TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching e Mentoring - Case Megasoft

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL PIRACICABA

TÉCNOLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

KÉZIA THAIS TIBURCIO FLORENCIO

Coaching e Mentoring

Case Megasoft

PIRACICABA

2018


Kézia Thais Tiburcio Florencio

Coaching e Mentoring

Case Megasoft

Estudo de caso apresentado à Faculdade Anhanguera como requisito da Tutoria Coaching e Mentoring do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Professora: Lucyene Ferrez de Sousa.

PIRACICABA

2018


CASE MEGASOFT

O desenvolvimento do capital humano e intelectual é uma importante ferramenta que vem sendo muito utilizada no dia a dia das organizações, afinal são as pessoas que fazem a diferença em qualquer negócio, segundo Chiavenato (2004) capital intelectual é a soma de tudo o que você sabe.

Dentro desse contexto, podemos utilizar vários recursos para que os profissionais aprimorem suas competências e apresentem um melhor resultado à empresa.

E de acordo com texto publicado no site Salpinx entre os diversos recursos disponíveis podemos destacar o  mentoring processo que ganhou bastante popularidade nos últimos anos, e tem demonstrado ser uma ferramenta muito eficaz, já que utiliza o potencial que já existe dentro das organizações e com base em seu conhecimento e experiência, estimula e influencia o desenvolvimento de novos profissionais, impulsionando assim a inovação e a criatividade da empresa e consequentemente tornando-a mais competitiva.

Este programa de Mentoria prevê que os colaboradores, ao terminarem o programa/disciplina, tenham desenvolvido as competências exigidas pela empresa para assumirem o cargo de Gerente tendo em vista a expansão e duplicação do seu quadro de lideres.

[pic 2]

ETAPAS DO MENTORING

O processo de mentoring ocorrerá durante um período de 6 (seis) meses.
Etapa 1: Definição dos participantes do programa, neste caso somente funcionários com perfil para gestão, com no mínimo 1 ano de exercício na função de líder e ou supervisor de equipes identificados pelo RH da Megasoft, os participantes serão selecionados a partir de uma avaliação que determinara os escolhidos para o programa, é ainda na primeira fase do programa, que os selecionados participarão da realização do diagnóstico inicial para a estruturação do programa,o diagnóstico será realizado em  dois encontros com duração de duas horas cada.

Etapa 2: Na segunda fase serão realizados dois encontros com duração de duas horas cada, com o objetivo de orientar os participantes quanto aos objetivos e o desenvolvimento do projeto.

Etapa 3:Nesta etapa do Programa, mentoring e mentorados serão apresentados, o primeiro encontro será realizado apenas com os candidatos a mentoria, o segundo encontro apenas com os mentoring e o ultimo encontro conjunto mentoring e mentorado.


Observação: Nesta fase serão realizadas oficinas e minicursos que oportunizarão o acesso ao conhecimento em gestão para os inscritos no programa, no decorrer dos encontros serão identificados os perfis e as necessidades de conhecimentos específicos de cada um dos mentorados. A partir destas constatações, os encontros e oficinas e/ou minicursos será específico para        cada        participante.

Etapa 4: Após este primeiro contato com a mentoria, haverá um novo encontro primeiro apenas para os mentorados e após apenas para os mentoring da empresa e o projeto passará por uma revisão, ondes serão realizadas as devidas correções e/ou        adaptações(caso        necessário).        [pic 3]
Etapa 5: Esta etapa consiste em um trabalho mais pratico, com acompanhamento do mentorado as atividades do mentoring, sendo devidamente orientado no seu dia a dia dentro da organização, um dos principais motivos que provocam falhas nas estratégias de mentoring é a falta de alinhamento, falta de comunicação entre quem orienta e quem é orientado.

As pessoas selecionadas precisam saber o que é esperado deles, qual o objetivo da estratégia, que ferramentas eles podem utilizar, como devem se portar, quando e como devem recorrer ao time de suporte etc.

Sendo assim fica estipulado dentro das regras do projeto que o mentorado terá que aumentar os seus índices de produtividade em ao menos 30% para ser promovido para o cargo desejado.


Etapa 6: Encerramento e Apresentação de todo o trabalho e os resultados obtidos durante o programa para a equipe de Recursos Humanos e Diretoria Técnica da organização.

Os mentores serão bonificados de acordo com o resultado apresentado por seu mentorado.

QUEM SERÃO OS ENVOLVIDOS

RH

O RH tem a função de ajudar os mentorados a dominar o conhecimento necessário para desempenhar o seu trabalho e prepara-los para crescer na organização através de orientação e treinamento, proteção, que consiste em defender o mentorado em relação a contatos prematuros ou potencialmente danosos com outros, principalmente quando o indivíduo ainda não possui todas as condições de agir de forma segura e conseguir soluções satisfatórias; exposição e visibilidade: o mentor, desde que esteja seguro de que o mentorado está suficientemente preparado, busca ou cria oportunidades de exposição perante os pares e superiores deste; patrocínio, um apoio que consiste em indicar o indivíduo para ocupar cargos desejados ainda no mesmo nível hierárquico ou para receber promoções.

MENTOR

O Mentoring consiste em forte apoio para o desenvolvimento de líderes, o mentor é um gestor interno da empresa, alguém experiente, e com motivação para aconselhar, explicar, ouvir e orientar novos profissionais com menor experiência é ideal que ele tenha domínio inclusive sobre a cultura da organização. É muito importante que ele tenha as seguintes premissas:

  • Estar motivado;
  • Ter disponibilidade e o desejo de ajudar o seu mentorado;
  • Ser confiante e crítico (sem exageros);
  • Fazer perguntas que levam à reflexão;
  • Ser paciente e altamente compreensível;
  • Fornecem feedbacks objetivos e claros.
  • A qualidade do mentor: empresas que investiram em mentores qualificados alcançaram um desempenho três vezes maior do que as suas principais concorrentes.
  • Relação saudável e frequente: a frequência de encontros entre os aprendizes com alto desempenho e seus mentores estava acima de duas vezes por semana.
  • Enfoque em questões críticas do negócio ou carreira: é importante que o mentor foque as discussões nas questões que mais geram preocupação ou dúvidas nos orientados.

MENTORADO

O perfil dos mentorados normalmente é de profissionais mais jovens e com um futuro com boas perspectivas; são principalmente futuros líderes, em cuja formação as empresas decidem investir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (281.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com