TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão por processos

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

Fornecedora Chatuba - Materiais de Construção

1. Introdução

A Fornecedora Chatuba foi fundada em 1992 na cidade de Nilópolis, Rio de janeiro, por dois irmãos imigrantes naturais de Portugal, são eles: Joaquim e Raul que vislumbraram a oportunidade de comercializar produtos básicos para a Construção Civil.

No começo foi tudo muito difícil, os irmãos trabalhavam duro e com muito custo conseguiram contratar dois funcionários para ajudar -lhes com essa empreitada , os colaboradores até chegaram a fazer entregas pela região  utilizando apenas dois carrinhos de mão  para levar o material até seus clientes.  Mas com o passar do tempo o negócio foi se estabilizando e os irmãos puderam então começar a respirar aliviados.

Atualmente a Fornecedora Chatuba é uma das empresas mais respeitadas no ramo de materiais de construção no Rio de janeiro, oferece a seus clientes um mix diversificado de produtos com o objetivo de atender todas as etapas de uma obra.

O portfólio inclui desde o material bruto, elétrico, hidráulico, telhas, caixas d'água, impermeabilizantes, ferragens, ferramentas, metais, louças, até os mais recentes lançamentos de revestimentos para fachada, banheiro, cozinha, piscina e etc...

A Chatuba possui 5 lojas e 2 Depósitos ( os Depósitos  são a parte da empresa em que vamos abordar no trabalho ) e conta com cerca de 700 colaboradores com uma equipe de vendedores tecnicamente treinados para indicar ao cliente o melhor produto para atender a sua necessidade. Está no Ranking da Anamaco (Associação Nacional dos comerciantes de materiais de construção) e quase sempre é reconhecida através de prêmios no seguimento de atendimento ao cliente.

A Chatuba possui dois depósitos centrais um onde ficam os materiais chamados de miudezas (tintas, lixas, pinceis, conexões e etc...) e o outro onde ficam os materiais brutos (cimentos, argamassas, telhas, pisos e etc...). É essa a parte da empresa responsável por armazenar todo o estoque de materiais e também de fazer todas as entregas agendadas junto ao cliente. E para suportar toda a demanda de entregas a Chatuba conta com uma Equipe extremamente competente separada por setores de Logística, Separação de Mercadorias, Carregamento e SAC;

2. Os Macroprocessos da Fonecedora Chatuba - Materiais de Construção

Embora os irmãos, no começo, tivessem pouco capital para investir no negócio, eles conheciam bem o cliente, conseguiram conquistar um espaço na sua preferência, ofereceram um excelente ponto de venda, tinham uma equipe treinada e com perfil adequado, comunicavam-se e mantinham um bom relacionamento com os clientes e, claro, ofereciam um excelente mix de produtos.

Um rápido passeio por bairros populares de qualquer cidade há uma boa dimensão do potencial de mercado na área de materiais de construção. Centenas de pequenas obras e casas semi-acabadas demonstram que o mercado caminha em ritmo de crescimento. As lojas estão se modernizando, aumentando os benefícios oferecidos aos consumidores, ampliando seu mix de produtos, ou especializando-se, oferecendo condições de pagamento facilitadas, entregas, entre outras facilidades que estão encantando a clientela.

Mas para que tudo continue dando certo é extremamente importante que os produtos estejam estocados por segmento. Deixar todas as coisas afins próximas, como lixas e pincéis perto das tintas, metais perto das louças ou lâmpadas perto das luminárias. É muito comum os produtos irem chegando e sendo colocados em qualquer espaço vago. Este tipo de desordem gera nos funcionários uma grande confusão, deixando-os perdidos.

Pela grande quantidade de produtos de uma loja de materiais de construção, ela tende a ser uma loja bastante massificada. Mas em um mesmo estoque pode-se ter exposições buticalizadas apesar da grande massificação. As exposições buticalizadas são aquelas cujos produtos são colocados de uma forma diferenciada, isolada ou coordenada com outros produtos, mas que confira a eles um valor especial. A massificação acontece quando todos os modelos e cores disponíveis forem expostos em um mesmo lugar sem dar destaque específico para algum.

É necessário muito cuidado na hora de projetar ou comprar os displays e expositores que equiparão seus Estoques. Eles possuem um papel importantíssimo, mas é necessário ter o cuidado para eles não aparecerem mais do que o produto. Existem algumas qualidades que são primordiais para os expositores, como:

  • Estar adequado ao produto que está expondo;
  • Proporcionar valorização de destaque;
  • Possuir ergonomia adequada
  • Estar em concordância com o estoque;
  • Ser durável;
  • Permitir fácil limpeza;

Para os irmãos Joaquim e Raul o "melhor processo" começa no controle de compras. Realizar pedidos de compras para todas as lojas; Realizar pedidos de compras por fornecedor; Analisar os pedidos pendentes e encerrados; Separar a mercadoria; Fazer o carregamento dos materiais.

Além dessa rotina Joaquim e Raul nos contaram que dentre as várias operações, relacionaram algumas que auxiliam o dia a dia na gestão e controle de estoque como: Consultar, listar e rastrear a movimentação de cada produto; Consultar e listar a demanda por quantidade e frequência de vendas; Consultar custos e preços de vendas e controle de trocas e devoluções.

Outro processo crítico é o de controle de devoluções e trocas. Toda devolução e troca iniciam com a venda. A devolução ou a troca somente podem ser realizadas com a comprovação da venda. Quando parametrizado para somente permitir a troca com a comprovação da venda, o sistema passa a garantir que na inclusão da troca tenha o documento da venda informado e consiste a quantidade vendida X quantidade devolvida, gerando ainda mais segurança neste processo.

No processo de entregas poder programar, acompanhar, saber se entregou ou quando será entregue é o ponto fundamental para uma loja de material de construção, que visa sempre a satisfação do cliente. Com o controle de entregas é possível fazer tudo isso e ainda mais, em uma única tela o sistema permite controlar as entregas de uma ou varias lojas, podendo visualizar por transportador, endereço, região, etc.

Após todas as informações apresentadas pelos irmãos Joaquim e Raul, ficam claros os Macroprocessos do estoque de loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com