TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hobbes - O Senhor das Moscas

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  1.893 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE[pic 1]

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

ATIVIDADE HOBBES

Luiz Henrique Sales – TIA: 41415922

Rodrigo Vallini Campos – TIA: 41421574

SÃO PAULO

2015

Questões:

1. Resuma em até 15 linhas o filme a que assistiu.

2. Segundo Hobbes, em que consiste o problema da justificação do Estado?

3. Descreva sucintamente o que Thomas Hobbes entende por estado de natureza. Este autor tem uma visão positiva da natureza humana? Que solução propõe Hobbes para que se ultrapassem os inconvenientes do estado de natureza?

4. Pode-se dizer que o tema do filme evidencia o conflito entre civilização e barbárie? Porquê?

5. Que relação podemos estabelecer entre a teoria de Hobbes sobre a natureza humana ou o estado de natureza e a mensagem do filme a que assistiu?

Respostas:

1-O filme “O Senhor das Moscas” conta a história de um grupo de crianças que após um acidente de avião ficam ilhados sem supervisão de adultos, sem perspectivas de serem salvos e passam a ter que sobreviver com o que possuem.

Para que consigam sobreviver, as crianças elegem um líder, estabelecem algumas regras e dividem tarefas, uma parte do grupo responsável pela procura por comida e outra para montar o acampamento e cuidar das decisões a serem tomadas, porém, com o passar do tempo alguns meninos começam a se rebelar e querer viver de suas próprias regras, baseadas na crueldade e na força.  Os dois grupos passam a se desentender cada vez mais onde o grupo mais agressivo começa a agredir integrantes do outro grupo até que as crianças são encontradas por um grupo de marinheiros.

O filme mostra como ao ficarem sozinhas as crianças passam a estabelecer uma sociedade primitiva, onde sobrevive o mais forte e não se obedece nenhum tipo de regra.

2-O problema da justificação do Estado consiste em saber se o Estado e a autoridade politica podem ser justificados e como. Se o Estado realmente é necessário, porque deixamos o Estado governar, porque seguimos regras que alguém impôs etc.

3-Segundo Hobbes estado de natureza é um estado em que os seres humanos não se relacionam através de regras, onde todos têm direito a tudo.

Hobbes tem uma visão negativa da natureza humana, onde uma sociedade sem limites o homem se torna em um ser egoísta que não respeita nada nem ninguém.

Hobbes propõe um líder que estabeleça regras e punições para garantir a segurança.

4-Sim, podemos dizer que o tema do filme evidencia o conflito entre civilização e barbárie, pois mostra o conflito entre obedecer a regras e viver de forma civilizada ou utilizar a força e viver de forma egoísta onde o mais forte tem poder sobre os outros.

5-O filme representa o que aconteceria caso não houvesse um Estado, onde os humanos passariam a agir de forma egoísta e violenta. Podemos comparar com o pensamento negativo de Hobbes sobre a natureza humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com