TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Empresarial

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

Este trabalho tem como a finalidade de abordar sobre a temática sobre a felicidade e a felicidade no trabalho - FIB, com apresentação das tabelas e gráficos dos integrantes do grupo sobre o FIB realizando uma análise a respeito de tema no ponto de vista de cada aluno na inserção da importância da felicidade corporativa nas empresas.

2. FELICIDADE

Segundo Olivieri (2009, p.03), a felicidade pode ter diferentes significados e formas, dependendo de a quem você pergunta, por exemplo: para uma mãe, felicidade é estar com uma criança; para uma criança, pode ser brincar com um amigo ou ganhar um brinquedo novo; para um adolescente por exemplo, é não se preocupar com a escola e jogar videogame durante todo o fim de semana.

Conforme Wunderlich (2020, p. 01) a felicidade pode ser encontrada na estabilidade financeira e psicológica, assim como a o pensamento que a felicidade está atrelada a alguma conquista, como uma troca, ou, conquista algo e como recompensa se sente feliz, para outros é como uma meta a alcançar, há algumas pelo caminho, vislumbres, mas com um objetivo maior, felicidade como uma reação química entre hormônios e neurotransmissores que libera substâncias como dopamina, oxitocina, serotonina e endorfina, que são naturalmente liberadas no corpo trabalhando em conjunto para dar vida a esse sentimento tão incrível(MIGUEL,2020).

Vários acadêmicos, religiosos, filósofos e psicólogos desenvolveram padrões metodológicos de pesquisa para contextualizar a felicidade, mas em geral pode-se entender que a felicidade é uma coisa muito pessoal que tem por objetivo impulsionar as pessoas a dar o melhor de si no intuito de alcançar seus objetivos.

2.1 FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

Muitas pessoas acreditam que a felicidade só pode ser alcançada se você tiver uma boa renda e pouco esforço em um ambiente de trabalho, ou apenas fazendo o que gosta, mas o mercado de trabalho é muito mais complicado do que isso, é geralmente um ambiente de trabalho calmo é melhor do que um salário alto ou a carreira dos sonhos.

Ter a oportunidade de ser reconhecido pelo seu trabalho é muito recompensador, ter a oportunidade de trabalhar em um ambiente calmo e acolhedor que lhe dá mais vontade e dedicação para poder trabalhar sem a pressão iminente de uma possível demissão, mesmo que seja algo que você não goste, você pode trabalhar com tranquilidade.

O mais importante é saber dos seus colaboradores o que você está fazendo, o que você procura e o que você precisa, para que você possa recrutar as pessoas certas para o trabalho, evitando admissões e demissões desnecessárias e criando um ambiente livre de estresse, para que o funcionário trabalhe sem medo de ser demitido a qualquer momento (MAIO, 2016).

Segundo Rosenbluth e Peters (1992) apud Maior (2016), “a felicidade no trabalho é de extrema importância e opera como factor-chave para se conseguir um melhor serviço”, muitas empresas visam o bem-estar e satisfação de seus colaboradores como meio de "incentivá-los a permanecer e produzir com qualidade”, assim gerando lucro e menos despesas com desligamentos e novas contratações.

Para Miguel e Reis (2018, p. 01) A felicidade dos colaboradores refletem nas suas ações no ambiente empresarial, de fato para gerar um trabalho de excelente não basta a empresa investir em recursos materiais, mas sim proporcional ao colaborador um ambiente satisfatório e facilitador para se trabalhar, muitas demandas com recursos escassos e “alta cobranças” e um remuneração inadequada proporciona estresse, ansiedade, depressão, e outros problemas físicos e psicológicos, e defasagem no quadro de funcionários, em que refletem não só no desempenho das atividades e sucesso das organizações, mas como também no comportamento na vida pessoal e

desencadeando uma série de ações negativas na felicidade pessoal e organizacional dos colaboradores.

Ser muito claro ao explicar o que precisa ser feito, saber identificar um bom trabalho e manter sempre um diálogo aberto porque é muito importante. Se todas as partes cumprirem suas funções todos ganha, o ambiente de trabalho será mais descontraído, resultando em felicidade corporativa.

3. FIB INDIVIDUAL

Aluna: Mônica Vitória Pereira Cabral

FIGURA 1 - Tabela FIB discente Mônica Vitória

Fonte: Autores (2022)

FIGURA 2 - Gráfico FIB discente Monica Vitoria

Fonte: Autores (2022)

A tabela foram preenchidas com respostas pessoais, em que o resultou no FIB uma nota mediana entre a “satisfação e feliz”, percebe-se um desequilíbrio no controle financeiro e notas medianas nos cuidados na saúde, e nas relações afetivas, sendo a maioria das notas mais altas foram dadas nas questões como no profissionalismo e vida pessoal, metas, objetivos para o futuro e dos caminhos percorridos durante a vida.

Aluna: Eva Aparecida de Farias

FIGURA 3 - Tabela FIB discente Eva Aparecida

Fonte: Autores (2022)

FIGURA 4 - Gráfico FIB discente Eva Aparecida

Fonte: Autores (2022)

O que se pode determinar é o foco em conhecimento, tentando assim, sempre estar se aperfeiçoando na área em que está trabalhando, tentando manter o bem estar físico e mental em harmonia com o trabalho, família, estudo e isso tentando ir sempre pelo melhor caminho

Aluna: Isabella Oliveira de Araujo

FIGURA 5 - Tabela FIB discente Isabella Oliveira

Fonte: Autores (2022)

FIGURA 6 - Gráfico FIB discente Isabella Oliveira

Fonte: Autores (2022)

Analisando o gráfico da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com