TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Nas Empresas

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da Gestão de Pessoas nas empresas, do relacionamento entre pessoas pelo sucesso da organização. Vamos mostrar como faz muita diferencia a forma como a modernização esta causando no meio do relacionamento entre pessoas, vai esclarecer porque o treinamento é importante, as mudanças na forma de pessoas comandarem pessoas, o trabalho vai também abordar sobre tempos modernos a época da revolução industrial, os surgimentos das maquinas, mostrar uma reflexão sobre o filme tempos moderna. E como o trabalho é voltado para o departamento de recursos humanos, teremos um questionário diretivo aplicado ao Gestor, com objetivo saber, como um líder se comporta sobre as exigências do departamento de recursos humanos.

Os novos desafios da Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas é uma área que vem adaptando e agregando responsabilidades para que a empresa seja conduzida da melhor forma possível, tendo como objetivos organizar, alcançar e realizar sua missão, alcançando chegar ao resultado final com maior ênfase e eficaz, estar sempre motivando e treinando todos os integrantes da organização, desenvolvendo a auto- satisfação, qualidade, políticas, ética comportamental e social, além de saber lidar e promover mudanças quando necessário.

Nos tempos modernos, a Gestão de Pessoas tem o processo de agregar pessoas “seleção”, aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas com treinamentos, além de ter uma comunicação irá motivá-las para um produto, serviços competitivos e de alta qualidade, satisfazendo e buscando resultados para ambas as partes. Esses padrões descrevem a descentralização do RH, suprindo as necessidades da empresas, como tudo existe os prós e contras para órgão de RH, por esse motivo deve analisar cada empresa e aplicar a Gestão centralização ou descentralização a que for mais bem adequada para melhores resultados.

Filme Tempos Modernos e Contexto histórico do filme Tempos Moderno.

O filme Tempos Modernos, se baseia na época da Revolução Industrial que mostra que naqueles tempos, o trabalhador era quase um escravo, no filme o personagem Chaplin trabalhava em uma fabrica apertando parafusos, que era uma atividade repetitiva, causando assim seu estresse.

Com o passar dos tempos surgiram as máquinas operacionais para diminuir perdas na produção e aumentando a produtividade, deixando de lado os desgastes desnecessários dos trabalhadores.

O filme nos fez refletir sobre a realidade da época, em que os trabalhadores eram vistos como máquinas, que na época o trabalho era muito braçal, mas que com o passar dos tempos foi melhorando com a chegada das máquinas.

Prefeitura Municipal de Taubaté

A prefeitura de Taubaté atua em prol de planejamentos, de elaboração de projetos, para melhorar o atendimento público, controla as políticas setoriais, visando o desenvolvimento, garantindo os direitos dos cidadãos, e suas ações são voltadas para emprego e renda, habitação, assistência social, presa em contribuir para o crescimento de Taubaté por meio de política social. Com a prefeitura existem departamentos para melhor executar suas tarefas como o departamento de Secretaria de Administração e Finanças que aloca os recursos administrativos, materiais e humanos, captação e aplicação de recursos financeiros da administração pública. Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social que atende a comunidade que necessita de apoio com o convívio familiar, acolhem e orientam os munícipios, de acordo com suas particularidades e necessidades. Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, responsável pela a política de desenvolvimento econômico, cuida do crescimento sustentável onde escabecem melhor condição de compras e representa mais emprego. Secretaria de Educação, que desenvolvem projetos durante o ano letivo voltado para o meio ambiente, educação, turismo, cultura, saúde, trânsito, cidadania e outros. Secretaria de Esporte e Lazer, define o esporte junto as comunidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas, Desenvolve diversos programas que são viabilizados durante o ano, cumprindo um cronograma de atividades. Gabinete, onde o executivo Municipal eleito pelo povo Representa o município em três situações: administrativas, relações jurídicas e políticas. Secretaria de Governo e Relações Institucionais, que da apoio e acesoaria ao prefeito seja no relacionamento com o município ou contato com demais poderes e autoridade.

Agregando Pessoas. Aplicando Pessoas

Questionário diretivo aplicado ao Gestor a fim de aplicar qual o modelo de Gestão que é utilizado na organização, desde a forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores.

Agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter, monitorar

Recrutamento e seleção

1. Os recrutamentos são feitos internos, externos ou mistos? De que forma são divulgadas as vagas disponíveis

O recrutamento é feito apenas externo. São divulgadas pelo site oficial da prefeitura, pelo diário do estado, diário de Taubaté e quando o concurso é terceirizado é realizado pela empresa contratada, atualmente a empresa Publiconsult.

2. Quais são os métodos utilizados para identificar o perfil adequado para a vaga disponível?

O candidato que se enquadra no perfil da vaga e se candidata, é aplicada uma avaliação para testar seus conhecimentos específicos, devido ao seu desempenho o candidato é convidado a tomar posse da vaga.

3. Como é feita a escolha dos candidatos(testes, entrevistas, dinâmicas, provas, etc)?

Através de concurso público.

4. Qual é a atitude tomada pela empresa quando a contratação requer urgência?

São selecionadas pessoas que já foram aprovados no ultimo concurso homologado que se encontram na fila de espera.

5. Quais são os critérios de desempate para preencher uma vaga?

Idade, números de dependentes

6. O que é mais importante: conhecimento técnico ou habilidades de relacionamento? Porque? Como você avalia isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com