TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Masp o Estudo de Caso

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 5

Exercício de MASP

A EMPRESA

A ALFA-latas é uma fundição de latão de médio porte que fabrica dois produtos de grandes dimensões: conexões tipo COTOVELO e derivações do tipo TÊ. As conexões são fundidas em liga especial de latão e as derivações em liga comum.

Há três meses a produção foi aumentada com a entrada em operação de uma segunda linha de produção, a linha 2. Foi necessário, então, aumentar o número de duas turmas (A e B) para três turmas (A, B e C).

Com o aumento de turmas foi necessário remanejar pessoal experiente (moldadores, vazadores, rebarbadores, chefe de turma) das turmas A e B para a nova turma C, bem como contratar novos Inspetor e Chefe de Turma.

O PROCESSO

O processo produtivo consiste simplificadamente de duas linhas (1 e 2) de produção independentes e compostas por Moldagem, Carga, Fusão, Vazamento, Desmoldagem, Rebarbação, Inspeção, Armazenamento e Expedição.

A seqüência de produção inicia-se com a preparação da carga do forno, orientada pelo Chefe de turma, onde o Forneiro pesa e adiciona as matérias-primas no forno. Após a fusão, o Vazador enche os moldes que vieram da Moldagem e os transfere para a área de Resfriamento e Desmoldagem. Em seguida, as peças desmoldadas vão para a área de Rebarbação. As peças prontas sofrem inspeção 100%, sendo então separadas as peças boas das peças com defeito.

Os defeitos que podem aparecer são de três tipos:

TRINCAS

POROSIDADE

DIMENSIONAL (fora da especificação geométrica)

As peças com defeito são sucatadas ou retornam à linha de produção para serem recuperadas, com aumento indesejável de custo em ambos os casos.

O PROBLEMA

A Produção vem cumprindo normalmente a programação e as vendas têm se mantido dentro do planejado. Porém, o setor financeiro reclamou junto ao Presidente da companhia de um aumento de custos devido a refugos e retrabalho a partir da entrada da nova linha de produção.

O Presidente irritado, ainda mais que redução de custos era uma das diretrizes para o ano em curso, telefonou para o gerente de Produção reclamando providências para que os índices de refugo e retrabalho voltassem aos níveis anteriores a entrada da Linha 2.

O Gerente decidiu colher informações na sua área. Para poder analisar o que estava ocorrendo ele solicitou um levantamento de dados das peças produzidas e das peças com defeito nos últimos 6 meses. Estes dados estão na Tabela 1. Pediu, também, que fossem coletados dados de controle de uma semana de trabalho (6 dias), que constam das fichas chamadas “Controle Diário”. Além disto, colheu informações a partir de contatos diretos com diversos empregados envolvidos com a produção. O resultado destas entrevistas é mostrado a seguir.

RESULTADO DAS ENTREVISTAS

O Gerente de Produção fez a mesma colocação a todos:

“Recebi informações de que houve um aumento na quantidade de peças defeituosas nas linhas de produção, mas não tenho ainda os detalhes nem as causas. Você tem idéia do que poderia estar causando aumento dos defeitos?”

1) Supervisor de manutenção

Todos sabemos que a linha antiga tem produtividade mais baixa e dá muito mais problemas para a Manutenção. É evidente que os defeitos provém desta linha que está desgastada e que a solução é o sucateamento da linha antiga e a compra de uma nova, igual a que foi instalada há três meses...

A linha 1 tem produtividade mais baixa ( produção x defeito) em relação a linha 2?

2) Coordenador técnico de apoio a produção

Não quero acusar ninguém, mas sabe-se que a Operação está enfrentando problemas com o pessoal. O remanejamento do pessoal de todas as turmas gerou insatisfação geral causando desmotivação e era de se esperar um aumento do nível de defeitos em todas as turmas. Estou prevendo problemas com o sindicato brevemente. Sugiro que o senhor faça uma reunião com o pessoal das turmas e o sindicato para acalmar os ânimos...

Teve aumento nos níveis de defeitos em todas a turmas após instalação da linha 2?

3) Supervisor de produção

É claro que o problema está na nova linha de produção, pois a Manutenção não domina o equipamento novo. Se houve aumento de peças defeituosas só pode ser por causa dos problemas de manutenção da linha 2. Parece que houve aumento de peças defeituosas depois que a Linha 2 entrou em operação. O que é preciso fazer é um puxão de orelhas no pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com