TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do Consumidor

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4

Atividade: Comportamento do consumidor

Título:

Aluno:

Disciplina: Comportamento do consumidor

Turma:

Introdução

Nos dias de hoje é muito importante conhecer e acompanhar com frequencia o comportamento dos consumidores, pois, com esse estudo, o setor de marketing e empreendedores detectam oportunidades e ameaças aos seus negócios com a possível insatisfação de seus clientes.

A decisão de comprar um produto ou serviço é um momento importante para o consumidor, por isso se deve elaborar estratégias de marketing certeiras, eficazes e direcionadas ao seu nicho de mercado. É de extrema importância analisarmos as influências no processo de compra do consumidor final, observando como agem, o que pensam e quem são seus influenciadores.

De acordo com Kotler (1998) “é fato que as pessoas escolham produtos que comuniquem seu papel e status na sociedade”.

Esta atividade propõe criarmos ações de marketing que posicionem um mesmo produto que atinja dois públicos diferentes, com o objetivo de influenciá-los em suas decisões de compra.

Optamos pela criação de um plano de marketing de uma câmera fotográfica semiprofissional.

Justificativa

Foram apresentadas duas situações com perfis familiares distintos.

Na situação 1 encontramos um funcionário público de carreira, casado com uma dentista, com quem tem quatro filhos. Toda a família mora em Uberlândia, em uma casa de cinco quartos, três suítes, três carros na garagem, e tem renda mensal de quinze mil reais. A família não se preocupa com decoração, nunca viajou para o exterior, compra poucos livros e roupas, não valoriza marcas e costuma passar os fins de semana em casa, assistindo à TV aberta, ou em um churrasco com a família e amigos. 

Já na situação 2, seria um funcionário público de carreira, casado com uma dentista, sem filhos. O casal mora em Brasília, um apart-hotel de dois quartos, uma suíte, um carro na garagem e renda mensal de cerca de doze mil reais. Preocupados com decoração, compram móveis caros – alguns são feitos sob medida, desenhados por um arquiteto. Os gastos são maiores em lazer – jantares, shows, concertos – e viajam com frequência para o exterior. O casal costuma passar os fins de semana em clubes, além de irem ao cinema mais de uma vez por semana, e são assinantes de TV a cabo. 

De acordo com a apresentação das duas situações, podemos identificar distinções nas escolhas e estilos de vida familiares. Uma boa câmera fotográfica semiprofissional é uma ótima opção de aquisição nos dois casos, sendo que a primeira família poderia registrar os momentos apreciados por seus membros, como festas, datas comemorativas e confraternizações com os amigos.

O casal sem filhos apresentado na segunda situação aproveitaria o eletrônico em questão para registrar momentos importantes que vivenciam em suas diversas viagens e apresentações culturais, frequentes em sua rotina.

A fotografia é sem dúvida a melhor forma de preservar as memórias das experiências vividas, é através dela que captamos momentos únicos que talvez jamais se repetirão.

Desenvolvimento

Para a família da primeira situação uma estratégia de marketing viável seria propagandas em tv aberta, publicações patrocinadas em redes sociais e exposição em stands montados em pontos estratégicos da cidade, como hipermercados, porta de escolas e shopping center. A promoção da câmera deve ser feita de forma que chame a atenção da família afim de mostrar a quão significativa será a sua importância, além de mostrar todas as suas funções e benefícios, destacando também ser uma forma simples de registrar momentos em família.

Para a família da segunda situação poderíamos elaborar a seguinte estratégia: marketing patrocinado nas redes sociais, propagandas em tv a cabo, revistas, exposições em eventos culturais e shopping center, sempre destacando a qualidade e tecnologia de uma câmera compacta e moderna com wifi para compartilhamento instantâneo com amigos e postagem em redes sociais, além de possuir zoom digital e uma excelente resolução de imagem.

Conclusão

Percebemos que as compras realizadas pelos consumidores são baseadas na motivação e expectativas de consumo. Dessa forma as influências se tornam extremamente decisivas no ato da efetivação da compra. É muito importante compreender os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, mas vale destacar que dentre as principais influências citadas, a opinião familiar é um fator determinante no processo de compra, devido à estreita e contínua interação entre seus integrantes. Então, para que a compra e fidelização do cliente sejam conquistadas deve-se analisar o comportamento do consumidor e usar de influências para motivar e finalizar o processo de compra.

Referências bibliográficas

PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA E ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/processo-decisao-compra-estrategias-publicidade.htm> 11/05/2018.

MARKETING MIX - https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_mix > 11/05/2018.

Plano de Marketing: o guia completo para criar o seu

plano de marketing - https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing > 11/05/2018

Comportamento do consumidor http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/comportamento-do-consumidor-fatores-que-influenciam-o-comportamento-de-compra-e-suas-variaveis/47932/ > 11/05/2018

4Ps de marketing: é tempo de avaliar e planejar - http://www.consultores.com.br/Artigo.php?ID=904 > 11/05/2018

O que é Marketing Digital? https://viverdeblog.com/o-que-e-marketing-digital/ > 11/05/2018 

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (201.9 Kb)   docx (119.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com