TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Administrador na Educação

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

O PERFIL DO ADMINISTRADOR QUE ATUA COMO PROFESSOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA FUNORTE NA CIDADE DE MONTES CLAROS

Ellis Cristina Barbosa de Souza[1]

Fernando Carneiro Dourado[2]

Isadora Benevides de Souza[3]

Kelly Cristina Leal Ferreira[4]

Thiago Dias Batista[5]

Viviane Santos de Oliveira Meira[6]

Weldes Moreira Mendes[7]

RESUMO

Este artigo constitui-se como resultado do desenvolvimento do projeto interdisciplinar O perfil do administrador que atua como professor do curso de administração na Funorte na cidade de Montes Claros. Expõem às características do perfil e as habilidades necessárias, quais as disciplinas com maior absorção dos administradores como professor, além das qualificações necessárias para se inserir nesse mercado.

Palavras-Chave: Administrador, Professor, Funorte, Montes Claros.

1. INTRODUÇÃO

A grade curricular do curso de Administração vem sofrendo inúmeras mudanças devido a muitas dificuldades que o acadêmico recém-formado encontra ao entrar no mercado. Deste modo, as instituições têm procurado por profissionais com especializações na área de Administração para atuarem em disciplinas do curso, a formação extracurricular é de extrema importância e eficaz para um melhor desenvolvimento das aulas dos professores.  Diante desses fatos, é importante que os professores se atualizem e busquem especializações nas disciplinas que pretendem atuar e na área de didática, assim, algumas dificuldades para pleitear vagas no mercado de educação poderão ser sanadas e o professor alcançar maior satisfação profissional e melhor resultados em suas aulas no curso de Administração.

2. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo conhecer as características do perfil do administrador que atua como professor do curso de administração na Funorte na cidade de Montes Claros.  Identificaremos quais as disciplinas com maior absorção dos administradores como professores e conhecer quais as habilidades, competências e qualificações do perfil do administrador em sala de aula no curso de administração da Funorte.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada na pesquisa e construção deste artigo divide-se em dois momentos, o primeiro - e contínuo - a revisão bibliográfica, pois toda pesquisa deve fundamentar-se em teorias reconhecidas, uma vez que conhecer a literatura e o que foi publicado anteriormente é imprescindível para apoiar o trabalho em uma base sólida de conhecimentos e práticas; e o segundo momento, a pesquisa de campo utilizamos como técnica um questionário[8] que foi entregue ou enviado aos professores com graduação em administração e que atuam como professores no curso de Administração da Funorte, como meio de coleta de dados, após realizamos a tabulação e, por fim, a construção desse artigo apresentando os resultados obtidos. Foram analisados quesitos como: sexo, idade, realização de pós-graduação, se trabalha em outra empresa, competências, habilidades e qualificações necessárias a este profissional e visão de mercado. Os recursos utilizados para realização desta pesquisa foram materiais, como notebook, tablet, internet, impressora, cartuchos de tinta preta e colorido, papel A4, bloco de anotações, lapiseiras, borrachas, canetas, entre outros; e recursos humanos: acadêmicos e entrevistados.

4. RESULTADOS

Na Tabela 1 encontramos a resposta dada aos questionários enviados.

Tabela 1. Distribuição dos Resultados de Respostas a Questionários Distribuídos. Montes Claros, 2013

Número de Questionários

Frequência

%

Respondidos

03

60

Não retornados

02

40

Total

05

100

Analisados os 03 questionários devolvidos, foram estudados o sexo e a faixa etária dos entrevistados, conforme Tabela 2 e 3.

Tabela 2. Distribuição dos Entrevistados por Sexo. Montes Claros, 2013

Gênero

Frequência

%

Masculino

03

100

Feminino

00

00

Total

03

100

Tabela 3. Distribuição dos Entrevistados por Idade. Montes Claros, 2013

Faixa etária (anos)

Frequência

%

30 - 35

00

00

35 - 40

01

33,3

40 - 45

01

33,3

45 acima

01

33,3

Total

03

100

No estudo da escolaridade, foi analisada a existência de pós-graduação, como aparece na Tabela 4.

Tabela 4. Distribuição dos Entrevistados Segundo Nível de Pós Graduação. Montes Claros, 2013.

Nível de Pós Graduação

Frequência

Total %

Sim

Não

Lato senso

03

00

100

Total

03

100

Nível de Pós Graduação

Frequência

Total %

Sim

Não

Stricto Sensu

02

66,6

01

33,4

Total

03

100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com