TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo seis sigma apresentação

Por:   •  29/6/2019  •  Seminário  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DPS1005 – SISTEMAS DE QUALIDADE I

Samara Rossoni de Araujo

MODELO SEIS SIGMA

Santa Maria, Abril de 2019.

Sumário

  1. Introdução        2
  2. Método Seis Sigma        2
  3. Caracterização dos projetos Seis Sigma        4

3.1 A equipe Seis Sigma        5

3.1.1 O executivo líder e o campeão        5

3.1.2. Os Belts        5

  1. Os modelos DMADV e DMAIC        6
  1. Análise estatística do modelo Seis Sigma        8
  1. Conclusão        9
  2. Referências Bibliográficas        9

  1. Introdução

        No contexto em que vivemos que, para sermos bem-sucedidos no mercado de trabalho, precisamos ter uma visão ampla, sempre preparados para o futuro, frente os obstáculos da economia mundial. Mas como enfrentar estas situações, onde a economia está desnivelada e a concorrência cresce cada vez mais no mercado?

        Um método muito utilizado pelas grandes empresas como a Motorola, General Electric entre outras, para a gestão da qualidade e a reduzição de custos é o Seis Sigma.         Através deste trabalho, ficaremos sabendo um pouco sobre esta estratégia gerencial para a melhoria de processos, produtos e serviços e porque as empresas que o adotam têm grande sucesso.

  1. Método Seis Sigma

        

        A Metodologia Seis Sigma, idealizada pela Motorola através de Robert Galvin, na década de 1980, e aplicada com eficácia pela GE, no final da década de 1990 consiste em um conjunto de práticas desenvolvidas que visam maximizar o desempenho dos processos dentro de uma organização e, com isso, eliminar os defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações requeridas.

        Através de ferramentas, técnicas e análise estatística para medir e melhorar o desempenho operacional de uma organização, o método, identifica e elimina os defeitos e desperdícios, isso agrega valor ao processo ou produto, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente e reduzir os custos do processo, ou seja, o método utilizado pela Seis sigma é uma rigorosa e disciplinada metodologia com foco no negócio, na satisfação total do cliente e do defeito quase nulo, já que o padrão Seis Sigma é de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.

        Além disso, é importante destacar que um dos principais diferenciais da metodologia é que ela busca a integração através da disseminação da ferramenta Seis Sigma na organização, capacitando e tornando seus colaboradores especialistas a identificar as expectativas dos clientes, a partir de uma nova base conceitual através de suas ações.

        O método Seis Sigma promove um alinhamento de qualidade com as estratégias de negocio da organização, como se pode observar na figura 1.

[pic 1]

Figura 1 – Alinhamento estratégico dos projetos Seis Sigma.

        Implementar o Seis Sigma em uma organização cria uma cultura interna de indivíduos educados em uma metodologia padronizada de caracterização, otimização e controle de processos. Os resultados são obtidos pelas atividades realizadas durante o processo, e essas saídas são sujeitas à variabilidade. Se o processo tiver uma variabilidade alta, o resultado é um produto ou serviço de má qualidade, com custos altos e entrega deficiente, portanto, não satisfaz ao cliente, ameaçando a sobrevivência do negócio. As variações de um processo levam a um Aumento de Defeitos, Custo e Tempo de Ciclo.

        As principais vantagens da implantação do programa são relativas ao alcance de elevados patamares na qualidade de produtos e prestação de serviços, os quais se tornam mais baratos e eficientes, realizados em ciclos de tempo menor e gerando satisfação aos consumidores, aumentando a concorrência da organização.

        Uma empresa com grau de qualidade razoável de produtos (3 ou 4 Sigma) consome de 25% a 40% de suas receitas para reparar e resolver problemas de qualidade. Já as empresas 6-Sigma gastam, no máximo, 5% com este mesmo fim. A variabilidade deve ser encarada como um problema a ser reduzido continuamente.

  1.  Caracterizações dos projetos Seis Sigma

        Desde que o movimento pela qualidade começou, muitos métodos de melhoria foram aplicados nos processos, cada um deles com um procedimento definido e utilizando-se de ferramentas clássicas da qualidade. Se observarmos atentamente esses procedimentos, verificamos que são baseados simplesmente no método científico que tem as seguintes etapas: observar, medir, analisar e sintetizar.

        O método introduzido por W. Edwards Deming, o Ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir) é um dos exemplos mais populares de metodologia que tem sido utilizada para a melhoria dos processos. O modelo DMAIC foi desenvolvido inicialmente na Motorola como uma evolução do ciclo do PDCA, e depois adotado pela GE. Esse método passou a ser a base operacional da ruptura Seis Sigma para essas empresas, sendo fundamental para seu sucesso.         

        Esses métodos estão basicamente centrados na identificação dos problemas-base para a seleção dos projetos a serem executados, na coleta de dados de forma honesta, que leva a conhecer o desempenho do processo atual, na determinação das causas dos problemas, que leva à análise das causas, na formulação de ações de melhoria, levando assim a melhoria do processo, na consolidação e manutenção de uma mudança continua a fim de manter o processo sob controle.

  1. A equipe Seis Sigma

        Treinar os colaboradores na metodologia Seis Sigma é o caminho para companhia conseguir melhorar dramaticamente seus processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (315.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com