TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia-Metodos de Avaliacao do Desempenho

Por:   •  8/2/2019  •  Monografia  •  11.350 Palavras (46 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 46

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇAO A DISTÂNCIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

LICENCIATURA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES: CASO DA EP 1º E 2º GRAUS DO AEROPORTO, VILANKULO, 2015-2017

AGOSTINHO PAULO ZOVE

MAXIXE, OUTUBRO DE 2018  

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇAO A DISTÂNCIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

LICENCIATURA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES: CASO DA EP 1º E 2º GRAUS DO AEROPORTO, VILANKULO, 2015-2017

Monografia científica entregue ao centro de recurso da Maxixe/Departamento de Ciências Sociais e Humanas, como requisito para obtenção do grau académico de licenciatura em GRH.

      O CANDIDATO                                              A ORIENTADORA

_______________________                            _____________________

MAXIXE, OUTUBRO DE 2018


Declaração de Honra

Declaro que esta Monografia é resultado da minha investigação pessoal e das orientações da minha supervisora, o seu conteúdo é original e todas as fontes consultadas são devidamente mencionadas no texto e na bibliografia final.

Declaro ainda que este trabalho não foi apresentado em nenhuma outra instituição para obtenção de qualquer grau académico.

Maxixe, Outubro de 2018

____________________________________________


Sumário

Este estudo pretende Analisar os métodos de Avaliação de Desempenho conforme praticada na Escola Primária do 1º e 2º Graus do Aeroporto – Vilankulo. Para tal, formulámos o problema central através da seguinte questão: até que ponto o uso do método de avaliação de desempenho recomendado contribui para a melhoria do desempenho dos colaboradores, e no caso particular da EP 1º e 2º Graus do Aeroporto Como objectivos específicos, pretendemos encontrar respostas às questões previamente enunciadas tendo em conta os seguintes elementos:         Identificar a base teórica de avaliação de desempenho da EP do 1º e 2º grau do Aeroporto; identificar os métodos de avaliação de desempenho nas organizações; descrever os métodos de Avaliação de Desempenho em relação aos métodos usados na EP do 1º e 2º Graus do Aeroporto; propor melhorias no procedimento de Avaliação de Desempenho na EP do 1º e 2º Graus do Aeroporto. Optámos por uma abordagem metodológica qualitativa, com recursos ao estudo de caso. Procedemos à aplicação de entrevistas aos membros da direcção e questionário aos demais funcionários ou colaboradores da organização. Os resultados das entrevistas foram analisados recorrendo à análise de conteúdo, a partir da análise categorial, através da comparação e ordenação dos dados obtidos considerados relevantes para a presente investigação. Os resultados permitem concluir que nesta organização/instituição existe um processo formalizado de avaliação de desempenho, com uma periodicidade de trimestral, aplicado a todos os funcionários. A fonte de avaliação é predominantemente a direcção da escola. Apresenta quatro métodos de avaliação de desempenho: por competências, pelo superior hierárquico, por resultados e auto-avaliação. As tendências verificadas são de promover comunicação entre avaliador e avaliado, garantir a diferenciação dos níveis de desempenho e aplicar um método recomendo para a avaliação do desempenho.

Palavras-Chave: avaliação de desempenho, métodos, organização.


Agradecimentos

A realização do presente trabalho não teria sido possível sem o apoio, orientação e compreensão de várias pessoas, a quem quero dirigir os meus agradecimentos.

À minha orientadora, doutora Teresa Briguitt Macheca, expresso um sincero e profundo agradecimento pelos ensinamentos transmitidos, dedicação, apoio e disponibilidade sempre demonstrados ao longo de todo o trabalho. Agradeço também aos Docentes que ao longo do meu percurso académico influenciaram pelas aprendizagens que transmitiram e pela disponibilidade sempre demonstrada.

Aos entrevistados da Direcção da escola, aos demais funcionários inqueridos, que aceitaram participar neste estudo, o meu muito obrigado por disponibilizarem informações fundamentais para o desenvolvimento desta investigação.

Agradeço à minha família, especialmente a minha esposa Glória Chivale, pelo apoio que me deu ao longo do meu percurso académico. De facto ela é a minha força impulsionadora para que este projecto tenha acontecido. Dificilmente conseguiria percorrer um caminho como este sem contar com o inestimável ajuda de quem me deu força para começar, que me apoiou nos percalços do caminho e que se congratulou com a alegria do resultado.

Finalmente, agradeço a todos aqueles que, de alguma forma, me influenciaram e acompanharam ao longo deste tempo, o meu muito obrigado.


Dedicatória

Dedico este trabalho a minha família, aos meus filhos Lársen, Cleyton e Liyana, a minha esposa Glória e a minha mãe Palmira Cuinhane.


Lista de Gráficos

Grafico1 sobre Idade média dos funcionários

Gráfico 2 sobre o número de funcionários por sexo

Gráfico 3 sobre o nível académico

Gráfico 4 Sobre o tempo de serviço na função pública

Gráfico 5 Sobre a antiguidade na instituição

Gráfico 6: Sobre o conhecimento sobre da ocorrência de AD

Gráfico 7 Sobre o conhecimento do sistema actual de AD

Gráfico 8 Sobre os métodos de Avaliação usados na instituição

 Gráfico 10: Sobre o nível de satisfação com o método de AD usado na instituição

Gráfico 11 Sobre o período de avaliação de desempenho

Gráfico 12 Sobre acesso aos resultados após a avaliação de desempenho

Gráfico 13 sobre o nível de avaliação do desempenho nos últimos 3 anos


Lista de tabelas

Tabela 1. Sobre população da pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.7 Kb)   pdf (547.5 Kb)   docx (188.1 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com