TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas voltado para QVT

Por:   •  12/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.745 Palavras (15 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 15

 1 INTRODUÇÃO

O presente estudo foi desenvolvido em uma industria e distribuidora de bebidas de Santa Maria rio grande do sul,tendo como problema  demonstrar qual o grau de satisfação das lideranças operacionais referente a qualidade de vida no trabalho?Sendo subsidiada, pelas políticas e praticas de gestão de pessoas voltada para qualidade de vida no trabalho.

Partindo da referida incógnita, foi prospectado atingir um objetivo geral correspondente a demonstrar o grau de satisfação dos lideres operacionais  com relação a qualidade de vida no trabalho e sucessivamente mais três objetivos específicos, correspondentes realizar um levantamento da bibliografia, sustentada pelas obras de autores que contemplem o assunto gestão de pessoas e o tema qualidade de vida no trabalho,levantar e analisar fatores referentes à qualidade de vida no trabalho dos lideres a partir do modelo teórico de qualidade de vida proposto por Walton (1973),avaliar através de um questionário fechado, as reais opiniões das lideranças referente a QVT.

A metodologia a ser utilizada é de uma pesquisa exploratória delineada em um estudo de caso, procedimento de coleta dos dados posterga através da aplicação teórica da bibliografia básica, que contempla o tema proposto, subsidiadas pelas obras de Idalberto Chiavenato e Milkovich e Boudreau e a bibliografia complementar e sucessivamente, serão levantados os dados nos domínios da empresa, tendo com primeiro passo, uma conversa informal com o gestor a cerca da programação para a aplicação de um questionário fechado, baseado na escala de likert, procedimento de analise dos dados será pelo método de natureza qualitativa, sustentado pela analise de conteúdo referente ao questionário aplicado aos colaboradores.

1.1CONTEXTO

O cenário mundial apresenta uma era de estrema mudança que se deu no inicio da década de 1990 contagiando o mundo inteiro, essas mudanças se davam de forma dinâmica, veloz, e infinitamente inesperada, essa era foi denominada a era da informação, (CHIAVENATO, P.37), ressalta que:

“A informação passou a cruzar o planeta em milésimos de segundos. A tecnologia da informação forneceu as condições básicas para surgimento da globalização [...] A competitividade torno-se intensa e complexa entre as organizações. O volátil mercado de capitais passou a migrar de um continente para o outro a procura de oportunidades”.

Atualmente há uma tendência global em prol da produtividade e da competitividade, onde as organizações buscam a excelência no exercício de suas atividades a fim de proporcionar aos seus clientes e usuários serviços que contemplem as suas necessidades e desejos, essa tendência submete os trabalhadores a pressões oriundas do alto nível de exigências corporativas que o mundo moderno transmite ao trabalhador.

O cenário nacional não se torna diferente, as organizações enfrentam uma era de extrema concorrência, onde o diferencial está intrinsecamente relacionado às pessoas e como são elas gerenciadas, portanto, é essencial que os gerentes modernos estejam sustentados, protegidos e seguros no que se refere a qualidade de vida no trabalho,conquanto,para manter a saúde de um negócio,desempenho,competitividade e satisfação dos clientes, as organizações não deverão abster-se de proporcionar um ambiente com qualidade de vida no trabalho nos seus níveis gerenciais.Chiavenato(2008,P.487), ressalte que:

“O desempenho no cargo e o clima organizacional representam fatores na determinação da QVT. Se a qualidade de vida no trabalho for pobre, conduzira à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, ou seja, a comportamentos contraproducentes”.

A partir do pressuposto, é essencial e relevante afirmar, que os processos de gestão de pessoas voltada para qualidade de vida no trabalho contribuem para o crescimento de uma organização e a saúde e satisfação de seus funcionários.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

O problema de pesquisa contempla o assunto gestão de pessoas e o tema qualidade de vida no trabalho. A partir disso, o problema de pesquisa foi definido como: Qual o grau de satisfação das lideranças operacionais referente a qualidade de vida no trabalho?

1.3 JUSTIFICATIVA

Justifica-se a elaboração deste estudo, a incondicional relevância que o problema transmite,e a pertinência que o tema proposto apresenta,beneficiando o indivíduo trabalhador e conduzindo a organização ao alcance dos seus objetivos.

Diante do pressuposto, está caracterizada e identificada a elaboração deste estudo, pois, além de proporcionar a satisfação de empresa e empregado, como foi discorrido inicialmente, também resultará no atendimento que a organização proporcionará ao seu cliente, tornando este estudo capaz de contribuir para a sociedade e consequentemente alcançar as expectativas dos pesquisadores.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GREAL

  • O objetivo geral desse estudo será demonstrar o grau de satisfação dos lideres operacionais com relação a qualidade de vida no trabalho.

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Realizar um levantamento da bibliografia, sustentada pelas obras de autores que contemplem o assunto gestão de pessoas e o tema qualidade de vida no trabalho.
  • Levantar e analisar fatores referentes à qualidade de vida no trabalho dos lideres a partir do modelo teórico de qualidade de vida proposto por Walton (1973).
  • Avaliar através de um questionário fechado, as reais opiniões das lideranças referente a QVT.

1.5 DELIMITAÇÃO DO TRABALHO

Este estudo encontra-se delimitado nas lideranças no nível operacional, tratando da qualidade de vida no trabalho e a satisfação destes profissionais, o local de estudo esta delimitado a uma indústria e distribuidora de bebidas de Santa Maria Rio Grande do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (433.9 Kb)   docx (200.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com