TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FUNDAMENTOS DE MARKETING

TEMA: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.

NOME DOS COMPONENTES:

a

                                                              a

                                                              a

                                                               a

PROFESSORA: a

MANAUS

25 DE ABRIL DE 2018

II – PARTE – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BASEADO EM UM FILME

=> Assista o filme: AMOR POR CONTRATO e respondas as seguintes questões:

  1. Faça uma síntese do filme escolhido e relate sobre o quê o filme retrata.
  2. Explique qual o público-alvo/classe social/gênero foram escolhidos pelos estrategistas de marketing?
  3. Explique qual a estratégia de venda foi utilizada para atrair os consumidores?
  4. Quais dos fatores – culturais, sociais, pessoais, psicológicas – foram identificados nos compradores do filme que foram determinantes para a utilização da estratégia de vendas.
  5. Identifique de quem eram os PAPEIS DE COMPRA (iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário e seus respectivos personagens no filme, narrando a história.
  6. Explique um processo de compra (os 5 passos do processo) utilizando uma compra feita pelos personagens com satisfação positiva e outra com satisfação negativa.
  7. Em consenso com sua equipe apresente uma crítica sobre a estratégia utilizada para vender os produtos da empresa em questão considerando a questão ética e comportamental.

1- O filme conta a história da suposta família Jones se mudando para uma nova residência situada em um bairro da classe alta. O casal Steve (David Duchovny) e Kate Jones (Demi Moore) são pais dos jovens Mick (Ben Hollingsworth) e Jenn Jones (Amber Heard). Na realidade todos fazem parte de uma equipe que vende seu estilo de vida. Cada integrante é responsável por uma áreazer seu próprio marketings assim desfilam com produtos que rapidamente são desejados por todas as outras pessoas e casais inclusive os alunos do colégio aonde os jovens estudam. Todos eles devem se comportar naturalmente e apresentarem resultados expressivos para a empresa coordenada por KC (Lauren Hutton), que mede o quanto cada um da família consegue vender de acordo com os produtos que são responsáveis por divulgarem. Daí entra um forte trabalho de marketing, que visa despertar nas outras pessoas ainda mais o espírito consumista e inveja. Entretanto, há práticas que vão além de um envolvimento estritamente profissional, como o marketing invisível feito pela família, protagonistas de um verdadeiro teatro. No entanto no decorrer do filme se ressalta pontos importantes a se discutir. O quanto e até que ponto um profissional do ramo de vendas são capazes de chegar mesmo que tenham que passar por cima de seu caráter em favor de ser bem-sucedido no seu trabalho utilizando a manipulação e até quando a parte consumista prevalece. Se afunda financeiramente e emocionalmente estando preso numa vida de aparências, algo muito bem representado pelo casal Symonds que de tanto invejar seus vizinhos então em vividas que se tornam impagáveis só manter um padrão de vida fora de suas realidades. Assim no termino o marido se vê em uma situação desesperadora e comete suicídio se jogando na piscina. O filme retrata como determinado grupo de referência tem o poder de influenciar pensamentos, sentimentos e o comportamento do consumidor.

2- O público alvo são famílias bem-sucedidas. Todos da suposta família seguem segmentos de mercados específicos. As escolhas dos produtos para “vendas “são feitas de acordo com as idades dos consumidores”. O chefe da suposta família divulga artigos esportivos como golf, corrida e tênis, além de roupas, carros e bebidas. A “esposa” divulga joias, roupas, cosméticos e também artigos esportivos. O filho divulga aparelhos eletrônicos de última geração, guitarras, skates e etc. E a filha cosméticos e roupas. Todos “vendem” também televisões, celulares, mobílias, quadros, e comidas requintadas


3- No filme é citado Marketing oculto, conhecido também como marketing invisível. Que é uma modalidade de Marketing que fala sem dizer, que mostra um produto sem gritar no ouvido do cliente. A propaganda simplesmente está lá, quieta e imóvel. É bastante utilizada para testar a reação de consumidores a novos produtos, com pessoas contratadas ou situações planejadas para que outras pessoas conheçam o produto/serviço/marca sem perceberem que estão sendo testadas. No filme uma empresa contrata uma suposta família, que vai morar num bairro de classe Alta, e que passam a ideia de felicidade plena, de família perfeita, morando em uma mansão linda, tendo carros de luxo, roupas de grifes, decoração moderna e aparelhos eletrônicos de última geração. A família expõe ao máximo os produtos recebendo visitas dos vizinhos e realizando festas. A cada comentário feito é mostrado a marca do produto em questão, induzindo dessa forma o consumo.

Estratégia utilizada: Marketing invisível.

4- A decisão de consumo vem agregada com diversos elementos que influenciam o comportamento. No filme, podemos identificar todos os fatores, sendo eles:

Fatores culturais: São os que envolvem a cultura do consumidor que define o perfil de produtos que serão consumidos. Inclui os objetivos materiais da sociedade, as ideias e valores, as instituições, a maneira como nos vestimos e pensamos. O filme retrata uma família fake, que escolhe morar em um bairro de classe alta, afim de socializar com pessoas ricas e assim vender o máximo de produtos caros.

Fatores sociais: Os fatores sociais envolvem os grupos de referência, a família, os papéis e a posição social. Os grupos de referência podem influenciar o consumo baseado em normas, encorajando a expressar certos tipos de valores. A família influencia no consumo baseado na posição do líder da família e no perfil dos componentes dela. No filme a suposta família demonstra ser feliz saudável e bem-sucedida.

Fatores pessoais: Os fatores pessoais englobam a idade e o estágio do ciclo de vida, a ocupação, as condições econômicas, o estilo de vida, a personalidade e o autoconceito. A cada fase da vida, os desejos e necessidades são modificados. Jovens, recém-casados, casal com filhos, sem filhos; cada uma dessas fases exige produtos diferentes e com isso, o hábito de consumo muda. No filme os personagens “vendem” as coisas de acordo com as idades. O “filho” vende aparelhos eletrônicos para os amigos, a “filha” vende roupa e maquiagens na escola, a “mãe” joias, comidas e produtos de beleza e o pai, artigos esportivos, roupas e carros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com