TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MENTORING E COACHING

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE NOSSA CIDADE[pic 1][pic 2]

MENTORING E COACHING

CARAPICUIBA/SP

2016

MENTORING E COACHING

Trabalho sobre "Mentoring e Coaching" apresentado à disciplina "Gestão de Pessoas", ministrada pela Prof.ª Esther Cosso do curso de Administração da Faculdade Nossa Cidade, como exigência parcial para aprovação na disciplina.

CARAPICUIBA/SP

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................3

2 COACHING.............................................................................................................4

2.1 CONCEITO E HISTÓRIA ....................................................................................5

2.2 COACHING NAS EMPRESAS ............................................................................5

2.3 BENEFÍCIOS PARA O COACHING ....................................................................6

2.4 BENEFÍCIOS PARA O COACHEE.. ...................................................................6

2.5 DIFERENCIAIS DO COACHING .........................................................................6

3 MENTORING ..........................................................................................................7

3.1 CONCEITO E HISTÓRIA ....................................................................................7

3.2 MENTORING NAS EMPRESAS..........................................................................8

3.3 BENEFÍCIOS PARA O MENTOR ........................................................................9

3.4 BENEFÍCIOS PARA O MENTORADO ................................................................9 4 DIFERENÇAS ENTRE MENTORING E COACHING...........................................10

5 SEMELHANÇAS ENTRE MENTORING E COACHING ......................................11

6 CONCLUSÃO.......................................................................................................12

REFERÊNCIAS .......................................................................................................13


1 INTRODUÇÃO

        Abordaremos nesse trabalho, diversas questões atinentes às ferramentas de Coaching e Mentoring, explicando-as conceitual e historicamente, bem como exemplificando diferenças e semelhanças de ambas.

        Discorreremos sobre as características de cada ferramenta e como suas abordagens são feitas junto aos seus públicos alvos – predominantemente profissionais que desejam evoluir em carreira com maior experiência, desempenho (eficiência e eficácia de entregas), conhecimento, postura, foco e demais variáveis desenvolvidas.

        Por serem ferramentas relativamente novas quando se fala em aplicabilidade no meio corporativo, procuraremos verificar os benefícios que a implementação de ambas tem trazido para o mercado.

2 COACHING

Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional considerado altamente eficaz por todos aqueles que já praticaram-no. Sua metodologia é testada e aprovada por diversas instituições internacionais que comprovam e evidenciam o sucesso e os benefícios gerados por sua implementação nas rotinas de profissionais.

A carreira de Coaching, neste sentido, é considerada uma das mais promissoras no Brasil e no mundo. Isto porque a demanda por profissionais que auxiliem no desenvolvimento de competências e habilidades de pessoas e empresas vem aumentando bastante a cada ano, dada a popularidade que essa ferramenta obteve recentemente.

O Coach atua de forma a encorajar e motivar seu cliente, o chamado coachee, fazendo-o refletir a respeito de diversos aspectos de sua vida, sempre transmitindo capacidades e técnicas comportamentais, psicológicas e emocionais, fazendo com que aprimore suas aptidões pessoais e profissionais visando o alcance de objetivos previamente estabelecidos.

O processo de Coaching funciona através do comprometimento do coachee com sua causa, realizando – entre uma sessão e a seguinte – tarefas que o aproximem de seu objetivo. O número de sessões e sua periodicidade têm estabelecimento prévio entre profissional e beneficiado, de modo a construir um sistema de aprendizagem e evolução que leve o coachee a conquistar suas metas. Caso haja necessidade, o processo pode ser encerrado antes do período determinado ou mesmo ser prolongado.

É excelente para quem pretende evoluir sempre como pessoa, como profissional ou que possua algum tipo de dificuldade que necessite de auxílio externo, sendo fundamental para o seu desenvolvimento de uma forma em geral.

O Coaching pode ser complementar ao Mentoring, uma vez que, apesar de terem diferenças, ambos visam o desenvolvimento pessoal e profissional.

2.1 CONCEITO E HISTÓRIA

Conceitualmente falando, o Coaching é um processo de desenvolvimento humano pautado em diversas ciências, como: Psicologia, Sociologia, Neurociências e Programação Neurolinguística, que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

Buscando as origens do Coaching, percebemos a curiosidade de que o mesmo surgiu dentro do meio esportivo norte-americano, inicialmente como uma técnica específica utilizada por alguns treinadores para motivar profissionais de esportes individuais como o tênis ou o esqui. Essa origem é explicada de forma mais detalhada por obras de autores como Timothy Gallwey e Peter Lightfoot. O grande diferencial do método era o chamado Inner Game (jogo interior), que pode ser definido com o entendimento de que o oponente real do esportista não é seu competidor, mas suas limitações e fraquezas. O jogo interno é praticado para superar hábitos mentais que inibem o melhor desempenho.

O sucesso da técnica despertou o interesse de alguns executivos que praticavam tênis e que acharam que a técnica poderia ser utilizada também dentro do mundo corporativo. O Coaching adaptado para treinamento de executivos ficou conhecido como Executive Coaching, cujo um dos grandes autores famosos dessa modalidade é o inglês John Whitmore, um dos que foi capaz de perceber que o Coaching uma magnífica ferramenta para aprendizado e desenvolvimento de competências no mundo corporativo.

2.2 COACHING NAS EMPRESAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com