TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística – Uma Função essencial na empresa

Por:   •  21/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 4

CAPITULO 1 (AULA 1 – GESTÃO DE MATERIAIS)

Logística – Uma Função essencial na empresa

A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

Normalmente os consumidores não residem próximos de onde os bens ou produtos estão localizados e esse é um dos maiores problemas enfrentados pela logística que é: diminuir o intervalo/lacuna/espaço vazio entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.

É responsabilidade dos empresários providenciarem os serviços logísticos necessários de modo eficaz e eficiente. Contudo, as empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido os avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e à disponibilidade de recursos. Por tanto, considerando as alterações na administração com o tempo é necessário adaptar-se às novas exigências.

A concepção logística na empresa

A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporta, estoques e comunicações Iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre religiões vizinhas. Hoje as empresas realizam essas mesmas atividades a fim de dispor aos clientes os bens e serviços que eles desejam. Somente nos últimos anos é que ganhos substanciais nos custos foram conseguidos, graças à coordenação destas atividades, os ganhos potenciais resultantes de se rever a administração das atividades logísticas está transformando a disciplina numa área de importância vital para uma grande variedade de empresas.

A logística como fundamento para o comércio

A logística também tem importância numa escala global. Na economia mundial, sistemas logísticos eficientes formam bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão de vida nos países desenvolvidos. Muitas vezes certa região detém uma vantagem sobre as demais no que diz respeito a alguma especialidade produtiva. Um sistema logístico eficiente permite uma região geográfica explorar suas vantagens inerentes pela especialização de seus esforços produtivos naqueles produtos que ela tem vantagens e pela exportação desses produtos às outras regiões. O sistema permite então que o custo do país (custo logístico e de produção) e a qualidade desse produto sejam competitivos com aqueles de qualquer outra região.

Custos logísticos são um fator – chave para estimular o comércio. O comércio entre países e entre regiões de um mesmo país é freqüentemente determinado pelo fato de que diferenças nos custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre as regiões. Enquanto algum país bem desenvolvido de alto padrão de vida tem um sistema logístico eficiente, outros países como a África apresentam sistemas de transportes e armazenagem inadequados para um comércio extensivo.

Quanto maior e mais sofisticado for seu desenvolvimento, e quanto mais baratas forem suas movimentações e armazenagem, mais livre será a troca de mercadorias e maior será a especialização do trabalho. Sem tal desenvolvimento o comércio não ocorre.

Os problemas logísticos permanecem

A importância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados as suas atividades. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com