TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADMINISTRADOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

IBMR – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ANA LETICIA BATISTA

EMANUELLE ESPOSITO

JESSICA NASCIMENTO

JULIO CESAR GOMES

MARIA EDUARDA MATHIAS

NATALIA LOPES NUNES

ROBSON JEFERSON NASCIMENTO

THAIS ADMIRAL

O ADMINISTRADOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS

Home Office no Cenário Atual

Rio de Janeiro

2020

IBMR – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ANA LETICIA BATISTA

EMANUELLE ESPOSITO

JESSICA NASCIMENTO

JULIO CESAR GOMES

MARIA EDUARDA MATHIAS

NATALIA LOPES NUNES

ROBSON JEFERSON NASCIMENTO

THAIS ADMIRAL

O ADMINISTRADOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS

Home Office no Cenário Atual

                                                                                              Trabalho supervisionado pelo

                                                                                              Professor Fábio Brandão na

                                                                                              disciplina Fundamentos da

                                                                                              Administração – 18h25.

        

Rio de Janeiro

2020

Atualmente, estamos no meio de uma pandemia global que impacta diretamente a nossa vida em todas as esferas: econômicas, sociais, educacionais etc. O mundo não vai voltar a ser o que era antes e isso é um fato. Diante disso, como devemos nos adaptar às novas mudanças e ao novo mundo que está surgindo?  

Dentre essas mudanças, o home office se destaca por ser uma modalidade de emprego que permite que as pessoas trabalhem de casa e, consequentemente, uma maneira de parte da população manter seus empregos em uma situação de isolamento social; o que é de extrema importância, visto que a taxa de desemprego aumentará exponencialmente nos próximos meses. Empresas de T.I. já adotavam a modalidade de trabalho remoto, mas como as empresas de outros segmentos estão lidando com essa nova realidade? Quais são as vantagens, desvantagens e desafios? Do ponto de vista do gestor, como instituir o modelo de home office e gerir uma equipe remotamente? Quais são as ferramentas que podem o auxiliar? E por último, mas não menos importante: qual é o impacto disso no futuro de uma empresa?

Trabalhar de casa é um desejo de muitos, principalmente da nova geração. Traz ganhos em qualidade de vida, o ambiente confortável de casa ajuda no foco e aumenta a produtividade, a escala de trabalho pode ser mais flexível, você fica mais próximo da família e se torna mais independente. Ao contrário do que alguns pensam, isso também pode ser vantajoso para o gestor e para a empresa. Temos diminuição dos custos diretos, como na manutenção da estrutura física e a dispensa do Imposto de Renda (para microempresas). Também temos diminuição dos custos indiretos: quanto custa as horas perdidas no trânsito e a falta de disposição para as tarefas diárias que elas causam? Quanto custa as interrupções ao longo do dia?

Por outro lado, também temos as desvantagens e os desafios. É mais difícil manter o foco e o espírito de equipe quando o time está distribuído. O maior desafio para o colaborador é manter a disciplina em casa, estabelecer horários para o trabalho e estruturar regras e metas como se estivesse no escritório. Já para o gestor, o maior desafio é fazer a transição presencial-remoto e gerir uma equipe remotamente, sem perder rendimento, qualidade, prazos e mantendo a entrega dos resultados. Abaixo, veremos as 4 funções do Administrador e como elas funcionam em prática na situação atual:

Planejar: é definir o futuro da empresa, suas metas e como serão alcançadas, seus propósitos e objetivos. Hoje fica claro que quem já adotava o modelo de trabalho remoto foi pouco afetado pela crise, e é isso que se espera dos que o adotarem de agora em diante. O gestor precisa fazer isso levando em conta que não temos previsão para o término do isolamento social e que, apesar de ser uma medida provocada por um fenômeno de exceção, o home office e a flexibilização do trabalho são o futuro das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com