TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNOSTICO EMPRESARIALO

Por:   •  24/10/2021  •  Artigo  •  2.365 Palavras (10 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo realizar um Diagnóstico Organizacional em uma empresa do ramo alimentício da cidade de São do Sul, através de uma entrevista com o Gestor da empresa. Desta forma, pretende-se realizar um diagnóstico empresarial para que as acadêmicas coloquem em prática tudo o que foi visto na teoria no decorrer dos estudos. Através desse diagnóstico também será possível que as alunas visualizem o cotidiano da organização empresarial com um olhar crítico, identificando as falhas e a eventual falta de processo na empresa estudada. Para a elaboração do trabalho, foi realizado uma entrevista com objetivo de conhecer melhor a empresa. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa uma entrevista com um dos gestores, através da aplicação de um questionário previamente elaborado. Ao final do estudo, foram analizadas os processos organizacionais.

Palavras-chave: Diagnóstico empresarial; Metodologia; Organização; Planejamento.

INTRODUÇÃO

O diagnóstico empresarial é muito benéfico para micro ou pequenas empresas. Principalmente ainda não é possível controlar totalmente suas atividades e indicadores de desempenho, principalmente se ainda está nos estágios iniciais do negócio. Um bom diagnóstico pode contribuir para a compreensão verdadeira de aspectos mais importantes envolvidos na gestão do negócio. Em muitos casos, os empreendedores não definem adequadamente quais são os fatores prioritários na gestão da empresa, acabando por gerar despesas evitáveis, afetando o orçamento do negócio.

Embora algumas empresas façam uma avaliação de seus processos internos, essas análises muitas vezes não são aprofundadas em todos os departamentos, sendo assim, se torna muito mais difícil determinar a causa de determinados problemas. Sendo assim, o diagnóstico de negócios pode proporcionar uma visão mais específica e aprofundada do processo de gestão. Este método de avaliação também permite comparar o desempenho de uma empresa com ela mesma, com base na análise de outros períodos e, em seguida, verificar se a produtividade está aumentando ou diminuindo, por exemplo. Por meio dessa análise, pode-se verificar se há viabilidade financeira para implantação da nova estratégia e se há possibilidade de crescimento e expansão do negócio.

O presente trabalho tem por objetivo aplicar uma entrevista com o Gestor da empresa Supermercados , realizando assim um diagnóstico empresarial para que as acadêmicas coloquem em prática tudo o que foi visto na teoria no decorrer dos estudos. Através desse diagnóstico será possível que as alunas visualizem o cotidiano da organização empresarial com um olhar crítico, tendo em vista que uma das alunas é colaboradora da empresa.

Para a empresa a relevância deste diagnóstico resume-se no conhecimento adquirido através do contato direto com o mundo atual das organizações, o Gestor poderá visualizar a empresa de uma forma diferente da que estava habituado e começar colocar em prática seus novos conhecimento adquiridos em prol da empresa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O diagnóstico empresarial é um método que avalia empresas possibilitando assim, uma análise aprofundada das principais áreas de gestão. Compreendendo de forma mais aprofundada a organização, possibilita a resolução de problemas de forma mais prática e objetiva.

Para as organizações, o diagnóstico empresarial se torna uma ferramenta que analisa de forma mais ampla, objetiva e precisa, diversos aspectos que envolvem a empresa. É um procedimento objetiva evidenciar problemas e oportunidades, além de permitir que o gestor tome decisões estratégicas mais assertivas. Na concepção de Valadares (2002), o planejamento estratégico é considerado uma ferramenta moderna de gestão empresarial que, baseando-se em conceitos e atitudes, em que a empresa acredita, torna o ato de planejar uma forma inteligente de escolher uma seqüência de ações futuras para a empresa, na procura de seus objetivos maiores.

Ao realizar um diagnóstico eficiente, o gestor reconhece de forma mais eficiente seu próprio negócio e é possível traçar um caminho que o levará a melhores resultados. Esse procedimento possibilita soluções para problemas que de fato comprometem os bons resultados da empresa. Na visão de Cavalcanti e Mello (1981), o diagnóstico visa a levantar as necessidades passadas, presentes ou futuras por intermédio de pesquisas internas, a fim de descrever o problema e prescrever uma intervenção. Isso ajudará a empresa a se preparar melhor para um mercado cada vez mais competitivo.

Na prática, o presente trabalho realizará o diagnóstico empresarial da empresa Supermercados (figura 1), localizada na cidade de São do Sul, Rio Grande do Sul, empresa na qual atua no ramo de supermercados, contendo duas unidades da empresa na cidade. Conta com cerca de 220 funcionários e atua no mercado há 45 anos. Tem o foco no bom atendimento ao cliente e produtos de qualidade. Seu maior objetivo é ser referência no ramo de supermercados. No conceito de Oliveira (2004, p.78), “objetivo é o alvo ou situação que se pretende seguir. Aqui se determina para onde a empresa deve dirigir seus esforços”.

Por se tratar de uma empresa de médio porte e de longa data de atuação no mercado, os proprietários se preocupam em fazer planejamento estratégico para a organização, suas decisões sempre são tomadas de forma estratégica mas também à medida que vão surgindo às necessidades.

Oliveira (2006, p. 47-48) afirma que:

Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustenção metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada”. Outro fator negativo para a organização é a falta de ter definidos a missão, a visão, o valor e a politica da empresa, pois estes dependem de um planejamento estratégico bem traçado dentro da organização.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização do presente estudo foi feita inicialmente uma pesquisa bibliográfica.

A seleção da empresa se deu por conveniência, devido à facilidade do acesso desta pelas acadêmicas, tendo em vista que uma delas é funcionária da empresa.

Os dados foram coletados por meio de entrevista, através de um questionário com perguntas fechadas totalmente estruturadas, que conduziram o proprietário da empresa a responder livremente as questões feitas. O questionário foi repassado ao gestor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com