TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de Estruturas Organizacionais

Por:   •  25/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Estruturas organizacionais

O desenho estrutural serve como base para definir as estratégias adequadas para uma organização. Dentre essas há diversos modelos, como os mais conservadores e os mais flexíveis, cabe à organização definir qual modelo melhor se encaixa em seu tipo de negócio e seus objetivos.

Estruturas funcionais: A estrutura funcional se consiste em uma divisão horizontal das tarefas, nela há a departamentalização por meio da similaridade de recursos e funções que são necessários para a execução de uma determinada tarefa. Neste modelo os departamentos são divididos por setores (finanças, marketing, produção), onde cada setor possui um administrador geral que comanda o todo e responde a um líder maior. É um tipo de estrutura eficaz em ambientes estáveis, já que centraliza os processos de tomada de decisão, possibilita o aperfeiçoamento de funcionários em suas funções e a comunicação dentro das áreas. Entretanto esse tipo de modelo tem como pontos negativos a comunicação dentre os departamentos e a falta de velocidade de resposta a mudanças externas. Esse modelo é bastante encontrado em pequenas empresas que estão iniciando suas atividades e em empresas que possuem apenas um tipo de produto e atendem apenas uma região.

[pic 1]

Estrutura divisional: Consiste na agregação de tarefas semelhantes segundo o objetivo para o qual concorrem (mercado, serviços, clientes). Elas são organizadas em função dos resultados. Os controles são descentralizados e são combinados com planejamento e autonomia divisional. Este tipo de estrutura é ideal para organizações que trabalham com uma grande variedade de produtos e serviços, possuem diferentes mercados e têm processos de produção que exigem tecnologias diferentes. Seu ponto negativo é de que pode haver concorrência exacerbada dentre os departamentos e acaba por multiplicar recursos, diminuindo assim a eficiência.

[pic 2]

Estrutura matricial: Reúne especialistas em cada área funcional, permitindo um bom desempenho das divisões de trabalho. Ela possui uma lógica divisional e horizontal. Geralmente é utilizada para coordenar equipes multidisciplinares temporárias que devem estar simultaneamente envolvidas com vários projetos. Ela facilita a cooperação dentre departamentos, promove conflitos construtivos, mas possui como aspectos negativos a autoridade dual que pode causar conflitos e frustrações, além de perder muito tempo em reuniões de soluções de conflitos.

Estrutura em rede: Agrupa uma série de formas organizacionais, ela possui um uso diferenciado da hierarquia e divisão do trabalho, já que estes são divididos por meio de termos de conhecimento. Este tipo de estrutura é formado por equipes multidisciplinares já que reúnem diversos tipos de profissionais para superar os limites de operação e fortalecer a coordenação. As organizações vão além de seus limites internos, buscando assim parceiras com clientes e fornecedores. Este tipo de estrutura é bastante utilizado no desenvolvimento de novos produtos, indústria do cinema, música e moda. Suas vantagens se consistem em um ambiente desafiador e motivador para trabalhar, potencialização de respostas às demandas ambientais, em contrapartida possui desvantagens como a dificuldade de se encontrar os responsáveis por algum problema, inexistência de um controle ativo e dificuldade de implementar uma cultura organizacional forte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com