TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas da Empresa

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


        Sumário        

1-Introdução        

1.1-Histórico da Organização.        

1.2 -Fundamentação Teórica dos Processos        

2-Área de Gestão de Pessoas e de Direito Empresarial        

2.1 Recrutamento        

2.2 Seleção de pessoas        

2.3 Descrição de cargos        

2.4 Sistemas de remuneração        

2.5. Benefícios sociais        

2.6 Treinamento e desenvolvimento        

2.7- Avaliação de Desempenho        

2.8 Higiene e Segurança do Trabalho        

2.8.1- CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes        

2.8.2- PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional        

2.8.3- PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais        

2.8.4- EPI Equipamento de Proteção Individual        

2.8.5-Jornada de Trabalho        

2.9 Qualidade de vida no trabalho        

3-Responsabilidade Social e Ambiental        

4-Considerações Finais        

Referências Bibliográficas        

1-Introdução

        O desenvolvimento desse trabalho conta com uma pesquisa sobre o recrutamento dos funcionários da empresa, benefícios Sociais, CIPA, PCMSO, EPI e com o cuidado que a empresa toma com o destino final dos resíduos gerados pela fazenda.

        Através deste trabalho, vamos aprofundar nossos conhecimentos por meio de uma visão sistêmica das áreas de Gestão de Pessoas, Direito Empresarial e do Trabalho e Responsabilidade Social e Ambiental das Organizações, seguindo as orientações disponibilizadas. A empresa da qual será desenvolvido este trabalho é a Fazenda Entre Rios, que desenvolve o segmento de negócios no ramo de criação de gados.

 

1.1-Histórico da Organização.

        Nosso grupo escolheu como forma de trabalho, uma empresa chamada Fazenda Entre Rios que teve o inicio da sua historia no dia trinta de março de dois mil e seis (30/03/2006), no inicio o Senhor Tarcisio de Magalhães sobrinho proprietário do terreno tinha o local por hobby, ele comprou um terreno inicialmente para descansar entre uma gravação e outra, iniciou comprando um boi, outro boi, e pegou amor ao ramo, estudou a respeito abriu esta empresa que leva este nome, e com o passar dos anos a explorar o lado lucrativo com a criação de bovinos para corte e o cultivo de lavoura.  Hoje a empresa já conta com dezoito funcionários e chega a movimentar um capital de giro de até dois milhões de reais por ano, hoje conta com três fazendas espalhas pelo País, a escolhida é a que está localizada interior de SP. O desenvolvimento desse trabalho conta com uma pesquisa sobre o recrutamento os funcionários da empresa, benefícios sociais, CIPA, PCMSO, EPI e com o cuidado que a empresa toma com o destino final dos resíduos gerados pela fazenda. Aqui segue os dados cadastrais da empresa, descritos na Receita Federal.

Empresa: Tarcísio de Magalhães Sobrinho:

CEI: 50.001.27444.89

Endereço: Fazenda Entre Rios- Bairro: Matão

Atividade: Criação de bovinos para corte

Grau de risco: 03 (três)

                          Número de funcionários: 18 (Dezoito)

1.2 - Fundamentação Teórica dos Processos

        Entre todas as definições de Estrutura organizacional propostas pelos mais conceituados autores em diferentes perspectivas dois fatores são comuns: a divisão de trabalho (distribuição das tarefas entre as pessoas) e a hierarquia (distribuição das pessoas em posições), desta forma se pode definir estrutura organizacional como a forma pela qual a organização distribui a autoridade e as atividades, sejam estas de qualquer nível, bem como realiza a comunicação entre as pessoas, fazendo com que estas exerçam a autoridade que lhes cabe para alcançar os objetivos organizacionais. Este trabalho foi fundamentado em pesquisas bibliográficas através dos livros citados como referência e através de entrevista a funcionários da empresa fazenda Entre Rios, cujo proprietário Tarcísio de Magalhães Sobrinho os autorizou a nos revelar os itens de pesquisa que compõe este trabalho. Contando desde sua abertura até os dias atuais de hoje.

2-Área de Gestão de Pessoas e de Direito Empresarial

        É composta por funções típicas do departamento de Gestão de Pessoas, como recrutamento, seleção, remuneração, treinamento, desenvolvimento, pesquisa e auditoria e rescisão. Outras funções também podem ser incluídas, como igualdade de oportunidades de emprego, segurança do trabalho, saúde industrial e avaliação de desempenho.

        É fundamental estabelecer com o pessoal um contrato social válido e sólido, uma relação ganha - ganha capaz de efetivamente amparar a ação estratégica da empresa. Para chegar a tal pacto, antes de tudo, é preciso conhecer as leis que regulam essas relações complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com