TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natura estudo de caso

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  1.226 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso

A Natura usa o marketing para vencer desafios

.

Que razões estiveram na origem da crise da Natura no final da década de 1.990? Que informações obtidas a partir das pesquisas realizadas foram consideradas relevantes e serviram de base para a criação de nova linha de produtos?

Uma das razões foi a mudança na trajetória ascendente da empresa, mostrando a seus administradores que eram necessário mudanças na linha de produtos da empresa. A informação obtida para criação de novos produtos e que os consumidores mostravam-se cada vez mais exigentes e sedentos por novidades. Sendo assim era preciso investir em pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos para sobreviver e voltar a crescer.

Outra descoberta, por meio de pesquisas com as consumidoras, que os produtos da empresa não possuíam um diferencial estratégico em relação aos da concorrência. Além disso, verificou-se o aumento de produtos concorrentes no mercado, em razão da abertura comercial no Brasil, em meados da década de 1990, fato a que não havia sido dada a devida importância. Nessas pesquisas também foram descobertas outras informações importantes, por exemplo, que o preço da linha de produtos Natura era considerado elevado para a maioria das consumidoras, que comprariam mais e com maior frequência, caso ele fosse mais baixo.


Qual foi o canal utilizado pela Natura para distribuir seus produtos? Por que a Natura optou por esse canal de detrimento de outros canais de destruição tradicionais?

Venda direta por meio de consultoras, pois:

  • Garante maior personalização no atendimento ao se conhecer as peculiaridades de cada clientes;
  • Rapidez para receber o feedback dos clientes;
  • Distribuição centralizada
  • Fidelização ao cliente
  • Maior regularidade das compras

Como você definiria a estratégia de comunicação adotada pela empresa? Quais são os principais veículos promocionais utilizados?

A estratégica de comunicação utilizada pela empresa é adequada para conseguir novos clientes e espaço no mercado, utilizando produtos ecológicos respeitando o meio ambiente, utilizando veículos de comunicação como o marketing para o estudo de mercado.

A estratégia de internacionalização utiliza um sistema de vendas diferente do usado domesticamente. Quais as razões dessa mudança da politica de distribuição?
No exterior a natura não tem distribuidoras devido à concorrência. A empresa vende seu produto da linha Ekos em lojas de varejo da própria empresa ou em lojas associadas ao país.

Como a Natura procura adequar sua estratégia de marketing às exigências das sociedades contemporâneas?
A Natura adequou a estratégia de marketing para estudar o mercado em busca de soluções inovadoras para melhorar o crescimento das vendas. O lançamento da linha Ekos foi à solução encontrada e se mostrou muito adequado à situação. Os produtos atenderam as demandas das consumidoras por novidade e associação à flora Brasileira e ao desenvolvimento sustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (272.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com