TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coaching e Mentoring

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA

DIONE DO AMPARO MOTA

MATRÍCULA: 20182301080

TRABALHO DA DISCIPLINA

COACHING E MENTORING

MARICÁ – RJ

2019

Considerações da minha resposta referente aos tópicos solicitados:

  • Se Stephen está ou não praticando coaching ou mentoring em sua estratégia, justificando sua resposta;

Não. Pois está trabalhando com porcentagem, resultados. E não com melhorias de desempenho de pessoas na organização, que caracterizaria como coaching. Na verdade ele está usando outro caminho para alcançar seu objetivo, diferentemente do coaching. E também não seria o mentoring, pois o mentoring utiliza o compartilhamento de saberes técnicos entre o mentor e o colaborador. Ele é um processo de orientação, não possui um objetivo de desempenho, basicamente de desenvolvimento pela aprendizagem.

  • Que papel (is) de um gestor (Un.3 – Aula 2, on-line) você recomendaria para Stephen adotar, justificando sua resposta;

Recomendaria para Stephen o Papel Interpessoal que destacaria a liderança e o Decisorial onde destacaria o empreendedorismo.

Na liderança, envolve todas as atividades interpessoais nas quais há alguma forma de influência. Onde o gestor tem a capacidade de mobilizar as pessoas para fazerem alguma coisa, para alcançar os objetivos esperados. E no empreendedorismo, onde envolvem os papéis de decisão, resolução de problemas e a tomada de decisões. É a capacidade de arriscar, investir em projetos, ter uma visão de futuro. Segundo Henry Mintzberg, a formação de gerentes reside no desenvolvimento das habilidades. Onde ele identificou oito habilidades gerenciais existentes: habilidade de relacionamentos, de liderança, de resolução de conflitos, de processamento de informações, de tomada de decisões, de alocações de recursos, de empreendedor e de introspecção.

  • Que tipo(s) de método(s) de avaliação de desempenho (Un.3 – Aula 3, on-line e livro) você recomendaria para o caso, justificando sua resposta;

Avaliação por competência. A avaliação de desempenho por competência é importante, pois é uma ferramenta que aumenta o estímulo e a motivação para trabalhar. A avaliação de desempenho por competências possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas potencialidades. Na avaliação de desempenho por competências, o colaborador tem um papel ativo na sua avaliação e no seu desenvolvimento, uma vez que participa da avaliação, ajudando a definir seus pontos fortes e fracos, bem como seu potencial.

  • Que estratégia(s) individual (ias) para a prática do mentoring (Un.4 – Aula 2, livro) poderia(m) ser usadas em substituição à estratégia adotada por Stephen, justificando sua resposta.

Acredito que possam ser usadas em substituição: esclarecer as expectativas – onde os mentores esclarecem suas próprias expectativas e a dos aprendizes. Incluindo discussão das funções do mentor que são esperados. E envolver-se em modelagem intencional – aonde mentores intencionais vão além da modelagem circunstancial. Estão sempre pedindo a seus aprendizes para vê-los realizar tarefas específicas profissionais.

Mentoring é a aprendizagem fortalecida por um relacionamento entre um mentor e um mentoreado, através de uma troca de informações e conhecimentos. É importante lembrar eu o mentor não decide, o mentor orienta; o mentor não traz respostas, o mentor incentiva a reflexão e que o mentor deve respeitar a confidencialidade da relação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com