TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MENTORING E COACHING

Por:   •  13/5/2015  •  Monografia  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

Atualmente os profissionais da administração são constantemente cobrados principalmente no controle de suas emoções medindo sua maturidade emocional como temos observado em dezenas de estudos ao qual para o desenvolvimento desde documento constatamos e, partindo desse pressuposto que determinamos o tema desse estudo, problematizando sua investigação no âmbito das habilidades diferenciais que tornam o profissional motivo de destaque entre os demais pois entendemos que essas competências são realmente diferenciais no cotidiano das organizações.

Para tanto de forma basear nosso modo de pensar esta pesquisa tem como base teórica, o conceito de “Coaching e Mentoring”, a apresentação das pesquisas relacionadas com o tema, realizando assim uma pesquisa bibliográfica nas áreas de psicologia e administração, na qual foram obtidos dados que possibilitaram uma compreensão ampla e generalizada a respeito do tema.

Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma síntese teórica, através da qual foram encontradas as produções a respeito desse tema, seguindo o modelo metodológico de (Andrade, 2005).

A bibliografia investigada contemplou livros específicos sobre inteligência emocional e conceitos e práticas em administração, considerando-se como período de publicação a década de 1990 até os dias atuais. Além destes, artigos científicos como os presentes na base de dados Scielo – que garantem o rigor científico das informações – também foram utilizados, juntamente com periódicos da área que apresentaram temas relevantes, culminando no objetivo da possibilidade de familiarização do leitor a respeito dos diversos assuntos que envolvem este tema de pesquisa, bem como obter conteúdo para efetuar a revisão bibliográfica contendo os resultados.

Depois de realizada e organizada a coleta de informações, pretendeu-se efetuar um processo analítico comparativo-descritivo. A dimensão comparativa consistiu em identificar semelhanças e diferenças entre os pareceres dos autores coletados a partir das diversas práticas constatadas. Já a esfera descritiva desta análise funcionou como um retrato fidedigno do material coletado, destacando-se as práticas mais atuais. (LAKATOS, MARCONI, 2005) .

Com isso, discutiu-se e por fim elaboraram-se possíveis conclusões baseando-se na teoria produzida, para se chegar a um provável consenso no que é verdadeiramente relevante em relação a esta temática para as organizações nos dias de hoje.

A leitura consultada, segundo os autores pode incluir livros, artigos científicos publicados em periódicos nacionais, teses dentre outros sendo portanto uma pesquisa qualitativa. Neste tipo de estudo, os autores informam ainda que os pesquisadores utilizem as publicações que lhes parecem mais importantes; não existe aqui a obrigatoriedade de explicação dos critérios de seleção.

2. DESENVOLVIMENTO

O Conceito de Coaching e Mentoring é novo no mercado das empresas mesmo assim uma ótima opção para executivos, empresários, administradores e gestores, que desejam buscar as melhores formas de planejar e administrar as finanças da empresa.

Com o decorrer dos anos a administração revelou-se um grande fenômeno universal no mundo moderno, revelando-se como uma área complexa e repleta de desafios para o homem atual.

De acordo com Caravanteset al (2005), desde o início da história dos homens, percebeu-se que para todos os trabalhos seria necessária uma divisão de tarefas com resultados satisfatórios.

Ocorria desta forma uma divisão de trabalho na qual a especialização de algumas atividades e a coordenação para que tudo desse certo.

No mercado atual as organizações necessitam alcançar seus objetivos, em um cenário de grande concorrência, para isso precisam estar em sintonia com a tomada de decisões, coordenação de múltiplas atividades, condução de pessoas etc.

De acordo com Chiavenatto (2003, p. 13):

“[...] Cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada, a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação do desempenho dirigido a metas previamente determinadas [...]”

As organizações a atingirem certo porte necessitam de uma administração e sua administração requer todo um aparato de pessoas em diferentes níveis hierárquicos que se ocupam de atividades diferentes até mesmo na área financeira.

Segundo Chiavenatto:

A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferencias pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização (CHIAVENATTO, 2003, p.2).

É o trabalho colocado em evidência, de forma a proporcionar à criatividade, a integração das pessoas, a liderança. O que antes parecia um desafio, hoje é uma qualidade, uma característica.

Farias (1979), afirma que uma organização é um estabelecimento com relações efetivas entre trabalho, pessoas e lugares escolhidos. Para que o conjunto possa ser eficiente, o autor sugere ainda passos para que o trabalho fique organizado.

Conheça o objetivo [...]. Divida o trabalho a ser empreendido em suas atividades componentes. [...]. Agrupe as atividades em unidades práticas. [...]. Para cada atividade ou grupo de atividades, defina claramente os deveres e forneça os meios físicos necessários. [...]. Nomeie [...] pessoas qualificado. [...]. Delegue a autoridade conveniente ao pessoal indicado (FARIAS, 1979, p. 52).

A necessidade de um novo modelo de gestão tem sido difundida já que as empresas de forma geral têm grande dificuldade em definir com clareza o que esperam das pessoas, e dificuldade ainda maior para definir os horizontes profissionais que podem oferecer principalmente na área financeira onde a necessidade de especialização por parte do colaborador se torna muito maior.

O conhecimento profissional deve oferecer ao gestor conhecimentos teóricos, capacidades para interpretar e absorver o essencial das informações, uma análise crítica que o torne capaz de decidir com veracidade diante das incertezas que afetam diariamente o ambiente empresarial.

A liderança pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, mas, exige sensibilidade, organização, força de vontade, competência teórica e prática e muita dedicação. A grande maioria dos chefes é incapaz de conseguir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com