TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM

Por:   •  9/5/2018  •  Tese  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM

                                     EMILIANA AP.DE.L.SOARES

INTRODUÇÃO:        

Nesse trabalho, procuro mostrar meu ponto  de vista em relação á musicalização infantil e seus benefícios para a aprendizagem da criança.

A musicalização na educação infantil está relacionada  a uma motivação diferente do ensinar,  em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças, cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável das crianças.

A música é uma forma de expressão ,também possibilita a interação com o mundo adulto dos pais, e outras fontes como TV, rádio e internet que rodeiam o dia a dia das crianças, a música pode ser utilizada em vários momentos do processo de ensino – aprendizagem sendo de grande importância fazer nosso conhecimento e avançando sempre no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo.

As escolas devem incentivar a música, bem como o uso de outros meios artísticos pode incentivar a participação a cooperação e a socialização, a música  ganha ainda mais importância por arrebatar não só as crianças mais também os adultos na escola, além de contribuir para que os diversos conhecimento sejam mais facilmente aprendidos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por meio da música pode – se trabalhar a linguagem oral, lúdico e escrita, possibilitando o estimulo da crianças em ampliar seu vocabulário, com isso a música ajuda a descobrir as linguagem sensitivas e do seu próprio potencial criativo, sendo capaz de trabalhar a personalidade da criança, onde se permita que elas construam e reconstruam significados enquanto formam a consciência de si em seus gestos, sendo assim, o papel do professor dentro da sala é, organizar, planejar e criar projetos que possibilite o estimulo do desenvolvimento da coordenação motora e expressão corporal, possibilitando sua integração cultural;

A música além de ser um grande meio de socialização é uma área de conhecimento, facilitando a aprendizagem, é impactante na construção do conhecimento  e principalmente no desenvolvimento infantil.

Assim sendo, contatei que a música quando trabalhada desde cedo no contexto escolar ajuda no desempenho e na vida como um todo.

A música é uma grande ferramenta

Muito importante para a assemelhação

Para diversos conteúdos na

Rotina dos alunos,

Pois transporta para o universo

Dos mesmos, de forma lúdica

Os conceitos científicos

De diversas matérias.

(BUENO,2012,P.29)

 Sendo assim existem varias áreas do desenvolvimento como a cognitiva , afetiva, social, linguística e psicomotora, a música ajuda na estimulação dessa áreas, pois não tem como desenvolver somente uma ,porque todas estão ligadas e influenciadas pelas estimulação musical, que provoca expressão sentimental, pensamento e movimentos. A música torna –se meio para serem trabalhados em áreas diferenciadas de disciplinas no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com