TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Desempenho

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO DE DESEMPENHO

        A gestão de desempenho é importante para as empresas, pode acarretar no desempenho de uma organização, ou seja esta ligado a tudo dentro de uma organização. 

 

Gestão do desempenho empresarial ou Gestão da Performance (em inglês, Business Performance Management ou Corporate performance management)  inclui atividades que garantam que os objetivos estejam constantemente sendo atendidos de forma eficaz e eficiente. A gestão de desempenho pode incidir sobre o desempenho de uma organização, de um departamento, de um funcionário ou até mesmo de processos para construir um produto ou serviço, bem como em muitas outras áreas. (Gestão do desempenho empresarial. Disponivel em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_do_desempenho_empresarial>. Acesso em: 29 set 2015.)

Saber identificar o potencial de cada um é uma tarefa bem difícil, às vezes é necessária à utilização de ferramentas, que possam auxiliar nesta tarefa.

O modelo de gestão de desempenho pode nos ajudar ver como realmente as equipes estão se saindo em suas funções e também como cada um desenvolve suas tarefas.

Temos hoje exemplos de grandes empresas até mesmo no Brasil que utilizam essa ferramenta, podemos utilizar a bem conhecida Natura, empresa de cosméticos que tem como tema a sutentabilidade, quanto falamos na empresa é fácil lembrar, desde seu nome até a embalagem dos produtos está tudo direcionado ao seu tema principal.

São Paulo - Há três anos, quando a Natura decidiu incluir a sustentabilidade entre os seus indicadores de desempenho, foi considerada arrojada e inovadora pelos especialistas em gestão de pessoas. Afinal, tinha conseguido incluir um valor da empresa na ferramenta mais importante de avaliação. E o modelo foi um sucesso até o ano passado. (Gestão de desempenho não é rotular funcionários. Disponivel em: <http://exame.abril.com.br/revista-voce-rh/edicoes/23/noticias/gestao-de-desempenho>. Acesso em: 28 set 2015.)

Além de verificar o seu desempenho, essa ferramenta pode ser utilizada na gestão por competentencia, medindo o desempenho individual de cada um, podemos também criar metas, planos de carreira e outras formas de recompensar o esforço dos funcionários individualmente, dos getores e das equipes.

Esta ferramenta traz muitos beneficios, mas os gestores tendem a não gostar de aplica-la, segundo Segundo Susan M. Heathfield, consultora americana e especialista em gestão de pessoas, o uso da ferramenta é a prática de RH mais criticada pelos funcionários e a qual muitos gestores não gostam de aplicar.

Talvez, o fato do “desgosto” de alguns por esta ferramenta, é que os resultados para a empresa normalmente são positivos, mas não mostra somente o lado positivo de seus processos, aponta também suas falhas, mostra quem realmente esta sendo parte importanto nesse processo.

É imprecindivel que todos estejam trabalhando de acordo com os procedimentos e cultura impostos pela empresa, e em alguns casos pode ser necessário a demissão caso o desempenho do funcionário não vá de encontro com estas premissas.

O primeiro passo deve ser tomado com paciencia, pois a implantação de um projeto como este leva tempo para ser finalizada. No inicio, provavelmente muitos irão se opor, e os resultados não aparecerão de prontidão. Os processos, tem de sofrer as mudanças gradativamente, para que todos possam se adaptar, e na medida em que for sendo conhecido e aplicado por todos, os resultados começarão a aparecer etapa por etapa. Essa missão pertence aos gestores, que devem conhecer a ferramenta antes de aplica-la, e que mostre a sua equipe que só trará benefício a todos.

Mas, visto que os lados negativos, ainda não superam os positivos, alguns cortes e tarefas nem tanto “agrádeveis” de se fazer trazem bons resultados, tanto para a empresa que vê seu retorno principalmente na economia quanto para as equipes, que podem trabalhar com pessoas na mesma sintonia, com os mesmos objetivos e metas. Gerando crescimento profissional aos colaboradores e fazendo com que a empresa cresça no mercado.

ESTUDO DE CASO

Empresa: Quatenus Rastreamento Ingeligente

Endereço: Rua Blumenau, 1321 – Bairro: América – Joinville/SC.

Ramo de atuação: Prestação de serviços.

Porte: Pequeno

Missão: É desenhar e fornecer Sistemas e Serviços de geolocalização. Inteligentes que reforcem a inovação, a competitividade e a capacidade de gestão e de controle dos recursos/ativos dos nossos clientes.

Visão: É ser no Brasil, referência no fornecimento de sistemas e serviços de geolocalização Inteligente e telemetria para empresas e particulares.

Valores: Temos como valores o compromisso, a confiança, a credibilidade, a competência e a competitividade.

Produtos comercializados: Serviços de monitoramento, rastreamento, gestão de frotas e

equipes.

Público alvo: Pessoa fisíca e jurídica em geral

Número de funcionários: 45

Setor de Recursos Humanos: A empresa possui um setor direcionado a  esta função, com uma analista. Entre suas funções está o gerenciamento do regulamento interno entre os funcionários, controle de folha ponto, entre as demais funções do setor.

DESCRIÇÃO DE CARGOS – QUATENUS RASTREAMENTO INTELIGENTE

[pic 1]

BANCO DE TALENTOS

Podemos verificar que para identificar o banco de talentos e essencial identificarmos o potencial de cada um, segundo Rute Nazar ‘’Potencial é a qualidade de um corpo ou de um sistema qualquer, de estar pronto para entrar em ação. É a capacidade de vir a desempenhar determinada complexidade de função num determinado momento do tempo ‘’ isso é fundamental, pois dessa forma conseguimos identificar a capacidade de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com