TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas na Empresa

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4

O tema Gestão de Pessoas, como seu desdobramento: os desafios na busca por um ambiente de trabalho interpessoal e equilibrado vem sendo discutido corriqueiramente no mundo acadêmico e empresarial nos últimos anos, graças as necessidades constantes de melhoria no processo de administração do capital humano das empresas. Sendo este elemento uma problemática a ser considerada, inclusive pelas grandes corporações mundo a fora, e não seria diferente na On-line Informática Ltda, instituição esta que representará aqui o ambiente de pesquisa. Assim entende-se que nesta gestão é utilizada técnicas de recursos humanos para conciliar as necessidades e objetivos dos funcionários e da empresa, visando a descoberta de um maior equilíbrio internamente na instituição. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a gestão de pessoas, observando como este conjunto de estratégias que tem como foco a motivação e o engajamento dos colaboradores na empresa poderá trazer contribuições para melhoria técnica, funcional e interpessoal da instituição. Para tal utiliza-se de uma pesquisa qualitativa, pois a mesma costuma ser realizada quando o objetivo do estudo é entender o porquê de determinados comportamentos. Será possível reflexões sobre grandes obras de pensadores ligados as áreas da administração. Aproveitando-se da abertura e reflexão sobre o tema, será utilizada como dito anteriormente uma pequena empresa de Belo Horizonte (On-line Informática) como referência.

Autores Como Diane Tracy, Joel Souza Dutra, George W. Bohlander, Antônio Vieira De Carvalho, Antônio Cesar Amauri Maximiano, João Paulo Dos Santos Netto, Aléssia Franco Gonçalves, Rogério Leme, Robert Howard, Ivanildo Izaias De Macedo, Vitor BoniniToniello, Luzia Pacheco, PatriciaItala Ferreira e Cecília Whitaker Bergamini com suas respectivas obras na área de administração, trarão luz ao entendimento sobre o tema proposto no primeiro parágrafo, já que seria superficial ir diretamente ao tema levantado sem antes refletir acerca dos desdobramentos que cercam o tema principal. Tais autores permitirão entender como funciona uma empresa gerida e administrada sobre a luz dos recursos humanos e da gestão de pessoas, como também entender a importância da organização empresarial trazida pela gestão de pessoas.

Através da análise e reflexão dos trabalhos dos pensadores citados no parágrafo anterior será possível refletir sobre o conceito de gestão de pessoas, compreendendo melhor suas principais técnicas que possam ser utilizadas no dia a dia da empresa; consequentemente repercutir a importância do fortalecimento da gestão de pessoas, como sua inteira implementação na busca por um ambiente de trabalho equilibrado e pronto para o desenvolvimento profissional. Após tais considerações, perceber a importância de haver entendimento entre colaboradores, identificados com único objetivo: crescer profissionalmente enquanto a empresa em questão também cresce. Outra análise possível e extremamente pertinente é buscar conhecimento acerca dos impactos da administração de carreiras como processo de valorização dos funcionários. Além de compreender a gestão de pessoas como fator determinante na capacitação e desenvolvimento de profissionais gabaritados e com qualidade de vida no trabalho.

Ao longo da pesquisa será feita uma definição de gestão de pessoas para se entender um pouco mais sobre suas estratégias e técnicas de atuação nas empresas atuais, refletindo sobre a importância da mesma para o ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com