TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  16/3/2019  •  Abstract  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

JUAZEIRO DO NORTE-CE

2019

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

  1. Existem algumas pessoas que debatem se realmente os consumidores não seguem algum tipo de processo de decisão, mas fazem suas seleções mais ou menos aleatoriamente, sem nenhum raciocínio aparente. Qual a sua posição neste ponto? Por quê?
  1. Defina os termos solução estendida de problema e solução limitada de problema. Quais são as diferenças essenciais? Que tipo de processo de decisão você supõe que seja sugerido pela maioria das pessoas na compra inicial de um novo produto ou marca em cada uma destas categorias: pasta de dente, farinha, colônia masculina, carpete, papel higiênico, pão, lâmpadas, câmeras de 35mm e carro esportivo?
  1. Em referencia a questão 2, é possível que o processo de decisão varie amplamente de um consumidor para outro ao comprar cada um desses itens? Explique.
  1. Como poderia um fabricante de lavadoras e secadoras automáticas usar o enfoque do processo de decisão para melhor compreender como os consumidores compram esses produtos?
  1. Quais os seguintes tipos de produtos você considera que seja mais possivelmente comprado em termos de fidelidade a marca e em termos de inércia: detergente de lavadora, óleo de motor, batom, polidor de sapatos, refrigerantes, produtos para tratamento de gramas de jardim (fertilizantes e coisas do tipo) e vela de motor?
  1. Suponha que você seja responsável pelo marketing de uma nova câmera digital. Você tem como concorrentes a Kodak e a Nikon, as quais têm construído uma substancial fidelidade a marca. Quais estratégias você poderia sugerir para fazer intervenções no mercado?
  1. Suponha que você seja solicitado como consultor de marketing a sugerir uma estratégia de comunicação para uma nova marca de ração seca para gatos. Qual dos tipos de processo de decisão discutidos no capitulo você acredita que seja mais apropriado para a maioria dos compradores potenciais? Por quê? Que diferença isso faz em termos de estratégias de marketing?
  1. Quais são as estratégias básicas disponíveis para as empresas que procuram influencias o reconhecimento das necessidades?
  1. Discuta como o reconhecimento das necessidades disparou a sua ultima compra de refrigerante. Foi diferente do reconhecimento das necessidades que o levou a comprar novos sapatos? Que papel você acha que os esforços de marketing desempenharam (se desempenharam algum papel) em ambas as situações?

R- São necessidades totalmente opostas, a primeira necessidade de consumir refrigerante por exemplo é uma necessidade mais impulsiva, baseada apenas no momento da compra. Já a necessidade de calçados novos por exemplo é algo “melhor pensado”, pois de fato envolve uma necessidade e não somente um desejo de consumidor um produto momentaneamente.

  1. Explique como cada um dos fatores a seguir pode afetar a busca do consumidor:

  1. fidelidade a marca (O processo de fidelização de cliente à marca talvez seja a mais complicada nos dias atuais, pois com uma concorrência cada vez maior e que investe cada vez mais em tecnologia, marketing e na criação de novos produtos, se torna cada vez mais complexo este processo de fidelização, porém, ao fidelizar de fato um consumidor, as marcas começam a criar necessidades nos clientes, fazendo com que descubram necessidades em produtos que à pouco tempo nem conheciam).
  1. fidelidade a loja (O processo de fidelização do cliente à loja também é um processo demorado e que envolvem mais fatores de riscos para o fim da fidelização, pois um atendimento mal feito, ou a busca por um produto que não seja oferecido, preços mais alto que os da concorrência influenciam negativamente para que o consumidor seja fiel àquela loja, porém, ao fidelizar um cliente e oferecer vantagens sobre a concorrência como descontos sobre produtos do interesse do cliente (que pode ser facilmente verificado através dos produtos que o mesmo busca) faz com que os cliente não pesquisem tão afundo em outros locais, ou que simplesmente pela qualidade do serviço de entrega, rapidez no atendimento e no despache das mercadorias façam com que  o consumidor opte pela mesma loja. Outras formas de retenção pode ser descontos em produtos associados ou complementares ao que o consumidor busca. O recebimento de mensagens via aplicativo, e-mail ou SMS, faz com que o consumidor esteja cada vez mais intimo da organização e consequentemente mais ligado à tudo que a loja dispõe.

 

  1. incerteza sobre qual marca satisfaz melhor as necessidades do consumidor (A incerteza sobre qual marca pode satisfazer melhor as necessidades do consumidor faz com que o consumidor seja mais crítico sobre fatores que geralmente o influenciariam mais facilmente caso este fosse fidelizado à uma marca, a dúvida gera mais incertezas as pessoas e faz com que elas busquem mais informações não só técnicas do produto, mas informações sobre experiências de outros consumidores com as marcas pesquisadas. Neste momento a empresa ou o produto que possui mais diferenciais competitivos tende a ser a preterida para o negócio.

  1. importância que os consumidores dão a pagar preços menores (Preço talvez seja um dos fatores que mais pese para a maioria dos consumidores no momento da compra, quando o consumidor ainda não tem uma definição muito clara sobre o produto ou o local onde está comprando, o consumidor tende a ser influenciado principalmente por vantagens competitivas como preço mais baixo, formas de pagamento especiais e outras práticas de mercado).

  1. Considere dois segmentos alternativos que diferem somente na sua propensão a busca de informação. Um segmento adota uma busca externa substancial durante o processo de tomada de decisão. Em contraste, os consumidores do outro segmento são bem menos ativos nos seus comportamentos de busca. Que segmento seria um melhor mercado-alvo presumindo que ambos são escolhidos, como as atividades de marketing podem definir no atendimento a cada um dos segmentos?
  1. Um estudo recente classificou os consumidores em três segmentos baseados na quantidade de busca que eles fazem quando estão tomando decisões de consumo. Para cada segmento o percentual de compra da sua marca perante e marcas competidoras foi examinado. Os resultados estão contidos na tabela a seguir:

% de Compradores

Intensidade de Busca de Informação

Sua Marca

Marcas Concorrestes

Mínima

3

97

Moderada

9

91

Extensa

17

83

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com