TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PESQUISA-DIÁGNÓSTICO NA 4ª DRP DE ITAJAÍ - SETOR CNH, DESAFIOS DO TRABALHO EM GRUPO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  24/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  17.460 Palavras (70 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 70

universidade do vale do itajaí

JOYCE ANDRÉ DO NASCIMENTO

comportamento organizacional: UMA PESQUISA-DIÁGNÓSTICO NA 4ª dRP DE ITAJAÍ - setor cnh, desafios do trabalho em GRUPO na administração pública

itajaí

2018

JOYCE ANDRÉ DO NASCIMENTO

comportamento organizacional: UMA PESQUISA-DIÁGNÓSTICO NA 4ª dRP DE ITAJAÍ - setor cnh, desafios do trabalho em GRUPO na administração pública 

Trabalho de Estágio desenvolvido para o Estágio Supervisionado do Curso de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Gestão da Universidade do Vale do Itajaí.

Orientador: Geraldo José Medeiros Junior

itajaí

2018

Dedico este trabalho à Deus por ter me iluminado nessa caminhada, e a todas as pessoas que estiveram ao meu lado até alcançar a finalidade deste.

AGRADECIMENTOS

        Agradeço a Deus por ter me dado coragem, fé, e muita força para que eu nunca desistisse dessa caminhada.

        Aos meus pais e familiares que sempre me apoiaram, e me deram suporte em tudo que precisei para poder concluir a faculdade.

        Aos amigos da faculdade, que nesses anos compartilharam comigo experiências, boas risadas, tristezas e muito trabalho árduo, sempre irei carregá-los em meu coração, com as memórias mais lindas e belas de cada um.

        Ao professor Geraldo José Medeiros Junior, por estar na minha empreitada acadêmica, me ensinando, auxiliando e aconselhando durante todo o curso.

        Aos meus amigos/irmãos que estão sempre ao meu lado, Bruna Pinheiro e Carlos Lemos Filho, pela paciência em ouvir meus lamentos, e por demonstrarem um carinho enorme por mim, sempre apoiando e cuidando de mim durante este processo, me transmitindo palavras encorajadoras, e me incentivando a nunca desistir e sempre seguir sonhando.


equipe técnica

a) Nome do estagiário

Joyce André do Nascimento

b) Área de estágio

Administração de Recursos Humanos

c) Orientador de conteúdo

Prof. Geraldo José Medeiros Junior

d) Supervisor de campo

Adolar Antônio Bona

e) Responsável pelo Estágio

Prof. MSc. Eduardo Krieger da Silva


Dados de identificação da ORGANIZAÇÃO

a) Razão Social

4ª Delegacia Regional de Polícia de Itajaí - Ciretran

b) Endereço

Rua: Sete de setembro, 600, centro – Itajaí, SC.

c) Setor de Desenvolvimento do Estágio

Setor CNH.

d) Duração do estágio

240 horas

e) Nome e cargo do supervisor de campo

Adolar Antônio Bona

Polícial Cívil – Supervisor do setor

f) Carimbo e visto da organização

RESUMO

O principal objetivo deste trabalho foi diagnosticar os desafios do trabalho em grupo do setor CNH, na 4ª Delegacia Regional de Polícia de Itajaí – CIRETRAN. Para isso utilizou uma pesquisa de comportamento organizacional com a finalidade de levantar os problemas que estavam ocasionando a queda na produtividade do setor. Em se tratando dos objetivos específicos, buscou-se levantar dados para verificar a situação do grupo de trabalho, assim como identificar através de ferramentas os fatores relacionados a motivação do setor, assim como identificar, averiguar e definir o grupo de trabalho e sua estrutura. Contando também com demonstrar por meio da pesquisa a satisfação dos funcionários com a liderança no trabalho, as dificuldades que acarretam num relacionamento interpessoal complicado, dificultando os resultados esperados para a organização, e após identificar essas questões, propor melhorias para a organização através dos resultados obtidos. Quanto à metodologia utilizada no estudo, foi abordada a o método quantitativo e qualitativo, com caráter descritivo e utilizando o levantamento. Por meio de questionários e entrevistas, foi realizada a coleta de dados primários, em seguida os resultados foram adaptados para fácil entendimento, sendo apresentados através de gráficos para melhor leitura e visualização dos dados. De maneira geral observou-se que grande parte dos funcionários encontram satisfeitos em variáveis como, clima, relacionamento interpessoal, integração, e relação com outros setores. No entanto é ressaltado também, que houve índice de insatisfação, sendo os conflitos e a motivação os principais motivos que afetam os funcionários. Por fim foram sugeridas algumas ações, buscando proporcionar ao setor uma melhora no relacionamento de grupo e desempenho.

Palavras-chave: Comportamento Organizacional. Trabalho em Grupo. Gestão de Pessoas.

LISTA DE QUADROS (conferir item por item)

Quadro 1: Escolas do pensamento administrativo        19

Quadro 2: Habilidades dos administradores        29

Quadro 3: Tipos de grupos        34

Quadro 4: Funções desempenhadas pelo grupo        40

Quadro 5: Índice de avaliação positiva e negativa.        67

LISTA DE ILUSTRAÇÕES (conferir item por item)

Figura 1: Ciclo PDCA        18

Figura 2: Classificação dos sistemas de RH        23

...

Baixar como (para membros premium)  txt (109.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (677.6 Kb)  
Continuar por mais 69 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com