TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Localização como Estratégia Organizacional

Por:   •  31/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 9

                               Cíndiley Martins de Oliveira

                               Flávia da Conceição Ferreira

        

Pesquisa Avaliativa

A Importância da Localização como Estratégia Empresarial

         

Belo Horizonte

                                                           2013

              Trabalho apresentado à Professora Rachel Bicalho da disciplina de Administração da Produção do curso de Administração de Empresas da faculdade FEAD.

Belo Horizonte

                                                 2013

SUMÁRIO

        

Introdução        4

A localização como estratégia empresarial        5

Instalações da Fiat em Betim.................        6

Por que em Betim?        7

Análise e Conclusão        8

Referências        9

Introdução

Atualmente observa-se um aumento da competitividade empresarial, que resulta da melhoria da qualidade dos insumos e produtos, do progresso tecnológico, e da diminuição dos custos produtivos.

No Brasil, estes pontos começaram a ser fortemente observados a partir do início dos anos 90, através da abertura do país aos produtos estrangeiros e da globalização crescente. Estas mudanças qualitativas, provenientes da ruptura das tendências anteriormente observadas, provocaram alterações significativas no processo de tomada de decisão empresarial, exigindo dos gestores uma maior análise do risco associado ao planejamento em longo prazo.

A análise da localização é ponto fundamental para uma boa administração, tanto para uma indústria quanto para uma prestadora de serviços. As indústrias são geralmente localizadas próximas aos recursos; como matéria-prima, água, energia e mão-de-obra; já prestadoras de serviços se orientam de acordo com o mercado.

Através da análise criteriosa destes fatores e de decisões empresariais acertadas se obtêm competitividade.

                                                                                                4

A Importância da Localização como Estratégia Empresarial

Naturalmente, a localização ideal é aquela que gera maiores benefícios à empresa, como a redução dos custos envolvidos e a maximização do nível de serviço desejado.

Independente do tipo de negócio, produção industrial ou prestação de serviços, a decisão sobre o local de instalação de sua operação deve ocorrer em vários momentos e não apenas antes de seu início. Também durante a expansão de uma instalação existente ou a mudança de local da instalação atual, a decisão do local terá impacto direto sobre a produtividade e desempenho geral do negócio.

Proximidade dos clientes, definição do melhor espaço físico, matéria-prima e mão-de-obra são pontos que devem ser analisados.

No início de uma operação é necessário planejar não apenas se a infraestrutura da região e os insumos locais atendem suas necessidades atuais, mas também a expansão do seu negócio. 
        Os fatores determinantes para a escolha do local variam de acordo com o tipo de negócio pretendido.  No caso de uma indústria o gestor deve considerar: 

  • Mão-de-obra: A proximidade será importante para facilitar a contratação de pessoas;
  •  Serviços  locais  e  públicos:  É  preciso   garantir   que   o  local  possua a infraestrutura básica para sua instalação; 
  • Rede de transportes: Garantir  a  entrega  de  insumos e a entrega dos produtos fabricados a seus clientes de forma ágil e organizada. 

  Atualmente, os incentivos fiscais têm sido um fator relevante na escolha do local de instalação das indústrias, garantindo maior retorno em sua operação para a empresa e garantia de geração de emprego e futuras receitas fiscais para o Município/Estado. 

                                                                                                5

Os fatores apresentados acima também são importantes na escolha do local de uma empresa prestadora de serviços, mas alguns deles são determinantes: 

  • Facilidade de acesso ao mercado consumidor: Devido ao intenso contato com seus clientes, estes costumam participar do processo produtivo e sua presença dentro da organização é importante para estreitar os laços comerciais. 
  • Localização da concorrência: Em geral, para as empresas de serviço é melhor estar distante dos concorrentes, para evitar que a proximidade retire clientes de seus estabelecimentos. 

Instalações da FIAT Automóveis em Betim

A fábrica da FIAT é localizada em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais. Onde são fabricados todos os automóveis da FIAT vendidos no mercado brasileiro.

A área construída da fábrica da FIAT é de mais de 613 mil metros quadrados, em um terreno de mais de 2,25 milhões de metros quadrados. Embora tenha uma grande estrutura, a fábrica da FIAT está no limite de sua capacidade instalada, próxima a 800 mil veículos ao ano. Pode-se ver na imagem de satélite que tem muitos carros em estoque. A FIAT está investindo 7 bilhões de reais para a ampliação da capacidade de produção para 950 mil veículos por ano.

A fábrica começou a ser construída em junho de 1974 e foi inaugurada em julho de 1976. Ela opera em três turnos de trabalho, produzindo em torno de 3 mil carros por dia e gera cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos. Em 2010 se tornou a maior fábrica do mundo em número de veículos produzidos.

A FIAT é um empresa automobilística global, com sede na cidade de Turim, no norte da Itália. A FIAT atua em mais de 60 países, com mais de mil unidades e 223 mil empregados. A fábrica em Betim é a maior fábrica da FIAT fora da Itália.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com