TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clima e cultura organizacional

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LEME

2018


fernando dos santos oliveira

   clima e cultura organizacional: Fatores relacionados a má gestão

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Centro Universitário Anhanguera.

Orientador: Jaqueline Bueno


LEME

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1        O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        4

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

4.1 Clima e cultura organizacional        6

4.2 Resultados Negativos        7

4.3 Emocional- diretamente sobre o desempenho        8

5 METODOLOGIA        9

5.1 Tipo de estudo        9

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        10

1.1        REFERÊNCIAS        11

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que o mercado de trabalho exige gestores competentes, mas na realidade nos deparamos com uma situação muitas vezes diferente, infelizmente muitos ainda estão despreparados e não passam confiança para equipe, são gestores, mas não conseguem liderar.

No que resultam em colaboradores desmotivados, baixa produtividade, não conseguindo a equipe atingir as metas estabelecidas pelas organizações, alta rotatividade, consequentemente resultando também em números maiores de acidentes de trabalho, afastamentos e absenteísmo.

Compreende-se que propor soluções, através de mudança comportamental juntamente com conhecimento, desenvolvimento continuo e mostrar que soluções são possíveis.

  1. O PROBLEMA

As organizações atuam entorno de sua cultura e clima, e gestores despreparados acabam diretamente influenciando no comportamento dos colaboradores ligados à sua produtividade.

Através de uma somatória de costumes e normas, quando são influenciados por pessoas despreparadas acabam vendo a instituição de uma forma negativa e acabam ficando insatisfeitos com as situações e formas de tratamento, não conseguindo alcançar o objetivo esperado por ambas as partes.

Buscando compreender estes obstáculos que muitas empresas passam iremos responder como gestores despreparados podem prejudicar o dia-a-dia de sua empresa?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Analisar os impactos negativos que uma má gestão traz para a organização, com foco em questões como: a dificuldade que as empresas têm em encontrar profissionais qualificados no mercado, o investimento em treinamentos e tecnologia para alcançar os objetivos organizacionais, e os quesitos emocionais que permeiam o desempenho do colaborador.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•        Entender o significado de clima e cultura organizacional;

•        Relatar os resultados negativos e por que eles acontecem;

•        Esclarecer que o emocional age diretamente sobre o desempenho do colaborador;

2        JUSTIFICATIVA

Sabemos que nos dias atuais as empresas querem produzir mais e mais, que tem que cumprir metas em cima de metas, mas as vezes se esquecem que o capital humano é o seu maior investimento, colaboradores precisam de gestores que lhes mostrem a direção correta, da forma correta que os faça sentirem motivados, saberem da importância do seu trabalho.

Quando isso não acontece acaba afetando de forma direta a cultura e o clima organizacional por isso e tão importante entender como esse mecanismo funciona, escolhi este tem pois é de suma importância e sei o quão difícil e ser gerido por um gestor despreparado, todo o processo de uma empresa por mais automatizada e tecnológica que seja depende unicamente de pessoas por isso acredito na importância deste tema.

Esta pesquisa contribuirá para mostrar o quanto e importante fazer uma boa seleção e se não for possível que vale a pena investir tempo e dinheiro em treinamento, pois caso o contrário o prejuízo será muito maior do que o investimento. Compreendendo como os colaboradores são diretamente afetados por gestores despreparados e quão negativo isto se torna para a empresa, além de muitos prejuízos matérias, sociais e emocionais.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 Clima e cultura organizacional

 

 O clima organizacional influência a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas tendem a conduzir à motivação. O clima organizacional pode ser visto, também, como um conjunto de fatores que interferem na satisfação ou descontentamento no trabalho (CHIANENATO 1994)

A motivação é fator diretamente ligado ao desempenho humano, seguindo este raciocínio vemos que consequentemente as expectativas frustradas geram resultados negativos. Pessoas desmotivadas por um conjunto de fatores dentre eles lideres mal preparados resultam e desmotivação, baixa produtividade, além do aumento no número de acidentes de trabalho e absenteísmo.

        Conforme Luz (2003), pode-se afirmar que cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, costumes[a], tradições, sentimentos e comportamentos experimentados pelos membros de uma organização.

        Os resultados são o reflexo da cultura nas organizações, tanto positivamente quanto negativo É de muita importância que os valores estejam bem claros e que sejam interpretados de forma correta, para que não tenham comportamentos incompatíveis

“Definimos Clima Organizacional em termos de como as pessoas percebem a companhia, como as decisões são tomadas e com que eficácia as atividades são coordenadas e, então comunicadas” (LUZ, 2003, p.11).

Isso varia muito do ponto de vista do colaborador, de como as informações chegam até ele, e se chegam. Um conjunto de situações que definem como será a percepção e a qualidade das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com