TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  22/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

Curso de Administração

PRÁTICAS DE GESTÃO III

Turma – 223-82

Rio de Janeiro
2018

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

Curso de Administração

PRÁTICAS DE GESTÃO III

TEMA: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

                                                                                    Alunas: Carolina Batista Silva – 2027184
                                                                                            Juliana Soares Cardoso – 2027344

                                                                  Rio de Janeiro
                                                                           2018

SUMÁRIO:

Introdução        2

 Desenvolvimento        3

Conclusão        4

Referencias         5


Introdução:

   O comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvendo quando o indivíduo ou grupos selecionam, compram, usam, dispõem de produtos, serviços, ideias ou expectativas para satisfazer a necessidade e desejos.

  O objetivo é necessário antes de qualquer coisa, escutar e conhecer o consumidor, suas motivações e seu comportamento. Os processos produtivos e atendimentos das empresas devem, portanto, dirigir-se para a satisfação do cliente. O melhor para satisfazer e manter os clientes é conhecer o máximo possível às necessidades sobre os mesmos.


  Quem é, entretanto, o tal consumidor? Porque ele se comporta de determinada forma em certas ocasiões e de maneira diferente em outras? Porque ele continua sendo um mistério para muitos empresários.

   A importância de se avaliar seus gostos, hábitos e históricos de compras, afim de manter a fidelidade dos clientes. As características dos consumidores incluem quatro fatores principais: Culturais, Sociais, Pessoais e Psicológicos.

  O comportamento do consumidor é a função essencial no marketing e está relacionado com a ação divulgada de comprar e com os processos mentais e sociais que antecedem e seguem essa ação. É preciso diferenciar de uma forma que ganhe atenção e a confiança do consumidor, pois é uma das melhores maneiras de fazer isso hoje e por mostrar a sua realidade.

 

1.Quais as influências dos fatores sociais e psicológicos no comportamento de consumo? Exemplifique.

    Nos fatores sociais são os grupos de referência que se dividem no setor primário: (família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho), secundários: (grupos religiosos e profissionais de classe), (grupos onde a pessoa espera pertencer) e dissociação (grupos com valores ou comportamentos que a pessoa rejeita). E o que mais influência no comportamento do consumidor é o grupo familiar seja o mais importante determinante de comportamento do consumidor, devido à estreita e contínua interação entre os seus membros.

   Nos fatores psicológicos o comportamento humano se faz através do diagnóstico de suas necessidades, tendo em vista que todo o processo de tomada de decisão é baseado na percepção das necessidades satisfeitas. As necessidades psicológicas surgem de estados de tensão psicológicos, como necessidades de reconhecimento, valor ou integração.

Um motivo é uma necessidade que é suficientemente importante para levar a pessoa a agir, a maneira como ela age é influenciada pela percepção que ela tem da situação.

2. Faça uma análise do comportamento do consumidor na era digital.

    Analisando sobre o comportamento dos consumidores na era digital, estamos vivendo uma importante mudança no comportamento dos consumidores, que impacta a forma como as empresas devem se relacionar com os seus clientes. O mundo digital proporcionar e facilita ao consumidor maior poder de sua própria jornada de compra. Eles tornaram-se menos impressões ao marketing de interrupção e, as vezes, até avessos a este modelo de comunicação. Agora é a vez do marketing de atração voltado para o customer experience (experiência do cliente), que vem encontro ao novo comportamento.

    Para os padrões de hoje, o período de 30 anos decorridos entre a criação da primeira rede de computadores interligados para fins militares nos Estados Unidos até a criação da World Wide Web em 1992 parece uma eternidade. Porém, a partir desde ponto, o mundo digital dominou o mercado e a sociedade e uma velocidade vertiginosa. A partir dos anos 90, aconteceu a grande explosão da internet não só no Brasil mais no mundo todo

   Como a nova era digital com a tecnologia, uma pesquisa feita pelo Future Buy, realizada pela GfK, revelado um novo perfil de consumidores, cada vez mais conectados e seletivos. Batizadas de ‘xtreme shoppers’ (compradores extremos), essas pessoas possuem alto nível de envolvimento com as compras e usam smartphone e tablets para pesquisar os produtos que desejam adquirir.

   Diferente do passado, em que tinha como fontes de informação basicamente a propaganda realizada pela própria empresa ou o vendedor — ambos focados exclusivamente na venda — hoje o consumidor tem acesso a uma quantidade incontável de dados.

   Foi-se o tempo em que, para comprar um produto ou contratar um serviço, o consumidor precisava deixar o conforto de seu lar, suas tarefas do escritório e fazer um grande esforço. Ir ao ponto de venda era obrigatório. Para pesquisar preços, o deslocamento era essencial.

   Atualmente, para ter acesso a um universo gigantesco de produtos, preços e avaliações de consumidores reais, basta um clique ou até mesmo um comando de voz.

   Por isso, ele conhece não só os detalhes técnicos dos produtos. Ele encontra explicações detalhadas a respeito da importância de cada um desses elementos para o resultado final.

        3. Como o neuromarketing pode auxiliar o estudo do comportamento do consumidor?

   Entender e conhecer o consumidor não são tarefas fáceis. Se você pensa que questioná-lo sobre seus sentimentos e desejos é o suficiente, está na hora de rever seus conceitos. Diversos estudos já comprovaram que o cérebro é um dos principais responsáveis pelas escolhas das pessoas. E é claro que isso também se reflete no seu comportamento de compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com