TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do Consumidor

Por:   •  16/10/2023  •  Dissertação  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Na busca de se tornar um diferencial e superar a grande concorrência existente em um mercado altamente competitivo, é extremamente necessário entender os processos e comportamentos dos consumidores.

Usando como base o exemplo citado, é possível notar o qual importante é compreender a individualidade de cada consumidor e tudo que seja capaz de influenciar em sua tomada de decisão, desde influências internas, que diz respeito a emoções e percepções, quanto a influências externas, que está relacionado a questão socioculturais. Usar uma estratégia voltada somente à empresa em si, desconsiderando os fatores externos, não seria suficiente para conquistar novos clientes e se estabelecer na região.

Para o entendimento de um mercado local, na busca de uma expansão territorial, é essencial analisarmos os dados demográficos que indicam o tamanho da população, seus costumes e tendência. Como no caso da Bela Toùs, por exemplo, onde é possível analisar que a gastronomia é um setor extremamente importante em Porto Alegre, representando uma enorme fatia dos gastos da população.

Entretanto, uma vez que o cliente teve acesso ao restaurante, é necessário investir em sua experência dentro do ambiente, como conforto, limpeza, cardápio atualizado e com novidades, funcionários capacitados que proporcionem um excelente atendimento. Tudo isso é importante para se obter o sucesso desejado.

Referências bibliográficas:

PINHEIRO, L. R. Estudo sobre o comportamento do consumidor frente à questão ambiental. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul, 2009

AYROSA, E. T. Comportamento do consumidor. São Paulo: Thomson, 2004.

"Como fazer uma pesquisa de mercado para restaurantes", disponível em: https://blog.abrasel.com.br/como-fazer-uma-pesquisa-de-mercado-para-restaurantes/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com