TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO CRESCIMENTO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL

Por:   •  9/4/2022  •  Seminário  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 3

OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO CRESCIMENTO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL

*Tema: OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO CRESCIMENTO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL*

A1 – Devastação ecológica

A2 – Uso excessivo de agrotóxico

*INTRODUÇÃO*

Desde a antiguidade, Thomas Hobbes argumentava que o homem é o lobo do próprio homem, uma vez que era capaz de fazer o bem, quanto fazer o mal. Entretanto, a narrativa de Hobbes tem se configurado nos dias atuais, principalmente, quando a abordagem são os impactos ambientais causados pelo crescimento do agronegócio no Brasil, visto que, os produtores pela ambição não se preocupam com meio o ambiente quando a ideia é ‘’lucrar acima de tudo e de todos’’. Sendo assim, há de se combater à devastação ecológica, bem como o uso excessivo de agrotóxicos o qual prejudica a biodiversidade brasileira.

*D1*

Diante desse cenário, há de se pensar em alternativas viáveis para a redução do desmatamento em massa, o qual é impulsionado pelo avanço do agronegócio no Brasil. A esse respeito, o filósofo contratualista Jean-Jacques Rousseau defendia a tese segundo a qual os cidadãos seriam responsáveis por todos os rumos da sociedade democrática. Todavia, os indivíduos contemporâneos são incapazes de colocar em prática a responsabilidade descrita por Rousseau, uma vez que existem diversos interesses capitalista atrelado ao agronegócio, assim sendo, quanto mais desmatamento, maior será a produção e o espaço, e por subsequente maior a remuneração. No entanto, enquanto o desmatamento se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com um dos mais graves problemas: o desiquilíbrio ambiental. 

*D2*

Ademais, é valido ressaltar o uso excessivo de agrotóxico como um fator que também influência para os impactos ambientais adventos da propagação do agronegócio. Desse modo, isso ocorre, pois, empresas privadas em uma tentativa de se sair melhor que outras no mercado, optam pelo uso de agrotóxicos, o qual já foi comprovado pela OMS que interfere em toda uma cadeia alimentar, inclusive o bioma aquático o qual é de extrema relevância para economia brasileira. Nesse sentido, fica explicito observado os dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os quais apontam que 27 dos agrotóxicos encontrados na água, 16 são altamente tóxicos, com isso, percebe-se que é de suma importância a solução dessa cadeia insustentável.

*CONCLUSÃO*

A Conferência da Terra, portanto, precisa ser, de fato, efetivada pela sociedade. Nesse sentido, na condição fiscal da lei, o Ministério Público deve, por meio da Ação Civil Pública, processar autoridades que explorem o meio ambiente com pouca – ou nenhuma – responsabilidade. A iniciativa do MP teria a finalidade de problematizar, com veemência as questões ambientais, e, assim, mobilizar todos os indivíduos, descontruindo a inércia de que o homem seria o seu próprio inimigo, como citou Hobbes.

Portanto, diante dos desafios supramencionados, é necessário a ação do Estado para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do Ministério De Desenvolvimento Regional, criar um novo órgão fiscalizador que ajudassem estados e municípios a cumprir um reforço fiscalizador com as determinações do próprio governo federal em detrimento dos casos de irresponsabilidade social, a qual muitas empresas comentem, por meio de uma PEC que possibilitasse a abertura desse novo órgão, a fim de aniquilar o descaso, que é, de certa forma, não sustentável. Feito isso, o homem passará a não ser seu próprio inimigo, como citou Hobbes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com