TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

1 - Explique qual a importância de estudar o comportamento do consumidor.

O comportamento do consumidor é a investigação detalhada do processo vivido pelos consumidores no momento em que decidem empregar ou não recursos disponíveis na aquisição de itens. Por isso é importante o estudo das motivações que levam as pessoas a consumir um produto ou um serviço.

O desafio de se compreender o comportamento do consumidor torna-se cada vez mais complexo, principalmente quando adotamos uma percepção multicultural, reconhecendo-o como um ser subjetivo, detentor de seus desejos e necessidades. Desta forma, compreender a subjetividade do consumidor é um bom negócio, pois esse importante e pontual variável auxilia as organizações a definir o mercado e a identificar ameaças e oportunidades.

Estudar o consumidor significa então, pesquisar os seus mecanismos de aceitação, bloqueios, forma de ser, forma de pensar, forma de agir, forma de reagir.

Compreender o estilo de vida do consumidor, é uma estratégia fundamental para compreender o que ele pensa sobre si mesmo e o que valoriza, e para tanto podemos realizar esta investigação através de pesquisas qualitativas, mergulhando em seu universo de motivações conscientes e inconscientes, valores, e os seus principais traços de personalidade, para conhecê-lo em profundidade e descobrir como estes aspectos subjetivos são projetados na escolha de produtos, bens e serviços.

2- Comentar sobre os fatores de influência do comportamento do consumidor

Existem diferentes grupos de consumidores com comportamentos diferentes, mas o que de fato influencia o comportamento de um consumidor de acordo com Silva (2007) são as diferentes fontes de influência, podendo envolver fatores intrínsecos e extrínsecos, que são: fatores de mercado, fatores sociais, fatores culturais, fatores psicológicos e pessoais.

  • Fatores de mercado: Os fatores de mercado variam, por exemplo: consumir produtos tem relação direta com o poder de compra do consumidor que por sua vez se relaciona com a condição econômica do contexto social, estado, país, nação. Dessa forma, salários e empregos compõem um grupo de fatores determinantes do comportamento consumidor, e é o ponto de partida para a relação com os demais fatores determinantes. Por exemplo, um consumidor as vezes deseja um produto de uma determinada marca, mas suas condições ou a falta do emprego/salário dificultará esse poder de aquisição. Esse desemprego, por sua vez, assume um importante papel no comportamento do consumidor, pois se torna reflexo da condição econômica.
  • Fatores culturais: As questões culturais também são determinantes para o comportamento do consumidor. Religião, gosto musical, preferências artísticas, costumes étnicos, hábitos de alimentação, e uma infinidade de outras questões compõem a cultura de uma sociedade ou de uma comunidade. Até mesmo a região geográfica pode interferir na forma como seus clientes consomem.
  •   Fatores Sociais: É evidente que somos seres sociais (a imensa maioria de nós, pelo menos). Isso significa que somos influenciados pelos grupos em que vivemos nos mais diversos aspectos – e nossas decisões de compra não são exceção. Por isso, um estudo do comportamento do consumidor deve levar em consideração os agrupamentos em que ele está inserido. Como são suas relações com amigos, família, no meio profissional, etc; conhecer estas questões significa conhecer melhor o seu público, uma vez que é comum as pessoas agirem de acordo com o grupo para se manterem nele.

Fonte: https://endeavor.org.br/marketing/comportamento-do-consumidor/?gclid=CjwKCAiAiarfBRASEiwAw1tYvynovTZ4YMRE7H6uDKGO9pnJBe4GvAiYBSnIMv0_Ovw2Xwr3kYJfQxoCZooQAvD_BwE 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com