TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING ESTRATÉGICOAPLICADO AO AGRONEGÓCIO

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 10

FASF - ADMINISTRAÇÃO RURAL II

MARKETING ESTRATÉGICOAPLICADO AO AGRONEGÓCIO

1 - PRINCIPAIS OPÇÕES ESTRATÉGICAS DAS AGROINDUSTRIAS:

A ) - Especialização  - Esta opção   estratégica consiste basicamente em concentrar as atividades da empresa em determinado segmento de mercado ou da utilização de dada tecnologia. Esta estratégia é muito utilizada por pequenas empresas que buscam, desta forma, ocupar os espaços não ocupados pelos grandes grupos empresariais. A especialização leva a facilidades no processo de gestão interna da firma e a um bom conhecimento das necessidades dos clientes. Desta forma, a firma está bem posicionada para se manter atualizada com as mudanças de hábitos ou necessidades de consumo de seus clientes. O grande inconveniente desta estratégica é o risco associadoà participação em um só mercado. Caso este mercado enfrente problemas, será a empresa como um todo que estarácomprometida.

B) Integração vertical - As vantagens proporcionadas por esta estratégia estão fundamentalmente associadas à apropriação dos lucros dos mercados situados a montante e a jusante da atividade original da empresa e/ou ao controle destes que se integra a montante, ou “ou para trás”, teria a garantia de que o fornecimento de suas matérias-primas, em quantidade equalidade, estariam de acordo com suas necessidades. Por outro lado, uma empresa que se integra a jusante, ou “ para frente”, teria a vantagem de poder estar mais próxima do consumidor de seus produtos e assim identificar mais facilmente suas necessidades de consumo e aumentar sua diferenciação e termos de qualidade e de serviços, controlar melhor seus canais de distribuição. Existem alguns inconvenientes nesta opção estratégica. O investimento pode ser muito alto, comprometendo à alocação de recursos para a atividade principal da empresa. As dificuldades de gestão também aumentam consideravelmente com o número de mercados nos quais a empresa atua. Além disso, os riscos da empresa também são elevados, visto que qualquer problema na cadeia vai afetar todas as atividades da empresa. Neste caso, ao invés de aproveitar os lucros de todos os mercados em que participa, ela vai ver seus prejuízos aumentarem pelo comprometimento do conjunto da cadeia.

C) – Diversificação-Pode dar-se basicamente através da diversificação via produtos ou via mercados. Uma empresa pode optar-sepor diversificar-se através da entrada em  mercados em que não atuava, utilizando os mesmos produtos ou produtos diferentes. Outra opção é manter os mercados originais da empresa e diversificar somente os produtos com os quais ela concorre nestes mercados. Uma terceira opção nasce da combinação das duas primeiras.

        

Os motivos que levam a empresa a adotar esta estratégia estão fundamentalmente a três fatores:

1 – Está relacionado às dificuldades encontradas nos mercados originais da empresa(aumento da concorrência, diminuição da demanda, novo paradigma tecnológico)

2 – Diminuição dos riscos proporcionada pela não=concentração das atividades da empresa em um só setor.

3 - Melhor equilíbrio dos fluxos financeiros, em que as atividades mais rentáveis gerariam recursos suficientes para suportar as atividades mais rentáveis gerariam recursos suficientes para suportar as atividades ainda em fase de implantação ou expansão de mercado.

Existem basicamente dois tipos de diversificação: a diversificação via formação de conglomerado e a diversificação dita concêntrica. A diversificação concêntrica ocorre quando a empresa procura diversificar suas atividades guardando a mesma base tecnológica, o mesmo tipo de clientela, os mesmos canais de distribuição e marca etc. A formação de conglomerado obedece a uma lógica financeira em que a participação em novas pode ser ditada por uma oportunidade de negócio. Nesse caso, o desenvolvimento de novas atividades ocorre independentemente de qualquer ligação com as atividades originais da empresa.

D) Inovação – Uma inovação tecnológica em dado elo da cadeia agroindustrial pode ter repercussão sobre a dinâmica de funcionamento de todo o sistema. Pode ser desenvolvida de maneira interna ou externa à empresa.  Os parâmetros que norteiam o sucesso de inovação tecnológica estão ligados ao conhecimento do mercado em questão, à capacidade técnica da empresa implementar a inovação(P&D e operações de produção) e ao apoio da direção geral.

E) Fusões e Aquisições – Esta estratégia no setor agroindustrial tem aumentado de intensidade em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. A globalização dos mercados, a necessidades de capitais, o aumento na velocidade de transmissão das informações, o aumento da uniformização dos hábitos de consumo são fatores que ajudam a explicar esta tendência.

Fatores que justificam esta opção estratégica:

- obtenção de sinergias operacionais e/ou financeiras;

-obtenção de economia de escala;

- melhoria dos resultados da empresa adquirida através de uma gestão aprimorada;

- melhoria da coordenação das atividades da empresa através do controle e de outros mercados em que ela participa;

- compra de ativos avaliados abaixo do valor real;

-aumentorápido da parte de mercado da empresa.

F ) Estratégia de Corte – Está normalmente associada a  situações de grave crise na empresa. As ações podem variar quanto a sua profundidade e extensão. Elas podem significar desde cortes de despesas visando recuperar a posição concorrencial da empresa, passando pela retirada de linha de produção de determinados produtos ou desinvestimento em certos mercados, até o fechamento de unidades ou da própria firma.

MARKETING E AGRONEGÓCIOS NOS DIAS ATUAIS

O marketing dentro do contexto agribusiness utiliza basicamente os mesmos conceitos aplicados a outros setores produtivos, porém deve considerar as particularidades das firma agroalimentares como:

. natureza dos produtos ( perecibilidade e sazonalidade);

. características da demanda ( bens de consumo corrente, produtos em ascensão ou estabilizados ou em declínio, sazonalidade);

. comportamento do consumidor (dimensão psicológica);

. dispersão do setor de produção agropecuária;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com