TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/6/2017  •  Resenha  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS- FACEM

DISCIPLINA: CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO LIVRO  PEIXE!

O livro o peixe transmite uma mensagem por meio de uma analogia com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento organizacional através do entusiasmo e desempenho da equipes na realização de suas atividades no seu ambiente de trabalho. Em forma de parábola o livro apresenta uma historia fictícia de uma gerente chamada Mary Jane que enfrenta o medo de assumir desafios e principalmente de perder sua estabilidade financeira. Depois da morte de seu marido, ela foi promovida e teve que assumir toda a responsabilidade de um ambiente de trabalho cheio de conflitos.

A parábola abordada no livro mostra um desafio de uma líder em motivar uma equipe que se encontra frustrada em seu ambiente de trabalho, em busca de soluções ela percebe que é necessário assumir risco e tentar modificar a conduta das pessoas para não fracassar juntamente com elas. Apesar dos desafios ela procura soluções e conseguem despertar o entusiasmo da equipe utilizando as referencias e lições utilizadas por um mercado de peixe que tem um ambiente agradável pelo fato de que as pessoas trabalham satisfeitas e alegres no seu ambiente de trabalho.

RESUMO DO LIVRO PEIXE!

COMO MOTIVAR E GERAR RESULTADOS

O livro relata a história fictícia de uma mulher chamada Mary Jane que estava enfrentando diversas dificuldades pessoais e também em manter sua estabilidade financeira após a morte de seu marido, tendo a responsabilidade de sustentar sua família sozinha. Mesmo diante de tantas frustrações surge a oportunidade de ser promovida para o cargo de gerente da empresa para liderar uma equipe chamada de “deposito de lixo tóxico”. Ela sabia que iria enfrenta diversos desafios com essa equipe, pois percebia a falta de motivação dos seus colaboradores para a realização de suas tarefas e a dificuldade da equipe em buscar bons resultados. Diante dessa situação frustradora, seu objetivo principal é buscar soluções para esse problema de forma imediata, e conseguir modificar o ambiente de trabalho aplicando melhorias e mudança na conduta das pessoas.

Um dia por acaso Mary Jane descobriu um famoso mercado de Pike Plase. Um mercado de peixe onde todos os peixeiros trabalhavam de forma divertida e contagiante, embora aquele ambiente do mercado de peixe fosse aparentemente mais desagradável por se tratar de um mercado de peixe, ela observou uma grande diferença daquele mercado para o departamento da empresa que ela liderava. O que diferenciava da sua equipe de trabalho era a motivação e a alegria dos peixeiros realizando suas tarefas, brincado com os clientes, sempre com um bom atendimento e com todos que ali estavam.

Mary Jane vê ali a oportunidade de solucionar o seu problema adotando quatro princípios que um peixeiro ensinou para ela. Pois acreditava que funcionava naquele mercado de peixe, também iria funcionar com sua equipe de trabalho. O primeiro princípio seria: “escolha sua atitude” é com esse principio que levou ela a tomar uma decisão através de boas escolhas e atitudes positivas. O segundo principio é “brinque”, assim como os peixeiros que brincavam o tempo inteiro entre eles e com seus clientes. As pessoas têm a necessidades de também se divertirem na medida certa no ambiente organizacional como forma de interagirem um com outros e sendo ao mesmo tempo motivados para alcançar os melhores resultados.  O terceiro princípio era “alegre o dia das pessoas”, assim como os peixeiros adotaram essa filosofia e perceberam que podiam trabalhar e ao mesmo tempo também se divertir para que também contagiassem seus clientes com sua alegria era fundamental para qualquer ambiente de trabalho. E o ultimo principio de sua filosofia era fazer presente, eles estavam sempre presente na vida de cada um deles, e faziam parte do cotidiano de seus clientes.

 Ao aplicar lições engenhosamente simples aprendidas dos próprios peixeiros de Pike Place, a gerente descobre como injetar ânimo em seus subordinados diretos e opera uma impressionante transformação em seu ambiente de trabalho.

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO PEIXE! COMO MOTIVAR E GERAR RESULTADOS

O livro narra uma historia fictícia de uma gerente que se encontrava frustrada na vida pessoal e profissional. Tinha como principal desafio motivar a equipe do departamento que ela liderava. No livro aborda aspectos comportamentais e a permanência do comodismo nas pessoas que vivia em um ambiente monótono e sem perspectiva de mudanças. O ambiente da empresa afetava o comportamento das pessoas e conseqüentemente o desempenho organizacional.  É em função disso que, hoje em dia, saber lidar e resolver os conflitos no ambiente de trabalho é característica fundamental de quem lidera, pois é nesse momento que entra a atuação do líder para concretizar esse conceito. Podemos trabalhar juntos num clima de compreensão, aceitação e respeito recíprocos onde todos ganham e crescem pessoal e profissionalmente.

 O livro relata duas situações de ambientes bastantes diferentes, de um lado uma líder preocupada em atingir seus êxitos, em manter sua estabilidade financeira para o sustento de sua família e os resultados que a empresa estava buscando. E esquecendo um pouco da importância das necessidades de seus colaboradores que cada vez mais se encontravam desmotivado no seu ambiente de trabalho. Enquanto isso bem próximo deles existia uma realidade bastante diferente, onde se encontrava um mercado de peixes e que as pessoas e os clientes eram motivados pelo ambiente que aquele mercado proporcionava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com