TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Martin Brower Estudo de Caso

Por:   •  30/11/2015  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Paulo Renata Lima | RA: 114114111 | Logística e Cadeia de Suprimentos | Data: 12/11/2015 | Estudo de Caso 1

ESTUDO DE CASO MARTIN BROWER

1)  Centro de Distribuição próximo das instalações fabris dos principais fornecedores para garantir a sincronia necessária para atender rapidamente aos pedidos recebidos. Caminhões frigoríficos com diferentes compartimentos em temperaturas distintas para minimizar o número de entregas e aumentar o mix de produtos no mesmo caminhão. Formulário eletrônico de pedidos para evitar retrabalhos, entregas urgentes e falta de mercadorias. Previsão de vendas com sistema ERP. Software para roteirizar o melhor caminha para as entregas. Custome service 24 h para atender qualquer imprevisto com as entregas.

2) McDonald’s e MB atuam juntas na conferência dos índices de serviços que indicam a eficiência operacional da MB. Desta maneira o McDonald’s tem acesso a informações como giro de estoque, número de funcionários MB por restaurante atendido, percentual de pedidos atendidos sem erros, número de caixas entregues por rota, etc, garantindo um logística enxuta e que a MB sempre estará pronta para solucionar suas demandas.

3) A MB é o parceiro logístico do McDonald’s e preta os serviços de aquisição de produtos, armazenamento e distribuição aos restaurantes. A vantagem dada ao McDonald’s é que a MB se encarregada de toda a logística enquanto o McDonald’s terá muito mais tempo e força de trabalho para dedicar-se no atendimento dos clientes em cada restaurante.

4) No transporte a MB faz uso de caminhões frigoríficos especiais que podem transportar grande mix de produtos e, também, faz uso de software de rotas para otimizar as entregas. Na manutenção de estoque a MB possui um grande centro de distribuição localizado próximo as unidades fabris dos fornecedores para garantir a sincronia entre pedidos e entregas. E em relação ao processamento de pedidos a MB faz uso formulários eletrônicos de pedidos para atrasos e erros.

5) Integração estratégica. O McDonald’s tem a MB como parceira no processo, delegando toda questão logística para a mesma e atuando como um gerente dos índices de eficiência da MB.

6) No caso específico temos um trade off entre transporte e serviço ao cliente, pois, o Mcdonald’s preza especialmente pela pontualidade e flexibilidade exigida pelo mercado ao qual a rede fast food esta inserida. Percebe-se isso pois a MB utiliza-se de caminhões frigoríficos especiais e software roteirizador para evitar ao máximo imprevistos no atendimento ao cliente.

7) Greve de caminhoneiros, anomalias climáticas que afetem a produção dos fornecedores, acidentes rodoviários, desastres ambientes que bloqueiem as rodovias e problemas na rede de comunicação que impeçam a realização dos pedidos.

8) Atendimento rápido, cortês e com um produto de extrema qualidade. Este nível de serviço se encaixa na integração estratégica, pois, atender 6000 clientes por dia a rotatividade de entregas de alimentos frescos depende da integração com a operadora logística.

9) Não sei ao certo precisar quantas lojas do McDonald’s estão localizadas no nordeste e norte do país. Depois do boom econômico da última década nestas regiões, certamente muitas franquias foram abertas. Partindo do preceito que nestas regiões tem um número de lojas considerável, eu estudaria a possibilidade de se criar um centro de distribuição mais próximo destas lojas para diminuir as distâncias e consequentemente o tempo de entrega dos pedidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com