TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO

Por:   •  20/6/2022  •  Artigo  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

Bom agora vou falar sobre os tipos de identidade de gênero,  como referência temos a  Jaqueline Gomes de Jesus,ela é Professora de Psicologia no Instituto Federal do Rio de Janeiro. E Dentre seus estudos, aborda com ênfase sobre: identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismos, orientação sexual e cor/raça. A Jaqueline É uma  Mulher trans, e se destaca por combater diariamente o lugar que é imposto pela sociedade para corpos como o seu.

Então,como a barbara já citou aqui, e  so reforçando,  Entendemos que Identidade de Gênero refere-se à maneira pela qual nos identificamos enquanto homens, mulheres ou até mesmo, como explica Jaqueline  podendo ocorrer à possibilidade da existência de pessoas que não se identificam com qualquer Gênero.

Então, o que determina o gênero de uma pessoa? Uma das respostas é que não existe nenhum fator determinante. Outro fato é que aprendemos nosso gênero ao longo da nossa vida – somos ensinados e reinventamos as formas de ser homem, mulher ou outros papeis na sociedade.

Tipos de identidade de gênero

Segundo Jesus (2012) Existem três tipos principais quando se fala em identidade de gênero. Antes de apresentá-los, é importante ressaltar que uma pessoa pode expressar mais ou menos características consideradas femininas ou masculinas em todos os casos. 

Portanto, é importante olhar para os tipos de identidade de gênero com a consciência de que são baseados nos sentimentos e nas experiências de vida de pessoas reais e não apenas definições científicas. 

Então temos o

  • Cisgênero: pessoas cisgênero podem ser homem ou mulher – são indivíduos que nasceram com um sexo biológico feminino ou masculino e se identificam com o gênero que lhe foi ensinado. Exemplo: um homem (em relação a  identidade de gênero) com o sexo designado como masculino (em relação ao sexo biológico).
  • [pic 1]
  • Transgênero: A pessoa transgenero é aquela que não se indentifica com o gênero que lhe foi atribuído quando nasceu. São pessoas que, quando moldadas nos padrões sociais, não se enxergam naquele espelho, pois não se entendem como a sociedade diz que deveriam. Assim, elas transcendem os padrões. Exemplo: um homem (em relação a identidade de gênero) com o sexo designado como feminino (em relação ao sexo biológico).
  • [pic 2]
  • Não-binário: A não-binariedade é um espaço para todos que não se enxergam na cisnormatividade. São indivíduos que não se sentem confortáveis completamente nem como homens, nem como mulheres. Desse modo, pessoas não-binárias podem se sentir metade-metade, ou mesmo fluindo entre o feminino e o masculino Exemplo: uma pessoa que não se mostra nem homem, nem mulher (em relação a identidade de gênero), com o sexo designado como feminino (em relação ao sexo biológico).
  • [pic 3]

A partir dessas definições, é importante constatar um fato: o “gênero” é ensinado a todos os indivíduos, independentemente da identidade que apresentarão no futuro.Assim, pessoas transgênero ou não-binárias não são desvios ou falhas de uma educação. Na verdade, elas mostram possibilidades em relação ao que a própria sociedade lhes ensinou – aprender a “ser homem” ou “ser mulher”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com