TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Processos

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas[pic 1]

Tecnologia da Informação na Melhoria de Processos

Turma 3R

Camila Naomi Idehama - 31547710
Daiana Kim - 31530540
Fernando Azevedo Gonçalves - 41424786
Júlia Gut Gastaldi - 31527310
Leonardo Dolci - 41430484
Marcos Barilari - 41430670
Vitor Longo Gabriel - 41456823





SUMÁRIO

1.Introdução        3

2.Desenvolvimento        5

2.1 Tecnologia da Informação        5

2.1.2. Os benefícios da Tecnologia da Inforação        

2.2 Processos        

2.3 A tecnologia da informação na melhoria de processos        8

2.3.1 A tecnologia da informação no processo de contratação        9

2.3.2 A importância da área de TI nas organizações.        

3.Conclusão        12

4.Bibliografia        13



























1.Introdução

Nas últimas décadas, os computadores se tornaram acessíveis para a maioria, a microeletrônica se desenvolveu e a informação como era conhecida passa ter um novo conceito. Até então tratava-se da transmissão de dados sobre algo ou alguém, geralmente notícias de fatos que chegavam com grande intervalo de tempo. Na década de 50, a comunicação feita entre pessoas distantes só era viável via telefone, telex ou correios, ainda não existia comunicação via satélite ou internet, celular, etc.

Atualmente o conceito de informação está diretamente relacionado à velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. A realidade entre tempo e espaço se altera. Com a grande evolução da comunicação e da tecnologia da informação, o tempo passa a ser em tempo real e o distante vai se tornando cada vez mais próximo.

 Vale relembrar que há apenas 10 anos os caixas eletrônicos nos bancos eram uma grande novidade. As pessoas ficavam impressionadas e até um pouco sem jeito com a possibilidade de interagir diretamente com uma máquina, excluindo a necessidade de um atendimento humano.

 Comparando essa questão, vemos que isso ocorre com total naturalidade    hoje em dia, o saque ou transação bancária via caixa eletrônico e até mesmo internet, uma máquina que fornece automaticamente, em tempo real todas as informações que possam interessar ao usuário. Aí está a grande riqueza da tecnologia da informação, que torna acessível produtos e serviços complexamente tecnológicos, visando facilidade e praticidade ao usuário, porém de concepção complexa, provinda da aplicação intensiva do conhecimento científico em coisas que tornam mais prática e prazerosa a vida humana.

Diante da contínua evolução tecnológica, da grande quantidade disseminada de novos produtos, serviços e descobertas, manter-se a par de todos os novos conhecimentos é considerado impossível. Porém para o funcionamento de uma sociedade de rápida velocidade de inovação e de inovações complexas o indivíduo precisa de um ritmo de atualização que acompanhe o das mudanças. A medida em que esse não acompanhar, suas respostas às mudanças vão se tornando erradas, lentas e ultrapassadas, o indivíduo vai ficando de fora, ineficiente. Cria-se, portanto, pressão sobre as pessoas para que acompanhem o ritmo geral. A constante atualização é necessária e de extrema importância, tanto para cada indivíduo como para as empresas. A tecnologia da informação possibilita a constante atualização e integração dos negócios, diante do fato de que potencializa significativamente a difusão, disseminação e transferência de dados.

 Tendo por base tais informações, este trabalho apresenta como objetivo geral analisar o papel da Tecnologia da Informação no ambiente corporativo e como ela pode ser aplicada na melhoria de processos. Em outras palavras, como a TI pode contribuir de maneira eficaz para elaboração dos processos da empresa a fim de sustentar e estender as estratégias e objetivos tornando-a mais produtiva e rápida nas decisões.

 Quanto a relevância, com base no estudo das medidas implantadas nas empresas para a melhoria de certos processos, elabora-se um trabalho que procura elucidar a influência da TI nas empresas de hoje e propiciar uma base para posteriormente desenvolver novas medidas aplicáveis à esta melhoria, visando a eficácia e a eficiência da organização frente aos seus processos para a produção do bem ou serviço.

2.Desenvolvimento


2.1 Tecnologia da Informação

Pode-se dizer que a Tecnologia da Informação (TI) surgiu devido ao rápido crescimento das empresas e foi impulsionada pela expansão da comunicação. Começaram-se a observar muitos problemas nas organizações devido ao grande número de dados e para solucionar tais problemas, para a melhoria de processos, foi onde tudo iniciou. Surgiu-se então os primeiros passos da tecnologia da informação.

Tecnologia da Informação tem como principal objetivo oferecer um conjunto de recursos tecnológicos para armazenar, organizar, gerenciais e fornecer a informação.

De acordo com Benjamin Valle, em seu Artigo: Tecnologia da informação no contexto organizacional, tecnologia da informação pode ser entendida como meios de produção utilizadas pelas organizações, em busca da eficiência da tecnologia. Além disso, é composta por seguintes elementos: hardware, redes de comunicação, workstation, software, robótica e os chips inteligentes. Esses elementos fazem um papel essencial no dia a dia das empresas, e sem ele muitos processos não seriam tão eficientes como são hoje em dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com