TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO EMPRESA NAUFRAGANDO

Por:   •  5/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DE CASO EMPRESA NAUFRAGANDO

São Leopoldo

2019

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, a empresa de consultoria SOS empresas irá estudar e apresentar sugestões a uma empresa em dificuldades. Especificamente vamos abordar sobre a empresa NAUFRAGANDO que é uma das empresas que possui consciência da necessidade de se reposicionar perante o mercado. Tais ações tem como base o relatório de Diagnóstico Estratégico elaborado previamente.

 

Deseja-se abordar as ferramentas e ações do Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC) a serem implementados na empresa.
Este plano de execução elaborado a partir do diagnóstico da empresa visa tornar a empresa competente o suficiente para sobreviver no mercado competitivo.


Estudo de caso empresa NAUFRAGANDO

A empresa Naufragando atua em no segmento de alimentos, na produção e distribuição de refrescos da marca KIDOCE, e a distribuição de gelatinas da marca KIRUIM. Tem uma orientação firme para o negócio, e sofre com uma concorrência predatória que vem crescendo gradativamente.

Em relação aos critérios que compõem o PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade), há possibilidade de avanços no quesito “Postura e estilo de liderança”. Diversos problemas foram encontrados e há diversas oportunidades de melhoria, sendo este um dos maiores problemas da empresa.


1) Planejamento:

Acreditamos que a meta principal seja "aumentar o índice de satisfação para com a empresa em suas áreas", pois como podemos observar no estudo de caso, os colaboradores da empresa não estão satisfeitos com as condições de salário empregadas atualmente, também se sentem frustrados e desmotivados em não colaborar no processo de decisão da empresa.

Há problemas com atitudes gerenciais intempestivas (sem planejamento), comunicação ineficaz, falta de feedback aos funcionários, falta de habilidade comportamental e de relacionamento, ausência de objetivos setoriais compartilhados, e despreocupação com a qualificação técnica dos funcionários.

Recomenda-se como meta uma reunião para apresentação dos resultados desta consultoria e a participação de pelo menos um líder de cada setor em um curso de formação de líderes e comunicação empresarial em um período de no máximo dois meses após esta apresentação.

Ao departamento de Recursos Humanos recomenda-se a criação de um plano de desenvolvimento pessoal aos funcionários e abordar possibilidades de progressões salariais.

2) Organização:

No que diz respeito a Organização, é importante a integração e participação de todos os setores da empresa, de forma que as ações propostas sejam compreendidas por todos, e que conte com a colaboração para que a empresa tenha condições de solucionar esse problema de forma definitiva. Pois a gestão está de forma insuficiente e trazendo resultados negativos (principalmente para o corpo operacional), é interessante realizar uma "força-tarefa" com as principais áreas afetadas e achar a melhor solução.

Propõem-se que as gerencias de cada setor, discutam sobre pontos a serem melhorados, considerados na semana por líderes setoriais. Na área de produção o gestor deve conversar sobre os objetivos de produção, qualidade e segurança, com o auxílio dos operadores avaliar e definir um plano de ação para qualquer ocorrência que tenha ocorrido  na semana anterior. Entre os problemas comuns temos: Problemas no processo de fabricação relacionada a maquinário, deficiências de treinamento, deficiências logísticas ou de comunicação entre os diferentes setores.  A postura dos gestores de trabalhar mais próximo dos líderes locais tende a diminuir o tempo para a implantação de melhorias.

3) Direção:


        Um primeiro passo seria a adoção da liderança voltada para pessoas e resultados. Porque se tornaria eficiente, traria uma maior participação das equipes de trabalho.

Criação de programas de incentivo a colaboração, premiando colaboradores que trazem ideia “vencedoras”, bem como plano de metas com benefícios por resultados atingidos, irão criar um ambiente colaborativo neste momento de restruturação da empresa. Assim, acredita-se que os colaboradores se sentirão mais acolhidos pela diretoria, que vai passar a enxergar a empresa de forma horizontal, e não mais verticalizada.

A direção está relacionada as teorias motivacionais com o propósito de pensar no ser humano como um todo, formando uma equipe de profissionais com um só propósito. Para isso é necessário que tenha um líder que influencie as pessoas para que alcancem os resultados desejados com empenho e satisfação. Desta forma é fundamental ter uma comunicação efetiva e clara de modo que possa envolver os colaboradores da empresa em prol de um melhor e maior resultado. Por essa razão, o processo de comunicação é essencial para que direcione a empresa para um melhor entendimento tanto da parte estratégica como também da parte operacional para que ambas sempre estejam a par das necessidades do grupo/equipe, situação que não ocorre atualmente na empresa NAUFRAGANDO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com