TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3
  1. DENOMINAÇAO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO

O Grupo Gerdau caracteriza-se como S.A. – Sociedade Anônima - pois assim como as empresas com igual definição, seu capital é dividido em ações que são negociadas no mercado financeiro, é uma companhia com fins lucrativos, tem seu capital financeiro dividido por ações. Dentro dessa caracterização, a Gerdau é compreendida como uma Sociedade Anônima de Capital Aberto por disponibilizar suas ações para negociações nas bolsas de valores e mercados de balcão, abrindo seus recursos junto ao público interessado em participar.

  1. DADOS E FATOS RELEVANTES DA ORIGEM DAORGANIZAÇAO. BREVE HISTORICO

        No ano de 1901, Joao Gerdau fundou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Fábrica de Pregos Pontas de Paris. Mais tarde, em 1930, os irmãos Walter e Hugo Gerdau estavam entre os fundadores do Centro de Indústria Fabril, embrião da FIERGS. Em 1946, Curt Johannepeter, genro de Hugo Gerdau, assumiu a direção da empresa, dando início a fase de expansão aos negócios. Nos anos de 1948 e 1957 entraram em operação, respectivamente, a usina Rio-grandense, instalada na capital Gaúcha, e a Usina Rio-grandense II, instalada em Sapucaia do Sul, na região metropolitana. Na década de 1960, iniciou-se um processo de expansão da companhia, com a abertura da Fábrica de Arame São Judas Tadeu, em São Paulo e a inserção da empresa em Pernamuco com a Siderúrgica Açonorte. Nos anos 1970 a Gerdau fez a aquisição da Companhia Siderúrgica da Guanabara, Cosigua, em associação com o grupo alemão Thyssen ATH. Na mesma década, assumiu o controle da Siderúrgica Guaíra no Paraná.

Na década de 1980, a Gerdau deu início a internacionalização em que passou a operar a siderúrgica Laísa, no Uruguai e adquiriu a siderúrgica Courtice Steel, no Canadá. No Brasil, houve uma expansão por intermédio das privatizações de siderúrgicas, a empresa venceu o leilão de privatização da usina Barão de Cocais em Minas Gerais e da Usiba na Bahia.

        O processo de expansão continuou na década de 1990. A empresa adquiriu a siderúrgica Aços Finos Piratini e assumiu, no Chile, o controle acionário da Indac e Aza, que após fusão formaram uma única empresa: a Gerdau Aza. Em 1995, a companhia reforçou sua posição no Canadá com a segunda planta da MRM Steel. Em 1997, associou-se a Açominas junto com a Natsteel e o Clube de Empregados da Empresa e, no mesmo ano, começou a operar na Argentina com unidade própria, a laminadora de aços longos Sispa, Sociedad Industrial Puntana S/A. Em 1999, adquiriu a norte-americana AmeriSteel, segunda maior produtora de vagalhões dos EUA. Em 2002, é efetuada a fusão das operações entre a Gerdau e a canadense Co-Steel, formando a AmeriSteel Corporation na América do Norte.

  1. NATUREZA E RAMO DE ATUAÇAO

A Gerdau S.A., também referida como Grupo Gerdau, é uma empresa siderúrgica brasileira regida sob a forma jurídica de sociedade anônima. Possui operações industriais em 11 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço bruto por ano.

FONTES DE PESQUISA:

http://www.gerdau.com.br/port/agerdau/agerdau_historia.asp. Acesso em 26 de março de 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gerdau Acesso em 26 de março de 2019.

http://www.econoinfo.com.br/governanca-corporativa/mercado-atividade-e-posicionamento?codigoCVM=3980 Acesso em 29 de março de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com