TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do Consumidor

Por:   •  19/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Darlene Nunes De Souza

 

Nesta atividade você terá que dar um exemplo para os dois conceitos destacados abaixo e explorados em nosso conteúdo. Depois vocês terão que justificar o exemplo com base no conteúdo.

        

Categoria

Exemplo

Justificativa

Influências socioculturais

-Cultura

-Subcultura

-Classe social

-Grupos de referência

-Família

-Papeis desempenhados pelo homem ou pela mulher

-Existem diferentes culturas, um exemplo, cada grupo de pessoas possuem suas crenças, costumes, conhecimento, etc. A cultura pode ser influenciada , pelo lugar onde a pessoa foi criada, pela família, no que a pessoa acredita e demais fatores .

-As pessoas, mesmo estando dentro da mesma cultura, podem apresentar comportamentos diferentes e assim conseguimos agrupá-los de acordo com essas características formando subgrupos que chamamos de subcultura. Exemplo, pessoas da mesma classe social costumam consumir os mesmos produtos, pessoas com a mesma faixa etária de idade, costumam frequentar os mesmos ambientes.

  -Algumas características da população são levadas em consideração para identificar a qual classe social cada pessoa pertence, como a "escolaridade,ocupação, área

em que reside, tipo de residência e fonte de riqueza. Exemplo, uma pessoa que tem um bom emprego, diplomado  em vários cursos, mora em um bairro do centro da capital, encaixa-se na classe socioeconômica A,  ou seja de classe de pessoas de maior poder aquisitivo.

- Podemos dizer que um indivíduo tem seu comportamento de compra influenciado por pessoas do seu grupo de trabalho, de estudo, de alguma religião à qual pertença e até mesmo por artistas, cantores e outras pessoas públicas, com quem

o consumidor não convive. Em relação a essas pessoas com as quais o consumidor não convive, com algumas ele se identifica, por exemplo, quando uma consumidora quer usar

a mesma tintura de cabelo de uma artista famosa.

-Existem características dentro da estrutura familiar que devem ser observadas, um exemplo; Nosso comportamento e as influências que a família tem sobre cada um de nós, são diferentes quando moramos com os pais, e quando nos casamos.

- Um exemplo de papéis desempenhados pelo homem ou pela mulher é o fato que antigamente as mulheres não trabalhavam fora, ficavam em casa cuidando dos filhos e fazendo os afazeres da casa,

isso quer dizer, dependia financeiramente do marido,  hoje em dia as mulheres optam em trabalhar fora e deixar os filhos e a casa aos cuidados de um familiar, ou de um profissional da área.

Fatores situacionais

-Ambiente físico

-Ambiente social

-Tempo

- Razão de compra

-Estado de espírito e a predisposição

- O ambiente físico  refere-se a todas as características do ambiente de um ponto de venda, essas características vão desde a localização, estacionamento, cores, aromas, disposição dos produtos, entre outros fatores, exemplo, em uma loja de perfumes , onde o aroma é agradável e atrativo , o cliente será estimulado a compra.

-Um exemplo de fatores situacionais no ambiente social;  Mesmo não sendo um grande consumidor de cerveja, se estou com um grupo de amigos e todos estão bebendo cerveja, também beberei uma, pois não quero ser diferente de todos que estão lá, nem ser motivo

de comentários deles.

- O tempo é igual para todos, mas cada pessoa o utiliza de acordo com a sua  rotina, eu por exemplo aproveito o tempo que  passo no metrô, indo e vindo do trabalho, para ler livros que necessito da leitura no decorrer do curso que faço de admistração.

- Razão da compra; Um mesmo produto poderá apresentar características diferentes para atender a públicos e necessidades diferentes, cada consumidor compra o seu produto de acordo com a sua necessidade de

uso.

-Estado de espírito e a predisposição; É como você se sente, como está naquele momento, exemplo, se recebermos um aumento de salário, estaremos muito mais dispostos a irmos ao shopping, ou a alguma loja, para comprarmos algo que gostamos. No entanto, se tivermos um gasto extra ou se formos demitidos do nosso emprego, estaremos bem menos dispostos a comprar alguma coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com