TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metas Organizacionais com a Cultura e a Liderança dentro das Organizações

Por:   •  23/4/2016  •  Seminário  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Relacionar as Metas Organizacionais com a Cultura e a Liderança dentro das Organizações, desenvolvendo um texto de no mínimo 150 palavras, onde 20 % delas devem estar relacionadas as palavras lecionadas na aula de hoje:

As metas em geral são elaboradas com o intuito de criar missões, objetivos e diretrizes dentro da organização. Atingir as metas e obter lucros fazem parte do pensamento do cotidiano de todo gestor. Aliado com uma boa liderança e direcionamento, o cumprimento das metas torna-se cada vez mais ao alcance das empresas. O alinhamento entre a cultura organizacional e uma boa gestão (liderança) é de suma importância para que as metas organizacionais da empresa sejam alcançadas com eficácia.

É notável o impacto que a cultura de uma empresa gera sobre todas as decisões e desenvolvimento de toda empresa. Os valores, crenças e experiências são os primeiros fatores para formação da cultura, complementados pelos costumes éticos e étnicos. Os costumes éticos fundamentam-se na escala de valores da sociedade em que se insere a empresa e regem os procedimentos do negócio. Os costumes étnicos fundamentam-se nas características da raça de origem (país ou cultura) da organização e interferem nos procedimentos da organização até com mais força que os costumes éticos. Outro aspecto importante na formação da cultura organizacional relaciona-se com o nível de competitividade. Segmentos competitivos geram empresas organizadas e mais modernas. Segmentos pouco competitivos tornam as empresas mais acomodadas e menos desenvolvidas.

Liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe produtiva, para alcançar os objetivos propostos em prol da organização. Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas. O administrador precisa conhecer a motivação humana e as ferramentas de gestão de pessoas que poderão auxiliar o líder na tomada de decisões em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram as equipes de trabalho. A principal ferramenta da gestão de pessoas é o aprendizado continuo que direciona o líder para o aprendizado organizacional, ou seja, é preciso que ele devolva a capacidade de promover educação/desenvolvimento com serviço de alta qualidade e dar abertura para a transmissão de informação, tanto no ambiente interno, quanto no externo, de maneira a permitir a participação dos colaboradores na tomada de decisões, atuando como educador, negociador, incentivador e coordenador.

Além desses fatores, existem muitos outros componentes que influenciam no desenvolvimento das metas das empresas, tais como, fatores internos (que ocorrem dentro da organização), estruturais (vias de acesso, condições mínimas de trabalho), e fatores sistêmicos, ou seja, fatores políticos que criam a relação entre governo, empresa e sociedade (política tributária, política do transporte).

Todos esses elementos em conjunto alinhados a profissionais que possuem autonomia, que conseguem manter um bom relacionamento afetivo, que possui e produz um equilíbrio entre a economia, a sociedade e o ambiente, e que a empresa possa contar com a espiritualidade de cada colaborador, configura uma organização produtiva e satisfatória, que consegue atingir suas metas, estes fatores que criam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com