TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos em Empresas no Brasil: Abordagem “tamanho único”?

Por:   •  6/7/2021  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica

Dados Gerais

Análise do Texto

Título do Texto

Gestão de projetos em empresas no Brasil: abordagem “tamanho único”?

Autor(es)

Luiz José Marques Junior; Guilherme Ary Plonski

Palavras-chaves do texto (no máximo 4 palavras)

Gestão de Projetos

Abordagem Tradicional

Abordagem Adaptativa

Estratégia

Descrição do(s) Assunto(s) do Artigo (no máximo 50 palavras)

O artigo apresenta um estudo exploratório realizado em seis empresas atuantes no Brasil sobre os tipos de abordagens de gestão de projetos. Uma revisão bibliográfica aponta a existência de uma abordagem tradicional de gestão de projetos, que tem o propósito de racionalizar e normatizar a gestão de projetos. Em contrapartida é abordado a existência de uma abordagem adaptativa.

Apreciação Crítica do Aluno (no máximo 300 palavras)

O artigo busca trazer uma resposta ao questionamento sobre a existência de um único tipo de abordagem relacionada à Gestão de Projetos. A bibliografia sobre o assunto aponta a existência de uma abordagem tradicional, que visa racionalizar e normatizar a Gestão de Projetos, com metas e objetivos bem estabelecidos. Porém, com a existência de projetos complexos e incertos nas organizações, que tornam as premissas da abordagem tradicional inconsistente, desencadearam estudos sobre a importância de considerar as diferenciações e classificações que os projetos atuais apresentam, incentivando, assim, a adoção de uma abordagem adaptativa, que apresenta um modelo flexível e adaptativo e que leva em consideração a singularidade de cada projeto.

Os resultados apresentados após um estudo de campo, realizado com um grupo de empresas, que buscou fazer um levantamento de dados sobre as abordagens tradicional e adaptativa de gestão de projetos apresentou a confirmação da predominância da abordagem tradicional de gestão de projetos, que pode ser evidenciada pela utilização do referencial PMBoK pelas empresas estudadas para construção das metodologias de gestão. Porém, apesar da predominância da abordagem tradicional, verificou-se também a utilização de práticas contidas na abordagem adaptativa, com a adoção de estratégias diferenciadas de gestão em projetos estratégicos. No entanto, os indícios de utilização da abordagem adaptativa são limitados. Assim, fica constatado que empresas perdem a oportunidade de estabelecer uma gestão de projetos mais efetiva em seus projetos estratégicos ao deixar de identificar riscos importantes dos projetos logo no início do ciclo de vida. Além disso, a falta de um referencial teórico consistente limita a adoção de uma abordagem adaptativa.

Paralelo com a realidade de sua empresa ou realidade brasileira (obrigatório)

(no máximo 100 palavras)

Analisando as características especificas que o Brasil possui, que influenciam a atuação das organizações, como por exemplo a existência de uma carregada burocracia, o desenvolvimento de projetos pelas organizações brasileiras claramente não pode se basear somente pela abordagem tradicional de gestão de projetos. Dado às condições de incerteza e complexidade associadas às atividades e ao ambiente no qual os projetos estão inseridos, a necessidade de utilização de uma abordagem adaptativa, que identifique os benefícios e riscos esperados de um projeto e desenvolva comportamentos para cada tipo de projeto, se faz necessário na realidade brasileira.

Observação: este documento não pode ter a sua forma alterada, ou seja, a resenha deve ser feita seguindo as regras estabelecidas neste documento. O documento deverá ser entregue em apenas uma página.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com