliveira e Weliton Sodré Farias

Prof. Orientador: Reynaldo C Garcia

Faculdade Faipe

Curso de MBA em Gestão de Negócios da Saúde – Trabalho de Pós-Graduação

30/11/2018

 

ESTUDO DE CASO E DISCUSSÃO  

1. Se você fosse o gestor da empresa, qual a estratégia de crescimento adotaria para o Laboratório Femme?

Na busca por uma Administração cada vez mais produtiva, é recomendável que nós gestores, sejamos ágeis para identificar as movimentações que acontecem no mercado.

Acreditamos que uma das estratégias mais relevante, será de identificar quais são os exames que produzem maior volume para a unidade, assim, a melhor estratégia é investir em equipamentos, na medida certa e com a tecnologia mais adequada. Com esse investimento em mãos, partir para o marketing agressivo, tais como, “não basta ser rosa, tem que se engajar”, focando no seu público alvo, que são as mulheres, e “chamar a atenção” o marketing, nos detalhes que envolvem o laboratório.

2. Quais são os desafios que o Femme enfrentará após a decisão do laboratório Salomão & Zoppi (principal concorrente) em abrir novas unidades e focar em ações diferenciadas para as mulheres?

Existe, em algumas empresas, o estereótipo que associa concorrentes a inimigos. Na atual conjuntura do mercado, essa visão prejudica as organizações, que ignoram a possibilidade de estabelecer uma política de bom relacionamento com os concorrentes, fato que, em tempos de crise econômica, pode ser uma ótima estratégia. Conhecê-los permite aproveitar as oportunidades que o mercado oferece, preparar a empresa para as possíveis ameaças e, principalmente, inovar em seus serviços e produtos, uma vez que só é possível se diferenciar de algo de que se tem conhecimento. Atualmente não somente os laboratórios enfrentam a concorrência acirrada, e sim, a maioria das áreas de comercialização, principalmente em prestação de serviço. Existe um desafio

exorbitante em manter a qualidade do serviço e desenvolver tecnologicamente quando se trata de um consumidor mais exigente e que procura “preço”. O laboratório Femme tem o objetivo de atingir esse público de uma forma que específica, entretanto, seu concorrente disponibiliza um leque de produtos/serviços diferenciados ao consumidor da sua região. Portanto, o grande desafio é sem dúvida, expandir esse nicho de serviço e manter sua qualidade, quando focada em um público somente.

3. Discuta sobre a importância de ter um posicionamento em uma empresa do setor laboratorial e quais as possibilidades de posicionamento que seriam interessantes para os concorrentes.

O posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Em termos práticos, o posicionamento pode ser obtido a partir da fórmula: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento. Logo, a análise do posicionamento é indispensável para avaliar o destaque da imagem da empresa. A importância do posicionamento só é boa se tiver qualidade de serviço/produto com consistência, assim conquistando uma referência de trabalho na sociedade perante aos outros concorrentes. Contudo, essas possibilidades de posicionamento para outros concorrentes, quer dizer procurar melhorar a qualidade de atendimento e reduzir o preço dos produtos/serviços para a população, fazendo com que todas as empresas continuem a melhorar a eficiência de agilidade e qualidade dos serviços. O posicionamento de mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (160.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com