TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ‘Coaching’ e ‘Mentoring’

Por:   •  28/8/2018  •  Abstract  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Coaching e Mentoring

Coaching ajuda tano no desenvolvimento pessoal quanto no profissional, auxilia uma pessoa ou um grupo a atingirem os seus objetivos, com identificação, entendimento e aprimoramento das competências.

O coach também apoia e auxilia através de perguntas e técnicas com seu cliente para sair do estado que se encontra hoje para o estado almejado. O processo é feito com sessões semanais, quinzenais ou até mensais e em cada encontro é apresentada tarefas, definidas em conjunto entre o coach e seu cliente, para que o cliente tenha atitudes no dia a dia para alcançar as metas pré-definidas.

Sendo assim o coaching tem o objetivo de fazer o seu cliente se empoderar das suas respostas, e dessa forma agir e criar ações que confirmem e concretizem seus resultados. Um coach tem o que ouvir o íntimo, se conectar com o seu coachee, fazer uma série de perguntas que suportem o cliente a chegar às respostas que ele busca, para que desta forma, o coachee conduza suas ações ao que almeja (crescer na carreira ou na vida pessoal).

Mentoring se refere a relação de duas pessoas, focada no desenvolvimento de uma delas: é um tipo de padrinho, que ajuda no crescimento funcional de um colega ou seja, uma espécie de tutor, onde o profissional mais velho e mais experiente orienta os profissionais mais jovens, aqueles que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa determinada empresa, compartilha experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos, esses ensinamentos tem foco na vida profissional e ajudar no sucesso de sua carreira, diferente do coach que tem uma abordagem mais ampla.

O tempo também é uma diferente entre coach e mentoring, o mentoring não possui limite de tempo para as sessões serem realizadas, já o coaching é definido já na primeira reunião.

O profissional de coach irá trabalhar de forma personalizada com seu cliente (chamado de ‘coachee’) traçando um perfil e definindo etapas para a pessoa seguir e atingir o patamar desejado. Já o Mentor aconselha profissionalmente e que estão nas fases iniciais da carreira, é uma metodologia feita com exemplos e vem crescendo nas empresas brasileiras. Em geral é uma responsabilidade do departamento de RH, os projetos de mentoring costumam ser aplicados quando se percebe a necessidade de substituições de algum funcionário ou até para integração de novos funcionários.

O que se espera com o Coaching e Mentoring entre os objetivos mais comuns para a procura desse tipo de trabalho, tanto o coach quanto o mentoring, é a entrada no mercado de trabalho, insatisfações com a carreira e a vontade de mudar completamente de área, atingir uma posição de liderança, atingir grandes projetos ou mesmo a quanto a vontade de desenvolver outras habilidades.

Tudo isso que já vimos acima ajudará com o aumento da produtividade, da satisfação com o trabalho, melhorar retenção de talentos, redução dos níveis de estresse, aumentar o valor da organização perante os colaboradores, melhorar o trabalho em equipe, o desenvolvimento de colaboradores que são chaves na empresa e também transformação dos gerentes/supervisores em exemplos de líderes.

Não existe uma melhor que a outra, depende muito do objetivo que cada um deseja alcançar no futuro, se o desejo é puramente profissional a tendência é voltar para o mentoring,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com