TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADMINISTRADOR E ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Centro territorial de educação do extremo sul da Bahia

MÉTODOS E TÉCNICAS

Teixeira de Freitas-BA

2016

Centro territorial de educação do extremo sul da Bahia

MÉTODOS E TÉCNICAS

Trabalho apresentado à disciplina de métodos e técnicas da administração sob a orientação da professora Rose Marie

Teixeira de Freitas-BA

2016

SUMARIO

1.0

INTRODUÇÃO....................

2.0

ADMINISTRADOR E ADMINISTRAÇÃO

2.1

CONCEITO

2.2

HISTÓRICO

2.3

TIPOS

3.0

A IMPORTANCIA DO COMERCIO PARA A SOCIEDADE POS-MODERNA

4.0

ENTREVISTA

5.0

CONCLUSAO

6.0

REFERENCIAS


INTRODUÇÃO

  Nesse trabalho veremos entrevistas com gerentes de vários setores no comércio de Teixeira de Freitas, a história do comercio e cada tipo de comercio existente no mercado hoje em dia.


COMÉRCIO

 CONCEITO

O termo comércio deriva do conceito latim commercĭum e refere-se à negociação que tem lugar na hora de comprar ou vender géneros/bens e mercadorias. Também se dá o nome de comércio a qualquer loja, armazém ou estabelecimento comercial, e ao conjunto ou à classe dos comerciantes.

Por outras palavras, o comércio é a atividade socioeconómica que consiste na compra e na venda de bens, seja para usufruir dos mesmos, vendê-los ou transformá-los. Trata-se da transação de algo em troca de outra coisa de igual valor (podendo ser dinheiro). O comerciante é a pessoa singular ou jurídica que vive do comércio, isto é, para quem as transações comerciais constituem o seu sustento de vida.

Existem diversas classes de comércio. Por exemplo, o comércio retalhista (ou a retalho) é a atividade de compra e venda de mercadorias cujo comprador é o consumidor final (ou seja, a pessoa que usa ou consome o bem em questão).

O comércio grossista (ou por grosso) é a atividade de compra e venda em que o comprador não corresponde ao consumidor final, uma vez que o seu objetivo é voltar a vender (daí o nome revenda) a mercadoria a outro comerciante ou a uma empresa manufatureira que utilize a matéria-prima para a transformar/processar.

Também se pode fazer a diferença entre o comércio interno, que é a atividade realizada por duas pessoas ou empresas dentro de um mesmo país (isto é, que estejam sujeitas à mesma jurisdição), e o comércio externo, que é levado a cabo entre pessoas que vivam em países diferentes. Do comércio externo resultam as atividades de exportação e importação.


 HISTORICO

Precisar o período em que as atividades comerciais foram inventadas é um tipo de tarefa praticamente impossível de ser cumprida. Contudo, podemos realizar uma breve projeção sobre como as primeiras trocas comerciais apareceram no cotidiano de certas civilizações. Inicialmente, devemos imaginar que nas primeiras comunidades cada indivíduo ou chefe familiar detinha um tipo especifico de habilidade de trabalho.

Para que a produtividade desse trabalhador se ampliasse, era necessário que ele gastasse um número maior de tempo na realização de suas atividades. Desse modo, garantiria o sustento de sua família com a coleta ou produção necessária para certo intervalo de tempo. Apesar de ser uma solução eficiente, esses trabalhadores não teriam condições suficientes para dedicar seu tempo à realização de outras atividades que também integravam seu universo de necessidades essenciais.

Dessa forma, um trabalhador poderia recorrer aos produtos de um outro para que então pudesse satisfazer as suas necessidades. Por exemplo, um pescador poderia trocar parte de sua mercadoria com um agricultor que tivesse batatas disponíveis para a troca. Assim, as primeiras atividades comerciais se baseavam em trocas naturais em que as partes estipulavam livremente a quantidade e os produtos que poderiam envolver as suas negociações.

Com o passar do tempo, vemos que essas trocas comerciais se tornaram cada vez mais complexas e envolviam uma gama cada vez maior de produtores. Em algumas situações, o produto de troca oferecido por um trabalhador não era aquele que atendia às demandas de outro. Além disso, a comercialização de determinadas mercadorias de grande porte e de difícil transporte poderia tornar as trocas diretas muito complicadas para as partes envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com