TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTILO DE LIDERANÇA

Por:   •  22/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

TESTE – ESTILO DE LIDERANÇA (MARRAS, p. 297)

O teste a seguir poderá revelar-lhe, aproximadamente, qual a sua tendência em relação aos métodos de liderança.

Algumas perguntas podem ser respondidas imediatamente; outras requerem um raciocínio cuidadoso. Responda a todas da maneira mais honesta e acurada possível.

Em se tratando de uma pergunta à qual não possa responder baseado em experiência própria, responda o que faria, caso lhe apresentassem a situação descrita.  

1

Você gosta de dirigir

Sim

Não

2

De modo geral acha que vale a pena despender tempo e esforço explicando, antes de agir, as razões pelas quais tomou determinada decisão?

Sim

Não

3

Você prefere a parte administrativa de seu papel de líder – planejamento, trabalho de escritório em geral – em vez do trabalho de supervisão e do contato direto com os seus subordinados?

Sim

Não

4

Entra um estranho em seu departamento e você sabe que é o novo funcionário contratado por um de seus assistentes. Ao aproximar-se dele  perguntaria o nome dele em vez de dizer primeiro o seu?

Sim

Não

5

Você mantém o seu pessoal a par do desenvolvimento que diz respeito ao grupo?

Sim

Não

6

Você nota que ao distribuir as atribuições sua tendência é determinar os objetivos, deixando os métodos a serem empregados a cargo dos seus subordinados?

Sim

Não

7

Você acha que um líder deve manter-se à distância de seu pessoal, pois com o correr do tempo a familiaridade traz a falta de respeito?

Sim

Não

8

Chegou a hora de tomar uma decisão a respeito de uma excursão, ouviu dizer que a maioria prefere quarta-feira, mas você está plenamente convicto de que seria melhor terça-feira, por diversos motivos. Você submeteria a questão a votos?

Sim

Não

9

Se você pudesse, gostaria de dirigir seu pessoal como se fosse um grupo de autômatos, reduzindo os contatos e comunicações pessoais ao mínimo?

Sim

Não

10

Você acha muito fácil despedir alguém?

Sim

Não

11

Você nota que quanto mais se mostra amigo de seu pessoal, mais facilidade encontra para dirigi-lo?

Sim

Não

12

Depois de despender muito tempo você encontra finalmente a solução para um problema relacionado com o trabalho. A seguir, encarega um assistente de aplicar a solução encontrada e ele não se desincumbe da tarefa de modo satisfatório. Você se sentiria aborrecido por ver que o problema ainda não foi resolvido em vez de ficar zangado com o assistente?

Sim

Não

13

Você acha que um dos melhores meios de evitar problemas de disciplina é aplicar a devida punição toda vez que um regulamento for infringido?

Sim

Não

14

Você está sendo criticado quanto à maneira de orientar uma determinada situação. Tentaria convencer seu pessoal de que seu ponto de vista está certo ou deixaria bem claro que, como chefe, suas decisões devem ser acatadas?

Sim

Não

15

Você geralmente deixa a critério de seus subordinados comunicar-lhe ou não as ocorrências diárias de menor importância?

Sim

Não

16

Você acha que todos os componentes do grupo deviam ter uma certa dose de lealdade pessoal para com você?

Sim

Não

17

Você acha que é melhor formar equipes para resolver problemas em vez de tomar para si as decisões?

Sim

Não

18

Alguns peritos no assunto dizem que diferenças de opiniões dentro de um grupo de trabalhadores trazem soluções proveitosas. Outros acham que tais diferenças são indícios de falhas na unidade do grupo. Você concorda com o primeiro ponto de vista?

Sim

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com