TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Empresa Tigre

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 7

Administração de Marketing I

RELATÓRIO FINAL - Situação Problema/Estudo de Caso No. 03

Curso: Administração                         Turma: Matutino                 Data: 10/05/2016

 Grupo No.:

Função:

Aluno: Éder Passos

Líder

RA 13153531

Aluno: Giovana Villani

Redatora

RA 13090675

Aluno: Juliana Agnelli

Porta-voz

RA 13091335

Aluno: Carolina Machado

Membro

RA 13063797

Aluno: Gláucia Lie

Membro

RA 12751251

Aluno: Julia Rocha

Membro

RA 13020458

Aluno: Isabela do Amaral

Membro

RA 13011580

  1. QUESTÕES DE PESQUISA

        Dado o estudo de caso da Tigre, o grupo pesquisou os seguintes conceitos para propor ações para que a empresa mantenha seu sucesso no futuro: estratégias de marketing, segmentação de mercado e diferenciação. Sendo pesquisados por: Éder Passos e Giovana Villani (estratégias de marketing), Juliana Agnelli e Carolina Machado (segmentação de mercado) e Glaucia Lie, Julia Rocha e Isabela do Amaral (diferenciação).  

  1. ANALISANDO A TIGRE

A empresa Tigre, a qual nasceu na década de 40, era uma pequena empresa de fabricação de pentes. Após alguns anos a empresa enfrentou seu primeiro desafio que seria introduzir canos de PVC no mercado brasileiro e quebrar alguns paradigmas até então, e com algumas estratégias de comunicação que se foi ganhando a confiança de seus consumidores.

Assim o grande problema ou desafios encontrados pela empresa foram de se posicionar frente aos mercados e definir suas estratégias para que o negócio prosperasse, fidelizando os clientes e alcançando o público alvo de forma eficaz. Além disso, era preciso conquistar os clientes e mostrar a eles o novo produto e suas qualidades, diferente dos que eram usados.

De acordo com Kotler (2000), as empresas podem conquistar seus clientes e superar a concorrência com um melhor trabalho de atendimento e satisfação das necessidades dos mesmos. Estes avaliam, de acordo com o vasto universo de produtos, marcas e preços, qual oferta proporciona maior valor e agem com base nela.

O autor também cita que os clientes procuram maximizar o valor, formando uma expectativa. A probabilidade de satisfação e repetição da compra depende de a oferta atender ou não essa expectativa de valor. O valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente (benefícios esperados) e o custo total para o mesmo (custos em que os consumidores esperam para avaliar, obter, utilizar e descartar).

Ainda de acordo com Kotler (2000), para a empresa alcançar o alto desempenho primeiramente ela deve definir quem são seus públicos alvos interessados e quais suas necessidades. A empresa pode alcançar suas metas de satisfação gerenciando e conectando processos de trabalho e processos centrais de negócios, ou seja, organizando ou realizando a reengenharia dos fluxos de trabalho e desenvolvendo equipes responsáveis por cada processo. Os recursos também auxiliam para o alto desempenho, pois para realizar processos uma empresa necessita dos mesmos. A estrutura, suas políticas e cultura da empresa têm de estar alinhadas com o ambiente de trabalho.

A estratégia da Tigre foi contrária a apresentada pelo mercado, que até então tinha uma tradição enraizada de uso de produtos de ferro na parte hidráulica bem como a aversão pelo uso do plástico, considerado frágil.

A Tigre traçou sua estratégia voltada para os profissionais que fariam uso de seus produtos, aproximando estes por meio da capacitação. Começou então a ministrar palestras, aulas e cursos de instalação hidráulica, posteriormente surgiu o projeto universidade Tigre. Nestes eventos, a Tigre conscientizava, explicava e orientava os profissionais quanto à linha de produto plástico, seus benefícios e facilidades de instalação e manutenção.

 Para Kotler e Armstrong (2006), também discorre que o processo de escolha de uma estratégia deve contemplar o propósito em conflito, ou seja, responder a necessidade vigente. Posteriormente, deve-se verificar se o ambiente é favorável, se a capacitação é suficiente, atendendo assim à demanda em questão. A Tigre, como citado acima, atende todos estes requisitos.

Ainda para os autores, a estratégia de inovação compõe o conjunto das estratégias competitivas. Estas visam à continuidade da inovação dos produtos ou serviços. Geralmente são utilizadas por organizações que detêm objetivos e metas audaciosas. Aliado ao crescimento do mercado do setor de construção civil, a Tigre, em 2010, faturou 2.6 bilhões de reais, alta de 18% em relação ao ano de 2009, reforçando e comprovando a eficácia da estratégia implementada.

Para Kotler e Armstrong (2006), é possível utilizar-se de mais três modelos de estratégias. A primeira é a diversificação, que significa diversificar a área de atuação da empresa, tendo como base aquilo que ela fez bem hoje. A segunda é a estratégia de alianças e parcerias, tendo por princípio a necessidade de atender as expectativas do ambiente, aliar-se a empresas ou entidades que auxiliam em aspectos relevantes aos negócios. A terceira estratégia é a de expansão, que visa à oportunidade de aumentar e maximizar o negócio e aumentar assim consequentemente sua rentabilidade e posicionamento no mercado.

  1. ESTRATÉGIAS JÁ UTILIZADAS E RESULTADOS ALCANÇADOS.

A Tigre usa distintos planos de ação como foi explicado anteriormente para conseguir alcançar seus objetivos e cumprir suas metas. A empresa usa estratégias de marketing e de tecnologia, por exemplo.

        A estratégia de marketing envolve desde o treinamento de profissionais da área de construção, síndicos e zeladores, e o curso de hidráulica para mulheres, alcançando assim a todos os públicos.

Já a estratégia de tecnologia implica-se nas mídias sociais, onde a companhia escolheu o canal do “YouTube” como principal canal digital da marca, no qual são postados vídeos instrutivos com dicas de manutenção de domicílios e etc. A capacitação profissional é o principal elemento, tanto na estratégia para gerar relevância entre os consumidores, como no pilar de responsabilidade social da Tigre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com