TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos de empresa

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

1.0 Introdução

O PIB (Produto Interno Bruto) muito utilizado para saber a que pé esta andando a economia do nosso país, nos mostra como esta sendo o crescimento da economia, os gastos públicos, a geração de emprego e os gastos públicos.

Pesquisas feitas em várias regiões do Brasil nos mostra como e qual o crescimento que tal região teve durante o trimestre e durante o ano, fazendo com que todos saibam qual setor esta tendo maio lucratividade, geração de emprego, e assim fazendo surgir um maior número de investimento.

Tendo grande relação com a política, pois se o governo e os colaboradores do mesmo souberem como investir em projetos para gerar uma boa economia para o Brasil, logicamente teremos grandes ganhos não só de investidores como também de lucros.

Maior criação de empregos em várias áreas, independente de ser setor público ou não, maior consumo dos consumidores, mais com isso é claro vem o aumento dos gastos públicos que veremos aqui que cada vez mais soube o número destes gastos e cai o número de lucros de investimentos e de consumidores no país.

2.0 PIB de 2009 a 2013

O PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil ao longo dos anos teve um bom crescimento apesar de que entre os anos de 2009 a 2013 teve algumas quedas, logo no primeiro ano, ou seja, 2009 foi considerado a maior baixa desde 1992 de acordo com as pesquisas feitas em alguns sites, mais durante este tempo o Brasil subiu no índice da Economia Mundial de 10º para 7º lugar no ranking.

O ano em que o Brasil sofreu grande queda econômica, muitos acreditavam que isso poderia ser devido a crise da economia mundial principalmente iniciada nos Estados Unidos que é considerada até hoje a maior potência econômica do mundo, em 2009 o índice indicou que o Brasil teve crescimento de apenas 0,3%.

No ano seguinte teve uma alta histórica no país, pois foi a maior taxa que o país teve nos últimos 24 anos e isso pegou muitos de surpresa já que no ano anterior a queda dos números foi grande. No ano de 2011 nosso país não conseguiu superar a média mundial da economia, cresceu mais não chegou a superar outros países com a Índia, por exemplo, e o que chamou muita atenção neste ano também foi à crise econômica mundial que deixou alguns dos mais importantes países no vermelho como Estados Unidos e Europa.

A taxa de crescimento dos Estados Unidos caiu bastante e a da Europa seguiu o mesmo caminho, e com isso alguns países foram afetados e o Brasil foi um deles, o Bacen (Banco Central), tentando algo contra a alta inflação no meio desta crise, adotou alguns meios que não foram muito agradáveis para nó brasileiros como por exemplo, a grande elevação da taxa SELIC (taxa básica de juros), e com isso o consumo no pais não foi tão grande e com isso o crescimento do país não atingiu o esperado.

Já em 2012 foi considerado o pior ano desde 2009, apesar das medidas tomadas pelo governo para o consumo ser elevado, afinal sem consumo, sem maior crescimento, a taxa SELIC teve uma diminuição neste ano e com isso houve a redução do IPI (Impostos Sobre Produtos Industrializados) o consumidor aproveitou e muito esta redução mais ainda sim o PIB mostrou um baixo crescimento e grande decepção neste ano. Em 2013 houve um crescimento mais com baixo destaque no PIB apesar de que algumas áreas da nossa economia tiveram um bom crescimento com a agricultura e a geração de emprego.

2.1 Geração de Emprego

A geração de emprego foi muito boa em 2009 cerca de 1 milhão de empregos foram gerados, um número alto em relação ao ano anterior, alguns setores tiveram maior alta de contratação do que outros como por exemplo os setores de Comércio e Construção Civil, podemos dizer que neste ano o único setor que não expandiu foi a Agropecuária, e das regiões do nosso país a que mais gerou emprego este mesmo ano foi o Nordeste, seguida pela região Sudeste e Sul do país.

Em 2010 o número superou ainda mais e junto veio o maior número de contratação, veio também o maior número de rendimento dos trabalhadores e a construção civil superou mais uma vez esse número. No ano seguinte houve uma queda das vagas de emprego no mês de dezembro de 2011, foram registradas uma das maiores quedas nas áreas de indústria, agricultura e construção civil e isso não foi apenas em algumas regiões, mais sim em todo o país.

No ano de 2012 podemos dizer que foi até pior do que em 2011, pois foi considerado o pior índice de geração de empregos formais desde o ano de 2009, as empresas contrataram poucos funcionários neste ano e despediram muitos no mesmo período fazendo com que o quadro de funcionários das empresas tivesse grande declínio, com isso grande dispensa de funcionários de poucas contratações, muitos acreditam que isso seja devido ainda a grande crise econômica, apesar de ela ter sido no ano de 2011, o nosso país e inclusive os Estados Unidos estavam se erguendo deste grande baque na economia.

Somente em 2013 houve uma estabilidade na geração de empregos e com isso houve uma alta nas contratações, a região que apresentou maior número de contratações neste ano foi a Centro-Oeste, seguida pelo Norte e Nordeste, oito setores apresentaram expansão incluindo a agricultura que estava tendo baixa muito grande nos anos anteriores, com isso vemos que a geração de emprego esta com o passar do tempo crescendo cada vez mais apesar de algumas baixas ao longo destes anos.

Gerar emprego é bom para a economia do país e isso reflete consideravelmente no PIB, como vimos à economia do Brasil em 2012 foi a pior até agora e a geração de emprego deste mesmo ano também caiu e muito, ou seja, cai a economia, cai o número de contratações.

3.0 Evolução da Poupança Doméstica de 1999 a 2013

Ao longo dos anos a poupança evoluiu bastante, mas sem lucros numerosos. Todos sabem que o Brasil tem uma baixa taxa de poupança, o nosso país produz pouco e consome muito, fazendo com que as taxas de consumo cresçam.

Durante esses anos a poupança doméstica evoluiu se compararmos a anos anteriores, mas não podemos dizer que a evolução foi grande a ponto das pessoas comemorarem o crescimento do seu capital. Os gastos que os consumidores têm são bem maiores que os lucros que eles obtém, pelo que estamos vendo a lei que rege a poupança é gaste muito e lucre pouco com a sua poupança.

Segundo Humberto Maia Júnior, em seu artigo eletrônico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com