TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet Móvel

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.175 Palavras (21 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

APS – Atividade Prática Supervisionada

http://www.fsg.br/

INTERNET MÓVEL NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Álan Valadão Pereira

a Curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha. 

Professor Supervisor da APS

Professor orientador Joneval Zanella Gomes. 

Resumo

Atualmente, evidencia-se a associação da Internet e da telefonia móvel, resultando no aparecimento de outra tecnologia, identificada como Internet Móvel (IM). Este tema esta estimulando o interesse de executivos e acadêmicos, como não há muitos estudos quanto a adoção dessa tecnologia nas empresas, destacou-se neste estudo apontar as principais causas que têm incentivado as organizações a implementar a IM, além de levantar as consequências percebidas na utilização dessa tecnologia no desempenho empresarial. A pesquisa baseia-se na revisão bibliográfica de caráter exploratório, realizada com empresas doo Rio Grande do Sul. Imagina-se descrever que a adoção da Internet Móvel é influenciada por três distintos fatores: utilidade percebida, ambiente organizacional e pressões competitivas, sendo a utilidade percebida o principal motivador. A releitura bibliográfica sugere que o uso da Internet Móvel aumenta principalmente a produtividade da empresa, sendo seguido pela obtenção de novos clientes, pelo aumento das receitas e, por fim, pela redução dos custos operacionais.

Palavras-chave:

Tecnologia. Dispositivos Móveis. Desenvolvimento de Novos Serviços. 

1 APRESENTAÇÃO

 O objetivo deste trabalho visa conhecer um pouco mais a cerca da nova tecnologia móvel 4Ge internet móvel, bem como realizar um levantamento dos principais serviços, cenários, padrões, tendências e benefícios que esta tecnologia trará às organizações publicas e privadas e a população brasileira como um todo.

A telefonia móvel vem se mostrando como a forma de comunicação mais utilizada pela sociedade nos últimos anos, inclusive propiciando grandes facilidades aos sistemas públicos de segurança e transito no quesito monitoramento. No desenvolvimento do trabalho será apresentado alguns serviços oferecidos pela tecnologia 4G LTE, os padrões da tecnologia 4G que mais foram desenvolvidas e homologadas no UIT (União Internacional de Telecomunicações) órgão regulador dos sistemas de telecomunicações no mundo.

Como a tecnologia vem avançando de uma forma impressionante nos últimos anos, a tendência é de que, com a implementação plena das redes 4G os órgãos governamentais aumentem a utilização das redes móveis devido a necessidade por serviços de banda larga móvel. Há pouco tempo, alguns serviços que eram praticamente inacessíveis à maioria da população e das empresas, atualmente de tornaram essenciais e se tornaram também amplamente difundidos.
Seguindo essa evolução, poderão ser beneficiados não apenas os sistema de segurança público e privado, mas também grandes cidades do Brasil que hoje possuem necessidade de minimizar como por exemplo os impactos do transito no cotidiano da população. Deste modo, vimos como podemos utilizar a demanda da tecnologia a favor de sistemas precários como encontrado em centros que possuem uma grande quantidade de pessoas.

Enquanto sociedade, outro serviço de suma importância, é o do pessoal que atendem emergências, tais como: Policia, bombeiros, ambulâncias, etc. Desta forma, verificasse que as tecnologias de missão crítica utilizadas nas operações cotidianas também deverão atender a níveis mais elevados.

 A implantação das redes 4G permitirão a aplicação de inovadoras soluções direcionadas a melhorar e aprimorar as facilidades dos profissionais de emergências, disponibilizando informações em tempo real, controle, confiabilidade, segurança e desempenho, que são tópicos essenciais para o atendimento desse grupo.
             A tecnologia 4G se torna ainda mais essencial como um instrumento para alavancar algo ainda maior. Devido à sua capacidade de interação com equipamentos de rede novos e herdados, o 4G LTE integra uma inovadora e potente estrutura de rede que veio para modificar as comunicações nas empresas e órgãos públicos, como também os serviços de segurança pública e de missão crítica.

Percebe-se então que este modelo não é apenas um aumento de velocidade, é também uma ampla gama de possibilidades para descobrir novas áreas de atuação na medicina, educação, indústria, segurança entre outros. Os exemplos são muitos. O lançamento da tecnologia 4G LTE, assim chamado nos últimos meses pelas operadoras de telefonia, cria a possibilidade de que pessoas que vivem em áreas rurais, onde não há internet a cabo, tenham aulas ao vivo ministradas por professores que estão em outras cidades.
            De acordo com Amikam Yalovetzky, gerente de vendas corporativas da Mediatek para a América Latina, “a tecnologia 4G pode ser usado em qualquer segmento que requer alto consumo de dados e mobilidade, como assistir filmes on-line, realizar um diagnóstico médico remoto, como exemplo uma análise clínica de equipamentos de raio-X ou tomografia elétrica de uma ambulância durante o transporte do paciente para o hospital”.

              Diante do exposto, como sua empresa deve começar a preparar-se para o futuro com o 4G? Uma forma de realizar isso é pesquisando as três relevantes áreas da próxima geração de redes móveis: aplicações, infraestrutura e dispositivos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Este capítulo de fundamentação Teórica baseia-se em expressar, sintetizando, o que é apresentado na literatura e está ligado ao tema principal desta pesquisa. Desta forma, foram investigados livros, artigos e dados julgados importantes para a elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento, além de uma maior explicação do tema em estudo.

2.1 EVOLUÇÃO DA TELEFONIA MÓVEL

1G (primeira geração):

Bassi (2006), diz que a telefonia móvel se iniciou no ano de 1980, com um sistema analógico com a função apenas de comunicação de voz via celular. Com um alcance de 26 Km² e utilizando cerca de 800 frequências. Sendo assim, para poder aumentar a capacidade de trafego em suas informações e ter uma maior rapidez na transmissão de sistemas via radio, estas frequências eram divididas em células.

Segundo Bastos (2008, p. 2), a utilização da tecnologia analógica permeou todos os sistemas pertencentes da primeira geração de sistemas celulares. Estes sistemas possuíam uma transmissão limitada de banda e eram facilmente interceptadas em suas ligações. Na tentativa de diminuir estas falhas e o problema de falta de padronização dos sistemas foi desenvolvido uma nova tecnologia, denominada de segunda geração de Sistemas Móveis, mais conhecido como 2G.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com